Receita líquida da GOL cresce no 3T11

Companhia reforça a estratégia conservadora de adição de oferta em 2012

A GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia seus resultados no terceiro trimestre de 2011 (3T11). A companhia registrou receita líquida de R$ 1.843,7, milhões no 3T11, um aumento de 3,1% diante dos R$ 1.788,9 milhões registrados no 3T10 e 17,7% em comparação aos R$ 1.566,3 no 2T11. Na comparação anual, o resultado reflete um crescimento de 10,4% da demanda na malha área da companhia.

A taxa de ocupação da GOL apresentou um crescimento de 3,1 pontos percentuais no trimestre, acompanhada por uma queda de 7,6% do yield (valor médio pago pelo passageiro por quilometro voado) no período. A receita de passageiros registrada refletiu um cenário de baixas tarifas no primeiro semestre (vendas antecipadas). Já as receitas auxiliares da GOL apresentaram crescimento de 12,5%, quando comparadas com o mesmo período de 2010 e representaram 11,5% da receita líquida total.

A GOL encerrou o trimestre com um total em caixa de R$ 2.126,7 milhões ou 29,6% de sua receita líquida dos últimos 12 meses, resultado em linha com sua estratégia de manter uma forte posição de liquidez. O valor representa um aumento de 20,3% e 2,9% em comparação ao 3T10 e 2T11, respectivamente. O caixa total representou 4,8 vezes as obrigações financeiras dos próximos 12 meses (5,2 vezes no 3T10 e 6,0 vezes no 2T11).

O prejuízo operacional (EBIT) do 3T11 totalizou R$ 75,1 milhões, com margem negativa de 4,1%, frente ao lucro operacional de R$ 187,2 milhões (margem de 10,5%) no 3T10 e prejuízo operacional de R$ 270,8 milhões (margem negativa de 17,3%) registrado no 2T11.

De acordo com o presidente da GOL, Constantino de Oliveira Júnior, na comparação anual, o resultado reflete um cenário de aumento nos custos operacionais no 3T11, principalmente, em função do aumento no custo do combustível, e do crescimento no volume operacional entre os períodos . “Esse desempenho foi parcialmente compensado pelo aumento em 3,1% na receita líquida total no trimestre”, afirma.

O prejuízo líquido no 3T11 totalizou R$ 516,5 milhões, com margem líquida negativa de 28%, em comparação ao lucro líquido de R$110,0 milhões no 3T10 (margem líquida de 6,1%) e o prejuízo líquido de R$ 358,7 milhões no 2T11 (margem líquida de 22,9%). O resultado foi impactado pela a valorização do dólar americano, que passou de R$ 1,56 ao final do 2T11 para R$ 1,85 registrado no 3T11. A desvalorização da moeda brasileira gerou uma despesa líquida de R$ 476,4 milhões por conta de sua maior representatividade dos passivos financeiros da GOL em moeda americana (72,4% no 3T11) sem efeito no caixa da Companhia.

Segundo Oliveira Júnior, a empresa mantém seu plano de redução de custos, anunciado no trimestre anterior, visando retomar, em 2012, patamares de margem operacional em linha com seu modelo de negócios. O plano permanece sendo uma das prioridades da companhia no segundo semestre de 2011. “Neste ano, estamos reforçando nossos processos internos, a fim de fortalecer nosso DNA de baixo custo e garantir uma vantagem competitiva sustentável no longo prazo. A indústria sinaliza uma maior racionalidade daqui para frente, movimento totalmente em linha com nossa estratégia”, afirma.

Ainda segundo Oliveira Júnior, “a Companhia continuará adotando uma estratégia conservadora de crescimento da oferta e para 2012 projeta um crescimento de oferta (“ASKs”) entre 0% e 4% no mercado doméstico. A visão da Companhia permanece positiva para o futuro. O fortalecimento do balanço executado ao longo dos últimos anos provou ser fundamental em tempos de um cenário macroeconômico adverso. A opção da GOL por um crescimento racional e sustentável, e uma estratégia de continua otimização da frota e crescimento equilibrado da oferta, encontra respaldo na indústria como um todo. O foco interno em custos reiterará a certeza que, através de tarifas atrativas, a Companhia continuará a estimular a demanda de um dos maiores mercados potenciais do mundo”.

Sobre GOL Linhas Aéreas Inteligentes

Fundada em janeiro de 2001, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina opera, com as marcas GOL e VARIG, cerca de 940 voos diários para 51 mercados domésticos e 11 internacionais na América do Sul e Caribe, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. Por meio de acordos com empresas regionais, a companhia oferece aos clientes acesso a outros 12 destinos brasileiros. Além disso, o programa de relacionamento SMILES, o maior do Brasil, permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 560 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras estrangeiras. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.000 municípios brasileiros e oito internacionais. Com seu portfolio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.

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