PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FLIPIPA 2011

Poesia, romance, biografia, novela. Crítica, tradução e memória. Alicerçada nesses temas, a programação do Flipipa 2011 foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, com café da manhã que reuniu jornalistas de cultura, autores e patrocinadores. O festival acontece de 17 a 19 de novembro, na praia da Pipa, distrito praiano pertencente ao município de Tibau do Sul.

São mais de 30 autores nas mesas literárias, lançamentos, Casa das Palavras, Cavaleiros da Cultura, Varal das Narrativas, lançamento oficial da BiblioSesc, cinema e literatura, oficinas, cajueiro da leitura, contação de histórias e muito mais ações. O curador do Festival Literário da Pipa, Dácio Galvão, reforçou a importância de eventos voltados literalmente para a valorização da literatura e para a reflexão, contribuindo com o engrandecimento das pessoas a partir da própria comunidade.

Segundo Dácio Galvão, o Flipipa tem acompanhando, de forma positiva, um modelo já consolidado e bem sucedido que surgiu em Parati, com a Flip, e vem reverberando em eventos como a a Tarrafa Literária de Santos, a Balada de Vila Madalena, a Mostra Literária de Passo Fundo e a própria Flipipa, que comemora a marca de três anos em sincronia de pensamento. “É importante citar que o Flipipa não é uma feira de livros e sim um festival onde a literatura é o foco principal”, disse Dácio Galvão.

Os 80 anos da poesia, de Manoel Bandeira passando por Oswald de Andrade, Carlos Drummond, a poesia marginal de 70 até os poetas contemporâneos serão o foco de algumas reflexões. O romance, a reportagem e a novela também serão assuntos de reflexão. Idéias e escritas de nomes de grande relevância na literatura brasileira contemporânea, como Davi Arrigucci Jr, Eucanaã Ferraz, o português Miguel Sousa Tavares, Fernando Morais, Rubens Figueiredo, Carlito Azevedo, Arnaldo Antunes, Thelma Guedes. A memória também é resgatada através do legado deixado pelo sertanista e escritor Oswaldo Lamartine, Câmara Cascudo e Oswald de Andrade, além de uma homenagem a Manoel Dantas e o crítico e poeta Antônio Bento, que em sua fazenda em Goianinha, recebeu Mário de Andrade e selou o encontro entre o modernista e o coquista Chico Antônio.

As mediações e debates ganham reforço de peso de autores locais, como Edgar Dantas, Paulo Bezerra [Balá], e do poeta Paulo de Tarso Correia de Melo, na obra literária do sertanista Oswaldo Lamartine de Farias. Mais o historiador Marcos Silva, a professora Edna Rangel e o poeta Diógenes da Cunha Lima debruçados nas cartas de Câmara Cascudo e Mário de Andrade. Miguel de Sousa Tavares estará com Woden Madruga, Rubens Figueiredo e Carlos Fialho, Eucanaã Ferraz com João Batista de Morais Neto, Arnaldo Antunes com Jarbas Martins, o biógrafo Fernando Morais com Cassiano Arruda Câmara, a autora de Cordel Encantado terá como interlocutora a psicóloga Junguiana Márcia Veltrini e Héverton de Freitas. E mais conferência de Davi Arrigucci tendo a apresentação de Dácio Galvão, Carlos Azevedo com Ana de Santana.

O festival literário ganha um espaço mais aconchegante em sua terceira edição, e deixa a praça do Pescador. O novo local não poderia ser mais propício a viagem literária: no alto de uma falésia, na entrada da rua principal, com todos os espaços interligados a Tenda dos Autores — um espaço ainda maior que na edição anterior.

O Flipipa 2011 tem patrocínio de: Ministério do Turismo e Prefeitura Municipal de Tibau do Sul. Apoio da InterTv Cabugi, Ecocil, Sebrae, Fecomércio, Companhia das Letras, Hotel Ponta do Madeiro, Associação dos Hoteis e Pousadas da Pipa, Fiern, CaboTelecom, Sethas, Tribuna do Norte, Mariz Comunicação, 98FM, Cooperativa Cultural da UFRN, Sebo Vermelho, Haras Água Boa, Amil e Vitaminas FDC.

Realização: Projeto Nação Potiguar e Fundação Hélio Galvão.



III Festival Liberário da Pipa
Flipipa | Festival Literário da Pipa
Tibau do Sul - RN

Programação oficial no site:
www.flipipa.org

Comentários