GRAVATÁ: SUIÇA PERNAMBUCANA PROMOVERÁ O NATAL COM O SHOW “SONHOS DA PASTORINHA DIANA”

A cidade de Gravatá, conhecida como Suiça pernambucana, a 80km do Recife, muito procurada durante o ano por turistas da região nordeste nos períodos da semana santa, no São João e no mês de junho e julho, pelo clima ameno, agradável, onde se é possível até usar um casquinho para dias mais frios, será palco do maior espetáculo de Natal do Nordeste. O show Sonhos da Pastorinha Diana tem sua estréia marcada dia 16 de dezembro, com entrada gratuita.

Com fácil acesso, clima agradável, povo hospitaleiro e com uma rede hoteleira invejável, Gravatá ostenta como segundo pólo gastronômico de Pernambuco. Mas a cidade, oferece o que há de melhor no quesito atrativos. Além do turismo , Gravatá tem o turismo de segunda residência, e conta com mais de 20 mil casas espalhadas por mais 400 condomínios.
Atualmente conta com 2.200 leitos que formam a rede hoteleira. Chalés, pousadas, hotéis, resorts requintados que reservam salões para reuniões e convenções fazem parte dessa gama. São opções para todos os gostos em todas as épocas do ano, do clima frio e aconchegante nos meses de junho a agosto ao verão em dezembro e janeiro.

Conhecida pelo seu pólo gastronômico, a cidade tem mais de 70 equipamentos entre bares, cafés, restaurantes e chocolaterias. A gastronomia vai da gastronomia regional aos requintados toques internacionais acompanhados de adegas da mais alta qualidade. Todos esses sabores ganham destaque no festival gastronômico que a cidade realiza desde o dia 08 de novembro até 12 de dezembro.
TURISMO GASTRONÔMICO, TURISMO DE AVENTURA, TURISMO RURAL, TURISMO DE NEGÓCIOS
A bela cidade de Gravatá, recebeu o fampress da Empetur, com cinco jornalistas do Nordeste, entre os quais, Natal, Caruaru, João Pessoa e Maceió que no período de 23 a 25 de novembro visitaram a cidade, os principais atrativos turísticos , o pólo moveleiro, o pólo gastronômico .

Fomos acompanhados da jornalista Sabrina Albuquerque, gestora de Comunicação da Setur-PE- Empetur e Raquel Oliveira e pelo turismólogo Patrick Serapião da secretaria de turismo de Gravatá para passeios pela cidade, iniciando com um city tour pelo setor moveleiro com suas lojas dos móveis, de lojas de guloseima da região com destaque para o biscoitinho “Garra Sertaneja”, chamado por Patrick de “vício”, e realmente depois que você experimenta , não consegue mais parar de comer. Outra delicia são os pastéis com recheio de doce de goiaba, sem contar as casas de cafés e chocolates que chama atenção pela sua arquitetura por fora e que oferecem o melhor do chocolate de Gravatá e licores caseiros. Na visita, passamos pelo Memorial de Gravatá , prédio construído em 1911 e conserva traços ao longo de sua vida na arquitetura e aloja peças importantes, como objetos de familia. Em seguida fomos visitar uma das principais avenidas do pólo moveleiro com lojas em estilo arquitetônico europeu, com móveis variados em madeira maciça, na mesma rua diversas lojas de doces, artesanato. Passamos pela feira da cidade, e pelo Mercado Municipal que no momento está em reforma, mas até dezembro deverá estar concluído as obras. Com a reforma , o local com 44 boxes ganhará lojas de doces, defumados, artesanato e ainda uma praça de alimentação.

Produtor de abacaxi e morango, Gravatá é uma cidade que vai além do turismo, e proporciona aos visitantes uma gama de passeios, misturando o antigo com o moderno. Uma visita ao Morro do Cruzeiro, é um dos mais importantes monumentos da cidade, que avista do alto a vista linda da cidade. No mesmo local, alguns restaurantes dividem espaço para um luau , ou para namoros e paqueras, além da sua gastronomia. No local existe projeto para aproveitar uma área para ver o pôr do sol. Gravatá, ainda se destaca pela sua produção de flores temperadas, como crisântemo e gérgebras.
Os jornalistas conheceram uma casa de chocolate, onde tiveram uma degustação e em seguida visitaram o Museu Sonho de Criança, aberto ao público há seis meses, que conta com exposição de 44 veículos das mais variadas marcas e de épocas, como carros da Forças Armadas. Para entrar é cobrado por pessoa R$5,00. Ao final os jornalistas conheceram a antiga estação férrea, que foi transformada em Centro de Vendas de Artesanato e trabalhos manuais por artesãos da cidade.
Participaram do fampress : Fernandino Neto (jornal Vanguarda-Caruaru), Robson Merieverton (jornal Extra-Caruaru), eu (blog turismo por Cristina Lira de Natal e colunista de turismo do Jornal de Hoje- Natal), Camila Alves Inácio(Jornal da Paraíba) e Fátima Vasconcelos (Revista Turismo e Negócios- Maceió)


SERVIÇOS
Onde ficar : Portal de Gravatá resort
Onde passear, sugestão : Museu Sonho de Criança
Contato : museudegta@hotmail.com (81)3533-2188
Onde comer: Cantinho da Paz bar e restaurante
Sugestão: Charque sertaneja (serve para duas pessoas) e sobremesa cartola, uma delícia
Onde comer Picanha da Serra
Sugestão: Costela serrana (serve para três pessoas)





*Esta jornalista blogueira viajou a convite da Empetur-Setur –PE e prefeitura municipal de Gravatá via Gol a Setur-PE







, Empetur, Prefeitura do município de Gravatá, Secretaria de Turismo de Gravatá e todos os que foram anfitriões nesta viagem.
A viagem foi maravilhosa do início ao fim!.

Comentários