Serra Gaúcha mantém a tradição da gastronomia colonial

Uma das principais atrações para o turista que visita a Serra Gaúcha, em qualquer época do ano, é a gastronomia local. Com opções cada vez mais diversificadas, incluindo restaurantes japoneses, chineses e indianos, o destino mantém as raízes da culinária italiana e germânica, além de produtos coloniais produzidos na própria região.
Localizada na Quinta dos Conte, a pouco mais de 2 km do centro de Gramado (RS), a Cantina Rural é um dos restaurantes que apostam na culinária regional, com ambiente rural e cozinha rústica. Os pratos são feitos com ingredientes colhidos na região e inspirados nos imigrantes italianos e alemães. Antes das refeições, os visitantes também podem degustar os licores e graspa preparados pelo proprietário.
O café colonial, uma das atrações preferidas entre os turistas, é um dos diferenciais do segmento hoteleiro. Recentemente ampliado, o Hotel Alpestre, de Gramado (RS), acaba de reformular o cardápio do café da manhã. “Fizemos uma visita à Casa do Colono de Gramado para ver os ingredientes que poderíamos usar nesta estação e temos muitas possibilidades para oferecer ao hóspede”, destaca o chef Jorge Nascimento, consultor do hotel. Entre os destaques da reformulação do cardápio do café da manhã está a linha de charcuteria, com salames, copas e linguiças, bem como as schimier e geléias.
Embora a região serrana se destaque nacionalmente pelos vinhos, os produtores locais oferecem outras bebidas, como a cerveja artesanal. Inaugurada em 2003, a Cervejaria do Farol, de Canela (RS), segue o processo de fabricação da cervejeira alemã Bausch, fundada no ano de 1763. Entre os motivos da escolha da cidade de Canela está a qualidade da água, propícia para fabricar uma cerveja com alto grau de qualidade, devido a ótima condição de mineralização nas rochas serranas. Construída em um parque de 4 hectares, a Cervejaria do Farol conta com uma torre de 30 metros, que proporciona uma vista exuberante.

Serviço:
Cantina Rural
Quinta dos Conte Vale do Quilombo, Linha 28 – Gramado/RS
Horário de funcionamento: sextas-feiras, sábados e domingos, durante o almoço, 11h30min às 15h30min.
Telefone: 54 9685 8068

Hotel Alpestre
Rua Leopoldo Rosenfeldt, 67 – Gramado/RS
Telefone: (54) 3286 1311
Site: www.hotelalpestre.com.br

Cervejaria do Farol
Rua Severino Inocente Zini, 15 – Canela/RS
Telefone: (54) 3282 7007
Site: hwww.cervejariafarol.com.br

Comentários