PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO TURISMO MÉDICO NO BRASIL

País marca presença em feira internacional de turismo médico que acontece de 25 a 28 de outubro, em Chicago.


O Brasil é um dos países participantes da World Medical Tourism & Global Healthcare Congress 2011, um dos maiores eventos de turismo médico do mundo, que começa amanhã em Chicago (EUA). A presença brasileira é iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que considera o turismo de saúde um segmento com grande potencial de atração de turistas estrangeiros interessados no serviço médico brasileiro.

Esse segmento vem ganhando destaque no mundo todo, e de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, movimenta US$ 60 bilhões por ano, no mundo, com crescimento médio anual de 35%. No Brasil, a projeção de crescimento é de 35% nos próximos cinco anos, de acordo com informações da Agência Primal Medical Travel, divulgadas no Congresso Brasileiro das Agências de Viagens – Abav 2011, realizado na semana passada no Rio de Janeiro.

A expectativa é de que esse crescimento também tenha impacto no número de visitantes estrangeiros que veem ao Brasil para se submeter a algum procedimento ou tratamento, seja estético ou de saúde. As especialidades mais procuradas são cirurgia plástica, odontologia, ortopedia e cardiologia, que juntas estimularam a vinda de 31.482 “pacientes” internacionais em 2008.

Para o presidente da Embratur, Flávio Dino, o cenário é ideal para o posicionamento do Brasil no mercado internacional. “Precisamos mostrar que temos potencial para desenvolver esse segmento, já que nossos serviços médicos aliam qualidade com avanço tecnológico, além de termos preços competitivos e uma economia em plena expansão”. Ainda de acordo com Dino, outro fator que incentiva o investimento no turismo médico são as certificações internacionais que o país possui. “No Brasil temos 22 instituições certificadas pela JCI (Joint Comission International), organização não-governamental que utiliza os mais rigorosos padrões de qualidade.”

O evento
A feira é organizada pela Medical Tourism Association, primeira associação internacional sem fins lucrativos para a promoção da indústria global de turismo de saúde, composta por hospitais, profissionais de saúde, facilitadores de viagem de saúde, companhias de seguros e outras empresas afiliadas. O objetivo é promover o mais alto nível de qualidade na assistência médica a pacientes de todo o mundo.

O espaço do Brasil no evento vai contar com a presença de técnicos da Embratur e de representantes da cidade de Belo Horizonte (MG), de São Paulo (SP), do Convention Bureau de Ribeirão Preto, da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e operadoras de turismo.

Comentários