5º Festival Internacional de Música do Descobrimento vai agitar Passarela em Porto Seguro





Porto Seguro (De Mídia Mutá) – Mulheres Perdidas, Swingart, Banda Abalando e Guig Ghetto e a participação especial do tenor italiano Matteo Macchioni, vencedor do show de talentos “Amici” e Jenny D. do Duo italiano, sucesso absoluto do verão italiano com a música Tanti Auguri. Estas são algumas das atrações do 5º Festival Internacional de Música do Descobrimento, manifestação musical que será realizada na Passarela do Descobrimento, em Porto Seguro nos dias 25 e 26 de novembro. “O festival surgiu para promover a cultura sem fronteiras, estimular o desenvolvimento econômico e contribuir para transformação social por meio do acesso gratuito à produção cultural”, explicou a organizadora, Cláudia Dias, da Planet Production, “e è patrocinado por quem acredita que a cultura é capaz de melhorar e mudar vidas”.

Considerado o maior evento cultural de música do sul da Bahia, o Festival da Música nasceu em 2007 com a ideia de garimpar novos talentos e funcionar como uma vitrine, oferecendo oportunidades para artistas, compositores e cantores, valorizando e apoiando novos talentos. O Festival é de caráter competitivo, gratuito, aberto a todoso os estilos, inclusive a canções internacionais. As músicas inscritas são inéditas, com temas que vão do rural ao urbano. Em quatro edições tiveram espaço no evento estilos como pagode, sertanejo, gospel, MPB e instrumental, entre outros. Nas edições passadas participaram Gal Costa, Daniela Mercury, Gian e Giovani, Zélia Duncan, Guilherme Arantes dentre outros.

Matteo Macchioni foi o mais jovem tenor a chegar à fase final do “Pavarotti International Voice Competition 2008”, um concurso de canto internacional no qual compararam 50 cantores de ópera de 24 países do mundo, com encorajamento do grande tenor Carlo Bergonzi. Macchioni, já definido pela crítica o novo Andrea Bocelli, venceu o show de talentos “Amici” de Maria de Filippi, tornando-se um dos protagonistas da emissora italiana Canale 5. A expectativa de trazer uma atração como esta nos emociona muito”, afirmou Cláudia Dias, “além disso Porto Seguro e o Festival estão sendo divulgados nos maiores meios de comunicação da Itália”. Paralelamente ao Festival Matteo Macchioni cantará também na Noite de Gala do Resort La Torre, no Nativa Clube de Praia, no dia 27/11.

A cantora Jenny D. do grupo Duo Italiano foi o sucesso absoluto do verão italiano com a música Tanti Auguri e hoje figura nas priomeiras colocações na Europa e no Japão com o remix da canção “Il Mio Giorno Migliore” anteriormente gravada por Laura Pausini. O Festival é também diversidade musical e cultural e pensando nisso o Cast da edição 2011 incluiu Guig Ghetto, Banda Abalando, Mulheres Perdidas, Swingart, etc. As apresentações culturais regionais também fazem parte da programação, dentre elas grupos indígenas Pataxó, grupos afro, Orquestra Sinfônica Sons do Jetuitinhonha de Itapebí, Filarmonica 2 de Julho de Porto Seguro, entre outros.

As composições são julgadas por um júri altamente capacitado e o Festival não conta com divisões de categorias, portanto qualquer participante, seja ele solo, banda ou grupo de qualquer parte do mundo, está apto a participar e concorrer, sem diferenças de posição entre os inscritos. O site oficial do Festival é: http://www.festivaldodescobrimento.com.br/ Entre os patrocinadores do evento estão a Petrobras, o Governo Federal, o Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Sebrae, Nova Skin, Resort La Torre (onde ficarão hospedados os cantores italianos) e a Grani&Partners multinacional italiana que está patrocinando os artistas internacionais.

Antonio Alberghini/Mídia Mutá

Comentários