Consórcio Inframérica quer antecipar o “máximo possível” obra do aeroporto

No mesmo dia em que assinaram o termo de concessão para as obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, os diretores do Consórcio Inframérica, vencedor do leilão realizado em agosto passado, já iniciaram o planejamento para a construção do empreendimento.

Membro do conselho executivo do Consórcio Inframérica, Gerson Almada explicou que “junto com a licitação e a documentação entregue existem projetos de base para o desenvolvimento da obra”. Ele disse que a ordem de serviço do aeroporto “será publicada em breve” e, a contar desta data, eles têm seis meses para apresentar todos os projetos do aeroporto. “Queremos antecipar o máximo possível”, declarou.

A intenção de “antecipar o máximo possível” diz respeito aos projetos de terraplanagem e fundação da obra após assinatura da ordem de serviço. Almada citou o complemento da pista já feito. “Tem a pista de taxiamento, a torre de controle e o terminal de passageiros. Nossa intenção é entregar tudo pronto até 2014”, afirmou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, ressaltou que “o retorno é muito forte” remetendo aos investimentos feitos no Rio Grande do Norte. De acordo com ele, em recente visita aos Estados Unidos com a governadora Rosalba Ciarlini, o tema do aeroporto foi alvo de conversas com diretores do BID e do Banco Mundial.

Benito Gama lembrou que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante “viabiliza a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Macaíba”. O titular da pasta do Desenvolvimento Econômico também lembrou que indústrias na área tecnológica e de medicamentos podem ser atraídas com a obra.

O conselheiro da Inframérica revelou que “a preferência é pelo terminal de passageiros”. Ele informou que estão previstos investimentos na ordem de R$ 400 milhões, sendo “80% financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”.

O diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Demétrio Torres, mostrou os acessos planejados para dar mais mobilidade a área onde será erguido o aeroporto de São Gonçalo. O auxiliar do governo Estadual disse que o próximo passo é a assinatura do contrato com o governo Federal. “Trabalhamos para a ordem de serviço sair ainda em 2011 e a previsão é de 15 meses para conclusão a partir desta data”, disse.

Com relação às desapropriações em terrenos no entorno do aeroporto, Demétrio, acompanhado pelo procurador Geral do Estado, Miguel Josino, explicou que algumas terão custo zero. “A estimativa é que se invista R$ 10 milhões em desapropriação”, revelou. Ele comentou que “a estrada (do aeroporto) valoriza as propriedades. Inclusive, alguns donos já procuraram para saber mais”.

Comentários