Paraná participa de feira de turismo religioso na Itália e divulgará Paranaguá e seu potencial religioso já com sua festa de Nossa Senhora do Roccio em novembro

A parceria entre o Governo do Paraná e o sul da Itália para a promoção e desenvolvimento do turismo religioso começará a ser discutida na província de Foggia, em Puglia, a partir desta quarta-feira (26), durante feira promovida pelo Bitrel - Borsa Internazionale del Turismo Religioso, dei Pelligrinaggi e dei Camini. O evento vai até sábado (29).

O secretário estadual do Turismo, Faisal Saleh, que representa o Governo do Paraná no encontro, disse que o Paraná poderá tornar-se um dos cinco destinos brasileiros de turismo religioso no portfólio dos grandes operadores mundiais. A Festa de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, por exemplo, é o terceiro maior encontro religioso do País, superado pelo Círio de Nazaré, em Belém (PA), e pela festa da Nossa Senhora Aparecida (SP).

O coordenador nacional da Pastoral do Turismo, padre Carlos Alberto Chiquim, que integra a delegação, disse que o Brasil, pela Opera Romana Pregrinaggio, maior operadora de turismo religioso do mundo, ingressa no circuito internacional de destinos religiosos. “Além de Aparecida, em São Paulo, o Ministério do Turismo quer promover outras regiões do Brasil. O segmento turístico e de peregrinação vem crescendo nos últimos anos”.

A feira italiana contará com apresentação de temas religiosos, mesas temáticas e visitas técnicas a lugares turísticos religiosos. Também fazem parte da delegação paranaense o presidente da Fecomércio, Darci Piana, o delegado da CNBB para a Pastoral do Turismo, Dom Laurindo Guizzardi ,e os dirigentes da Promocat - Salão Peregrinus, Fábio Castro e Klara Castro.

ATRAÇÕES – Além do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Paranaguá atrai turistas com a Catedral de Nossa Senhor do Rosário e Igreja de São Benedito. A Festa de Nossa Senhora do Rocio deve reunir cerca de 550 mil visitantes entre 5 e 16 de novembro. A programação inclui manifestações culturais, artísticas e religiosas. A Secretaria de Turismo e a Paraná Turismo darão apoio técnico para a realização do evento.

O Paraná conta ainda com outros destinos de turismo religioso. Em Foz do Iguaçu, há o Templo Budista da Ordem Internacional e a Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khatab; em Maringá, a Catedral Basílica-Menor; em Cascavel, a Catedral Nossa Senhora da Aparecida; na Lapa, a Igreja Santo Antônio e a Gruta do Monge. Em Curitiba, as atrações para o turismo religioso são a Catedral Basílica-Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o Bosque do Papa João Paulo II, o Museu da Arte Sacra e o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Comentários