O Hotel Gran Meliá Salinas põe em marcha o projeto turístico-cultural “A Obra Convidada”

O hotel Gran Meliá Salinas apresenta o projeto “A Obra Convidada” com a exposição de “Tibicenas”, do artista canário Pepe Dámaso. A iniciativa permitirá descobrir as obras de diferentes e reconhecidos pintores e escultores que, com o tempo, passaram a fazer parte da coleção de arte do Gran Meliá Salinas.

A partir desta inauguração, as grandes obras adquiridas desde a abertura em 1977 serão expostas de forma destacada e temporal, no lobby do hotel. O projeto estará a cargo da pintora Rufina Santana que, desde que realizou o mural que se encontra na entrada da sala de convenções do hotel, se sentiu pessoalmente ligada à coleção e aos artistas que a compõem.

A primeira obra a ser exibida é uma pintura de Pepe Dámaso, intitulada “Tibicenas” (1974). A pintura é uma alusão aos espíritos demoníacos ou gênios malignos encarnados em cachorros, como recorda a mitologia guanche. Esta presença remete à morte, a mitologia, o obscuro e o sentido existencial da vida; os grandes temas que se tornaram obsessão do artista ao longo de sua carreira. Também se destacam as ricas texturas obtidas a partir do uso de materiais como as telas e o sal, a utilização de tons ocres e vermelhos; marcas da influência que a herança da cultura tradicional e artística exerce sobre os artistas canários.

O projeto posto em marcha pelo hotel tem um objetivo triplo: artístico, técnico e hoteleiro. Para esta finalidade uma equipe técnica foi encarregada de catalogar e valorizar o patrimônio composto por trabalhos de César Manrique, Pepe Dámaso, Lucio Muñoz, Dimitri Papagueorguin, Arwed, Molezum, Abraham Cárdenas, Paco Curbelo e a própria Rufina Santana, entre outros.

Por último, a iniciativa pretende impulsionar a promoção no âmbito turístico de novas formas de se relacionar com o território canário através da cultura e da arte. “com esta ação contribuímos para a criação de um novo posicionamento, distinto do clássico “Sol e Praia”, no segmento do Turismo Cultural abrindo um novo mercado, não somente para o hotel Gran Meliá Salinas como também para a ilha de Lanzarote como destino”, comenta Sandra Guervós.

“A Obra Convidada” convida o viajante a participar de uma experiência sensitiva e intelectual, transpassando a imagem turística clássica para difundir a imagem de um hotel, Gran Meliá Salinas, e de uma ilha, Lanzarote, “com muita arte”.


Um valioso conjunto artístico

O Hotel Gran Meliá Salinas, é um valioso conjunto artístico em si mesmo, avalizado por sua impressionante arquitetura, desenhado pelo célebre Fernando Higueras que nos leva a percorrer os corredores cheios de quadros cedidos por artistas contemporâneos. O genial artista César Manrique assina o lacre desta obra singular.

Seus murais feitos em pedra vulcânica, como o que leva o nome de “Oceano”, ou a original piscina em forma de lagoa são apenas alguns exemplos de um homem virtuoso que soube modelar um sonho e mesclá-lo com a vegetação para conseguir criar neste lugar os melhores jardins da ilha. Suas mais de 300 plantas de diferentes países, que convivem em perfeita harmonia regadas por pequenos estanques e lâminas d’água, converteram este hotel na catedral botânica da ilha, além do privilégio de ser agraciado com a com a categoria de Patrimônio Artístico e Cultural de Lanzarote.

Comentários