BRASIL SEDIARÁ O 10º CONGRESSO MUNDIAL METROPOLIS – CIDADES EM TRANSIÇÃO

Cerca de 800 líderes de mais de 150 grandes cidades se reunirão, em Porto Alegre, para trocar experiências sobre políticas públicas e sociais

De 23 a 26 de novembro deste ano, o Brasil será palco do 10º Congresso Mundial Metropolis – Cidades em Transição. O evento, promovido pela Metropolis - Associação Mundial de Grandes Metrópoles, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, será realizado na capital gaúcha. Vários espaços públicos do Centro Histórico abrigarão, simultaneamente, palestras, sessões, debates e outras atividades. Será a primeira vez que uma cidade da América do Sul receberá uma edição do Congresso Mundial Metropolis.
Entre os participantes, autoridades locais (governadores, deputados, prefeitos, secretários e vereadores), gestores e planejadores de políticas urbanas, arquitetos e urbanistas de mais 150 grandes cidades no mundo. Em pauta, temas relacionados à governança metropolitana, à sustentabilidade e ao planejamento urbanos, à qualidade de vida nas cidades, além do intercâmbio entre cidades emergentes (cooperação SUL-SUL).
Vários palestrantes de peso já confirmaram presença no 10º Congresso Mundial Metropolis – Cidades em Transição. Entre eles, Jean-Paul Huchon, presidente da Metropolis e do Conselho Regional de Île-de-France (Paris); Joan Clos, subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo da ONU-Habitat; Wim Elfrink, vice-presidente-executivo da Cisco; Geraldo Alckmin, governador de São Paulo; Marta Suplicy, senadora (SP); José Fortunati, prefeito de Porto Alegre; Xavier Trias, prefeito de Barcelona; Antanas Mockus, ex-prefeito de Bogotá e Melissa Mark-Viverito, vereadora de Nova York.
O 10º Congresso Mundial Metropolis – Cidades em Transição será aberto ao público. Mais informações no site oficial - http://portoalegrecongress2011.metropolis.org/program -, que tem versões em português, inglês, espanhol e francês.

Comentários