EVENTO INTERNACIONAL RECONHECE AÇÃO DOS AGENTES DE DESENVOLVIMENTO DO BNB

Nos próximos dias 24 a 26 de outubro, o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago participa em Colônia, na Alemanha, da programação do 17º Meeting Dynamic City The World 2011, onde o Banco do Nordeste receberá homenagem em razão da atuação de seus agentes de desenvolvimento. O evento busca desenhar um novo caminho para o fortalecimento das cidades no mundo inteiro.

Os agentes de desenvolvimento do BNB trabalham diretamente com clientes e lideranças locais, promovendo articulações para dar mais efetividade às ações de desenvolvimento dos municípios do Nordeste brasileiro. Eles atuam em 129 territórios, em parceria com lideranças empresariais, produtores, técnicos e órgãos públicos e privados. São 200 profissionais que têm suas atividades organizadas em Planos de Trabalho Territorial (PTT).

"O objetivo é estruturar o ambiente econômico, viabilizando ações complementares ao crédito", explica Jurandir. Dentre elas, estão a capacitação técnica, infraestrutura, melhoria da capacidade empresarial e comercial, assistência técnica, formação de redes articuladas na cadeia produtiva e incremento de tecnologias. "Todas contribuem com a construção do desenvolvimento sustentável e promovem maior acesso ao crédito, articulando demandas para as agências do Banco", complementa o presidente.

Segundo Jurandir, os agentes de desenvolvimento são profissionais habilitados para atuar em desenvolvimento territorial. Eles mobilizam fatores econômicos e articulam parcerias, estimulando a cooperação e melhorando a ambiência para a formação de Programas Integrados de Desenvolvimento (PID's). Também atuam na estruturação de Aglomerações Produtivas, propiciam maior acesso e qualificação do crédito, acompanham a dinâmica econômica dos territórios e municípios e apoiam a execução de Políticas Públicas

Comentários