Governo assina contrato de concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) dia 28/11

O contrato de concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, primeiro aeroporto federal concedido à iniciativa privada, será assinado pelo Governo Federal e pelo Consórcio Inframérica, vencedor do certame, nesta segunda-feira, 28 de novembro.

A solenidade ocorrerá às 11h, na pista do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, e contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, do diretor-presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, de representantes do Consórcio, além de outras autoridades.

O consórcio Inframérica venceu o leilão de concessão para construção parcial, manutenção e exploração do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (ASGA), localizado em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte (RN). O Leilão nº 01/2011, realizado no dia 22/08, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na BM&FBOVESPA, permitiu a primeira concessão de um aeroporto federal à iniciativa privada pelo lance de R$ 170 milhões.

O consórcio Inframérica é constituído pela empresa Argentina Corporación América e pelo Grupo Engevix, controlado pela Jackson Empreendimentos e composto por mais quatro empresas. O grupo vencedor terá até três anos para construir os terminais e um prazo de mais 25 anos para exploração. O contrato de concessão poderá ser renovado por, no máximo, mais cinco anos, quando o aeroporto retornará ao poder público.

A estimativa da ANAC é de que o consórcio vencedor invista R$ 650 milhões na construção dos terminais e em sua operação. O ASGA substituirá o atual Aeroporto Internacional Augusto Severo de Natal (RN) e poderá ficar pronto para a Copa de 2014. A previsão é de que o terminal tenha movimento de 3 milhões de passageiros em 2014, valor que pode subir para 4,7 milhões em 2020 e para 7,9 milhões em 2030.

Comentários