Sebrae/RS lança projeto com foco no Turismo Gastronômico de Porto Alegre

Entidade busca consolidar a Capital como polo de alimentação fora de casa

O hábito de alimentação fora de casa é crescente e já corresponde a quase 30% dos gastos dos brasileiros com comida. Na região Metropolitana de Porto Alegre existe, atualmente, 5 mil estabelecimentos formais do setor de gastronomia, sendo 98% de micro e pequeno porte. Pensando nisso, o Sebrae/RS lançará no dia 10 de novembro, a partir das 15h30min, o projeto Turismo Gastronômico. O evento será na sede da regional Metropolitana da entidade (rua João Manuel, 282) e contará com a presença de empresários do setor de restaurantes, bares, padarias, lancherias, casas noturnas, cafeterias, confeitarias e assemelhados.

Na oportunidade, também será assinado um protocolo para oficializar a parceria entre o Sebrae/RS e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), a Secretaria Municipal de Turismo, a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e a Associação dos Permissionários do Mercado Público Central.

O objetivo do projeto é potencializar o desenvolvimento e o crescimento das micro e pequenas empresas do setor. “Buscamos proporcionar uma troca de informações e experiências entre os empresários da alimentação fora do lar e consultorias em gestão e em segurança alimentar”, detalha o técnico do Sebrae/RS Roger Klafke. A entidade disponibilizará, também, cursos, consultorias, seminários e missões empresariais voltadas ao desenvolvimento do setor. As 200 empresas que participarão do Turismo Gastronômico serão selecionadas entre os dias 10 de novembro e 15 de dezembro.

A iniciativa recebeu este nome porque pretende aproveitar a potencialidade da capital gaúcha na gastronomia em grandes eventos, como a Copa do Mundo, shows e feiras. “Porto Alegre está se tornando um polo reconhecido pela qualidade e variedade da sua gastronomia. Queremos consolidar esta tendência”, afirma o gestor. Um dos principais pontos turísticos da Capital, o Mercado Público receberá uma frente exclusiva de trabalho por estar diretamente ligado ao turismo e à gastronomia. O local possui, hoje, 110 estabelecimentos comerciais de diferentes setores de alimentação.

Resultados
Durante o evento do dia 10 serão apresentados os resultados de dois importantes projetos do Sebrae/RS para o setor de alimentação e que se encerram em dezembro. “O Turismo Gastronômico é o segundo passo do processo que começou com o Polo Gastronômico e o Codepan. Nesta nova fase, que começa em 2012, pretendemos atingir mais empresas e incluir outros segmentos da alimentação fora do lar", relata Klafke.

Comentários