Governador Simão Jatene lança dia 11 de novembro o Ver-o-Pará - Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará

O governador Simão Jatene e o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, lançam no próximo dia 11 em Belém o Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará. O plano surge como norteador das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento do turismo paraense enquanto ferramenta de geração de emprego e renda e melhoria de qualidade de vida aos que estão ligados direta e indiretamente a essa cadeia produtiva .
O lançamento, que seria no próximo dia 31, foi adiado para as 17 horas do dia 11, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. A estimativa é de participação de aproximadamente 600 convidados, entre profissionais da área, empresários, entidades ligadas ao turismo, intelectuais, artistas, imprensa especializada, lideranças políticas e outros, segundo Adenauer Góes.
Adenauer Góes explica que em outubro de 2001 o governador Simão Jatene lançou o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, elaborado com a consultoria da empresa espanhola THR. “Esse Plano deu as diretrizes para as políticas de investimentos no turismo do Pará, que detém cerca de 50% dos atrativos turísticos de toda a Amazônia. Dez anos depois estamos lançando o Plano Estratégico do Turismo do Pará, que continua sendo de desenvolvimento, mas é estratégico porque que vai focar os mercados. Vamos trabalhar também os produtos que o Pará oferece, a exemplo do Círio de Nazaré, do ecoturismo nas seis regiões turísticas. Mas, principalmente os mercados lá fora onde vão ser consumidos esse produtos”. Garante Adenauer, ao explicar que em 2010, por exemplo, a França foi responsável pelo fluxo de 14,2% dos turistas que visitaram o Pará, os Estados Unidos 11,2%, a Itália 10,2%, Alemanha 8,9% e a Argentina 5%, ficando outros países com fluxos menores. Adenauer diz que uma das metas do Plano é aumentar tanto a quantidade de turistas, que hoje ultrapassa 600 mil por ano, sendo só no período do Círio, em outubro, cerca de 73 mil turistas, quanto o tempo de permanência deles em Belém e demais regiões turísticas.
“Considero que para você trabalhar quer como gestão pública quer como gestão empresarial é fundamental ter planejamento. O Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará, vem ao encontro dessa necessidade de termos planejamento. Por isso, para construir o Plano, recorremos a empresa de consultoria espanhola Chias Marketing, que tem larga experiência nessa área. Já atuou inclusive em projetos do Ministério do Turismo, da Embratur e em países como a Argentina e estados brasileiros como Minas Gerais e Espírito Santo. Muito importante citar que o Plano foi elaborado a partir da consulta pública de todo o trade, passando pelos gestores públicos dos municípios paraenses, empresários, sociedade civil organizada, lideranças políticas e outros que fazem a cadeia produtiva do turismo”. Garante Adenauer.
O Plano Estratégico do Turismo Paraense aborda desenvolvimento e marketing e aponta dois eixos prioritários: a promoção do turismo paraense nos mercados prioritários tanto regional, como nacional e internacional, utilizando ferramentas de inteligência de mercado, bem como o desenvolvimento de novos produtos turísticos e fortalecimento dos produtos turísticos atuais.
O lançamento do Plano Ver-o-Pará será no próximo dia 11, às 17 horas, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas.
Marca e Website – Dia 11 também vai ser lançada a nova marca turística do Pará e o novo site de promoção turística do Estado elaborado mediante uma parceria da Paratur com a Empresa de Processamento de Dados do Pará – Prodepa.
Na ocasião acontece a 54ª. Reunião do Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará – Fomentur.

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