Verão catarinense nos embalos da música clássica

Festival começa em janeiro reunindo personalidades artísticas e alunos de vários países,
com concertos gratuitos e inspirados em clássicos dos últimos cem anos

Santa Catarina se transformará no maior palco de música clássica do Brasil entre 22 de janeiro e 5 de fevereiro de 2012. Localizada na região Norte do Estado, muito próxima às mais belas praias da região, a cidade de Jaraguá do Sul atrai anualmente uma multidão de entusiastas para o mais importante festival-escola da América Latina. Este ano, o evento reunirá professores, regentes de renome internacional, artistas consagrados e 360 estudantes de música erudita vindos de várias regiões do planeta que passaram por rigorosa seleção para homenagear a música contemporânea.

Femusc 2012: contemporaneidade à flor da pele
A sétima edição do festival terá como temática as composições que marcaram os últimos cem anos. O aprimoramento do público catarinense permitiu que fosse possível criar uma programação com tema específico, aprofundando ainda mais a experiência musical vivida nas duas semanas de festival. Além disso, a tradição também estará presente com apresentações das célebres obras de compositores clássicos e românticos mais conhecidos de todos os tempos como Mozart, Beethoven, Brahms, Schubert, Mendelssohn, Tchaikovsky, Debussy e Schumann.

Agora é que são elas: mulheres em destaque
As compositoras são a grande inspiração para o concerto de 31 de janeiro. As quatro obras apresentadas oferecem uma variedade de vertentes artísticas que vão desde a divertida obra da britânica Madeleine Dring à misteriosa “Ânima”, da brasileira Marisa Resende. A expressividade e inovação ficam à mostra na composição da russa Sofia Gubaidulina, uma das mais importantes artistas do mundo atual. O clássico “Noneto”, da francesa Louise Ferrenc encerra a noite feminina no Femusc 2012.

Sustentabilidade no palco
A emocionante música Toward the Sea, que ficou conhecida na campanha ambientalista de proteção às baleias “Save the Whales”, promovida pelo Greenpeace, ganha destaque nessa edição do Femusc em 25 de janeiro. A escolha pelo compositor japonês Toru Takemitsu é um protesto contra o Japão, um dos países que mais pesca baleias em todo planeta.

Jaraguá do Sul: acordes de qualidade de vida e desenvolvimento social
Localizada a menos de 200 km entre as capitais Florianópolis e Curitiba, é um ponto estratégico na área de abrangência do Mercosul, com uma situação favorecida pela proximidade de acesso com a BR-101, os aeroportos de Joinville, Navegantes e Florianópolis e os portos de São Francisco do Sul e Itajaí.

O município faz parte da região Norte de Santa Catarina, que concentra diversas etnias, preservando uma rica herança cultural ainda hoje cultivada por descendentes de alemães, húngaros e italianos, principalmente. Traços marcantes na arquitetura, costumes e culinária encantam visitantes de todas as idades. Entre as opções de lazer e esporte, destacam-se caminhadas entre bosques e cachoeiras, rafting em rios de água transparente, vôos livres, enduros e cavalgadas por estradas do interior.

Poucas cidades no Brasil reúnem características de beleza natural, sossego e intensa atividade industrial como as de Jaraguá do Sul. Próximo à Serra do Mar e cercado pela Mata Atlântica, o município conta com pouco mais de 142 mil habitantes, sendo referência mundial nos setores têxtil, metal-mecânico e de essências para a indústria da alimentação. Seus indicadores sociais destacam-na entre as cidades que oferecem uma das melhores qualidades de vida do País, especialmente para crianças, segundo a UNICEF. Jaraguá do Sul é a cidade com o menor índice de homicídios do Brasil, de acordo com recente pesquisa do Centro Latino-americano de Violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

Serviço
O que: Festival de Música de Santa Catarina
Quando: de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2011
Onde: Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul
Horários das apresentações diárias: 19h no Pequeno Teatro e 20h30 no Grande Teatro
Ingressos gratuitos: Todas as apresentações e as atividades em locais alternativos terão entrada gratuita para o público
Informações: (47) 3373-8652 / (47) 3275-2477 e www.femusc.com.br

Comentários