RECIFE CONVENTION & VISITORS BUREAU LANÇA FILME SOBRE SUA TRAJETÓRIA NESTES 10 ANOS DE VIDA


Ao celebrar 10 anos, o Recife Convention & Visitors Bureau lança filme que revela momentos da sua história e da evolução do turismo em Pernambuco



Ontem, às 20h 10min, o histórico cinema São Luiz abriu as suas portas para exibição de um vídeo que revelou importantes momentos da história do Recife Convention & Visitors Bureau, da sua fundação, em maio de 2001, aos dias atuais, período em que a entidade completa 10 anos de atuação no turismo em Pernambuco. A ocasião comemorativa reuniu cerca de 600 convidados e contou com queima de fogos e cardápio inspirado no universo do cinema.



“Foram quatro meses de pesquisa, utilizando-se do acervo que o Recife CVB possuía, a exemplo de depoimentos de antigos dirigentes, dados de pesquisas realizadas pela entidade e matérias publicadas por veículos locais e nacionais no período de 10 anos, que se transformaram num legado que ficará disponível para todos que desejarem entender de que forma o trade turístico pernambucano se uniu para reverter o quadro negativo que assolava o turismo da região há 10 anos atrás”, diz Paulo Menezes, presidente do RCVB, destacando que a história da entidade e as mudanças impulsionadas através dela deve-se à união da iniciativa privada com apoio do setor público.



Com assinatura da RTV Produções e da agência Plano B, o curta, além do depoimento do atual presidente, trouxe declarações dos antigos presidentes Danilo Pedrosa, José Ozanir Castilhos e José Otávio de Meira Lins e das ex-executivas Jeanine Pires, Samira Pavesi e da atual Tatiana Menezes. O filme resgata um pouco da memória do RCVB através de uma visão que avalia de que maneira a entidade contribuiu para a evolução de um turismo em Pernambuco que se encontrava estagnado no início da década passada.



“Com a economia em baixa, em 2000, foram criados vários 'clusters' de desenvolvimento do Recife, entre eles surgiu o 'Cluster do Turismo', formado por vários empresários ligados ao setor que identificaram os 'gargalos' enfrentados pelo segmento. Naquele ano, a capital pernambucana vivia com muita oferta hoteleira e uma demanda aquém da necessária. Ainda nesse período, muitos estabelecimentos foram fechados para dar lugar a prédios residenciais. Estavam, portanto, agrupadas as condições necessárias para a criação do Recife CVB”, assegura o ex-presidente do RCVB, Danilo Pedrosa.



Os desafios enfrentados pelo RCVB nos seus primeiros anos atuação também foram vistos no filme. “No início, como era de se esperar, muitos associados não compreendiam como a entidade poderia ajudá-los a melhorar sua taxa de ocupação e fechamentos de eventos. Erroneamente, alguns pensavam que o RCVB poderia resolver seus problemas de falta de receita. Fazer com que estes importantes parceiros compreendessem que o Recife CVB tem como principal missão a divulgação do destino e seus atributos foi um grande desafio”, garante José Ozanir Castilhos sobre essa passagem na história da entidade.



O filme apresentou também como a parceria público-privada, seja na promoção do destino, como também nas ações em captação de eventos para o estado, estimulou o desenvolvimento do turismo em Pernambuco. “As parcerias realizadas pelo Recife CVB com outras associações e também com a esfera Municipal, Estadual e Federal foram decisivas para fortalecer a entidade e garantir a realização de um trabalho integrado e contínuo que contribuíram decisivamente para reposicionar Pernambuco como relevante destino para lazer e negócios, refletindo diretamente em anos seguidos de hotelaria girando com uma ocupação média anual em torno de 85%”, fala José Otávio de Meira Lins, também ex-presidente da entidade.



Balanço RCVB 10 anos – Na manhã de ontem, o Recife CVB revelou os resultados das ações realizadas em 10 anos. Ao lado das esferas Municipal, Estadual e Federal, o Recife CVB atuou no apoio, captação e promoção de aproximadamente 700 feiras e congressos para o estado. Com a captação desses eventos, até 2014, o Recife CVB calcula que o estado terá recebido em 10 anos um público superior a 1 milhão e 750 mil turistas de eventos e acompanhantes, que deverão gerar mais de 4 milhões de diárias nos equipamentos hoteleiros da região. Em 10 anos, a realização de feiras e congressos impactou no valor próximo aos R$3 bilhões nos cofres locais.

Comentários