Delta e GOL aprimoram aliança comercial

Aliança exclusiva de longo prazo permitirá que a Delta, líder da indústria na rota EUA-Brasil,aprofunde laços, com um investimento estratégico de US$ 100 milhões na GOL

A Delta Air Lines (NYSE: DAL) e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes (BM&FBovespa: GOLL4 and NYSE: GOL) anunciam um acordo para uma aliança comercial exclusiva de longo prazo. Neste acordo, Delta e GOL, irão expandir sua cooperação para alavancar seus pontos fortes e vincular ainda mais a extensa rede da Delta com uma das maiores e mais bem-sucedidas companhias aéreas do Brasil. Como parte do acordo, a Delta vai investir US$ 100 milhões na GOL, que possui cerca de 40% do mercado doméstico brasileiro, e terá um lugar no Conselho de Administração da GOL.

"A GOL tem sido uma grande parceira para a Delta no Brasil e na América Latina, o que fortalece o nosso relacionamento, bem como posiciona a Delta um passo mais perto de alcançar o objetivo de nos tornarmos a melhor companhia aérea dos EUA na região", destaca o Chief Executive Officer da Delta, Richard Anderson. "Ao formar uma parceria comercial de longo prazo, vamos aproveitar os pontos fortes das nossas duas redes para proporcionar maiores benefícios aos clientes e melhor servir o mercado Brasil-EUA."

"O acordo está alinhado com a estratégia da GOL de buscar parcerias de longo prazo e fortalecer sua estrutura de capital, com foco na geração de valor para seus acionistas", diz Constantino de Oliveira Júnior, CEO da GOL. "A vasta experiência da Delta nos EUA, mercado mais desenvolvido da indústria, combinada ao potencial de crescimento da aviação comercial brasileira, oferece uma oportunidade para reforçar o nosso modelo de negócio e o retorno sobre o capital empregado nos próximos anos. Nossos clientes irão se beneficiar com opções de voos adicionais, mais flexibilidade e novos produtos e serviços."

A economia do Brasil passou por um período notável de crescimento nos últimos anos, com um impressionante PIB de US$ 3.7 trilhões, atualmente a sétima maior economia do mundo, e prevê que em breve irá se tornar o quinto maior. Os laços econômicos entre os EUA e o Brasil são fortes, com a expectativa de um aumento na demanda por voos de 11% entre os dois países nos próximos quatro anos. O Brasil está destinado a se tornar o quarto maior mercado de aviação do mundo até 2014, com mais de 90 milhões de passageiros, e esse acordo permitirá que a Delta e a GOL correspondam melhor à demanda de seus clientes. Ambas oferecerão opções abrangentes de viagens, não só no Brasil, como também nos EUA e outros países, com a Delta obtendo acesso aos diversos destinos domésticos da GOL e a GOL à rede global inigualável da Delta.

Aliança exclusiva Delta - GOL

Juntamente com capacidade de acumular e resgatar prêmios de voos, os clientes em breve irão desfrutar de benefícios com o aprofundamento da aliança entre a Delta e a GOL, que incluem:

- Avançado alinhamento de fidelidade, em que clientes premium de cada companhia vão experimentar serviços e reconhecimento diferenciados;

- Expansão do code-share (compartilhamento de voos) para incluir clientes GOL nos voos da Delta entre os EUA e o Brasil, bem como os voos dentro das redes das operadoras nacionais e para outros destinos-chave internacionais;

- Acesso recíproco às salas VIP em aeroportos;

- Coordenação dos esforços de vendas, permitindo um melhor acesso ao mercado;

- Compartilhamento de instalações aeroportuárias para facilitar o check-in e as conexões dos passageiros.

As companhias aéreas irão aproveitar a ampliação de longo prazo do acordo para trocar aprovações regulatórias pendentes, melhores práticas em todas as operações, marketing e vendas.

Investimento em participações

Sob o termo do Acordo de Investimento, a Delta irá investir $100 milhões em troca de American Depositary Shares representando as ações preferenciais na GOL. A Delta irá também receber uma cadeira no Conselho de Administração da GOL.

Com o Brasil como o principal motor de crescimento econômico da América Latina e como um destino de viagem cada vez mais popular nos EUA, a relação com a GOL torna-se um marco histórico para a Delta na busca de seu objetivo de se tornar a companhia norte-americana de escolha para a América Latina. A Delta tem um acordo de code-share com a Aerolineas Argentinas, que irá fazer parte da aliança SkyTeam em 2012, bem como um code-share de longa data com sua parceira SkyTeam Aeromexico, na qual a Delta planeja assumir uma participação acionária. A Delta também está focada em melhorar sua oferta de produtos e está fazendo um investimento de $ 2 bilhões na experiência de clientes via novos terminais em Nova York-JFK e Atlanta, com assentos reclináveis e a Economy Comfort, um produto premium economy.

Desde a sua criação em 2001, a GOL tem estimulado a demanda de voo com sua extensa rede de rotas, tarifas competitivas e qualidade de serviços, garantindo um aumento anual de passageiros de 11%. A aliança aprimorada com a Delta, juntamente com o forte balanço e a larga plataforma e-commerce, solidifica a posição da companhia no mercado brasileiro e aumenta a sua presença internacional, preservando a estratégia de operação para voos de curto a médio percurso com uma frota de aeronaves narrow-body padronizada. Um número significativo de passageiros da Delta/GOL virá da expansão da classe média brasileira, que atualmente representa 46% do poder de compra do país. Além disso, o número de pessoas com recursos financeiros para voar deverá aumentar 19,5% até 2020, alcançando 153 milhões, e a GOL está bem posicionada para atender esse crescimento.

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (NYSE: GOL and BM&FBOVESPA: GOLL4), maior companhia aérea de baixo custo da América Latina, oferece mais de 940 voos diários que conectam 51 marcados domésticos no Brasil e 11 internacionais na América do Sul e no Caribe. Sediada em São Paulo, a companhia opera uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias para as marcas GOL, Varig, Gollog, Smiles e Voe Fácil, a empresa oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

Sobre a Delta Air Lines

A Delta Air Lines serve mais de 160 milhões de passageiros ao ano, e foi nomeada pela revista Fortune como a mais admirada companhia aérea do mundo na lista 2011 World’s Most Admired Companies airline industry. Com uma rede mundial líder do segmento, a Delta e a Delta Connection oferecem serviços para 346 destinos em 64 países em seis continentes. Com escritório principal em Atlanta, a Delta emprega mais de 80.000 pessoas no mundo e opera uma frota com mais de 700 aeronaves. Membro fundador da aliança global SkyTeam, a Delta participa da aliança transatlântica líder da indústria com a Air France-KLM e Alitalia. Incluindo seus parceiros globais, a Delta oferece aos seus clientes mais de 13.000 voos diários, com hubs em Amsterdã, Atlanta, Cincinnati, Detroit, Memphis, Minneapolis-St.Paul, New York-JFK, Paris-Charles de Gaulle, Salt Lake City e Tóquio-Narita. O serviço da companhia aérea inclui o SkyMiles, maior programa de fidelidade de companhia aérea do mundo; o premiado serviço Business Elite; e mais de 50 Delta Sky Clubs em aeroportos no mundo. A Delta está investindo mais de US$ 2 bilhões até 2013 em melhorias de aeroportos, produtos, serviços e tecnologia para melhor atender o cliente no ar e na terra. Seus clientes podem checar informações sobre voos, passagem aérea, bagagens e revisar status de voo no site: delta.com.

Comentários