Recife terá decoração natalina no fim de novembro

Turistas e recifenses poderão ver a iluminação natalina em passeios de sexta a domingo em dezembro



Luzes e cores irão fazer o Recife brilhar durante o Ciclo Natalino 2011, a partir do fim de novembro. Em 2011, o projeto cenográfico está baseado em iluminação com alta tecnologia, design moderno e sustentabilidade ambiental para destacar a capital pernambucana entre as cidades brasileiras mais belas durante o fim de ano.
Recifenses e turistas poderão conhecer toda a iluminação natalina participando dos passeios Circuito Recife Iluminado, que serão realizados pela Natalioca, versão natalina da já conhecida Frevioca. O carro alegórico ganhará 24 metros de cascatas LEDs e terá trilha sonora com músicas natalinas e acompanhamento de guias de turismo. As saídas serão sempre nos fins de semana, de sexta a domingo, durante todo o mês de dezembro.
A cidade será decorada com adereços produzidos a partir de resíduos de plástico PET e iluminação LED, este ano com maior intensidade, resultando num efeito de luz ainda mais bonito. Devido ao tratamento especial dado ao material PET transparente ou colorido com verniz vitral em tons de azul e violeta, a decoração terá uma boa visibilidade não somente à noite, mas também durante o dia.

As principais ruas, pontes e praças do Recife serão decoradas com ícones tradicionais natalinos como bolas, anjos e a Sagrada Família; elementos da cultura regional presentes no Auto de Natal Baile do Menino Deus; e da natureza, como casulos, borboletas, pétalas e flores. Uma das novidades deste ano será a árvore, que estará ainda maior, com 36 metros de altura, e será instalada no Rio Capibaribe, entre as pontes Giratória e Maurício de Nassau, composta por 80 bolas iluminadas em tons de branco e vermelho.

Outra novidade é que, este ano, a cenografia se expande pela cidade, agregando a Ponte Duarte Coelho, a Praça de Casa Forte e o Parque Dona Lindu. A decoração segue abrangendo os principais pontos do Recife: as seis pontes (Princesa Isabel, Duarte Coelho, Limoeiro, Giratória, Buarque de Macedo e Maurício de Nassau), a Avenida Agamenon Magalhães, o Marco Zero, a Praça do Arsenal, a Rua do Bom Jesus, a Avenida Rio Branco, a Avenida Marquês de Olinda, a Rua Barbosa Lima, a Rua Madre de Deus, e ainda os três jardins de Boa Viagem, na Zona Sul, e o Sítio Trindade, na Zona Norte.

Cidade iluminada - Um dos principais corredores da cidade, a Avenida Agamenon Magalhães, será enfeitada com revoadas de borboletas. Entre os viadutos Capitão Temudo e da João de Barros, serão instalados cerca de 500 adereços, entre borboletas de diferentes tamanhos, pétalas e casulos nas cores branca, azul e violeta, distribuídos em árvores e postes de apoio ao longo da avenida.

As famosas pontes do Recife serão adornadas com adereços e pórticos e iluminadas com cordões de LED, criando paisagens cativantes para aqueles que circulam pelo coração da cidade. Flores, borboletas e cascatas vão encher de brilho as pontes Giratória e Buarque de Macedo. Já as pontes Princesa Isabel e Limoeiro recebem adereços que remetem a fogos de artifícios coloridos. As pontes Maurício de Nassau e Duarte Coelho ganham árvores e bolas natalinas.

Luzes natalinas tomarão conta do Bairro do Recife. As avenidas Marquês de Olinda, Rio Branco e a Rua Barbosa Lima ganharão pórticos nos acessos ao Marco Zero, que por sua vez será decorado com personagens do Baile do Menino Deus, como o bumba-meu-boi e o jaraguá instalados em totens. O Marco Zero também receberá paineis com a Sagrada Família e com anjo.

Ainda no Bairro do Recife, a cenografia natalina ocupa a Rua do Bom Jesus e a Praça do Arsenal com grandiosidade. Cinco pórticos iluminados com dez metros de largura, em forma de arco, enfeitarão a Rua do Bom Jesus com borboletas, pétalas e bolas natalinas. A Praça do Arsenal ganhará decoração aérea formada por uma guirlanda de seis metros de diâmetro com bolas.

Na Zona Sul da cidade, o Parque Dona Lindu, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e já referendado como um dos mais importantes espaços para a cultura brasileira, terá figuras em homenagem ao Baile do Menino Deus fixadas na fachada da Galeria Janete Costa. Já os três jardins de Boa Viagem ganharão pergolados iluminados com cascatas em cordões de LED, garantindo um espetáculo de luzes à beira mar. Na Zona Norte, o Sítio da Trindade será decorado com árvores de Natal iluminadas e o casarão contornado com cordões de LED branco.

Comentários