CPRN COMEMORA 164 ANOS COM REGATA







Como parte das comemorações do 164º Aniversário da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), a mais antiga Organização de Marinha no Estado, foi realizada uma Regata alusiva à data.
A abertura da Regata aconteceu na manhã do dia 16 de outubro, no Iate Clube de Barra do Cunhaú, localizado no município de Canguaretama - RN, litoral sul do Estado, a uma distância de, aproximadamente, 75 km da capital potiguar.
O Capitão-de-Fragata Alan Kardec Mota, Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, presidiu a solenidade de abertura da Regata que teve início com o Canto do Hino Nacional e hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e do Iate Clube de Barra do Cunhaú. Posteriormente houve a leitura da Ordem do Dia do Aniversário da Capitania, seguida das palavras do Secretário Estadual do Esporte e do Lazer, Sr. Joacy Bastos, do Capitão dos Portos do RN e do Comodoro do Iate Clube de Barra do Cunhaú, Sr. Paulo César Dantas Fernandes, que declarou a abertura da Regata.
O evento contou com a presença de aproximadamente 300 convidados, dentre eles titulares de OM da área, militares e servidores civis da CPRN e seus familiares, autoridades militares de outra forças, representantes da SOAMAR, empresários da pesca e navegação, Escoteiros do Mar, além de representantes de órgãos públicos, diretoria do Iate Clube, Federação Norteriograndense de Remo, Centro Náutico Potengi, Clube de Regatas União, velejadores e pescadores. O evento foi animado pela Banda de Música Municipal, seguida de uma Banda de Pagode local. Todos os convidados receberam camisetas e bonés confeccionados especialmente para o evento.
Participaram da Regata alusiva ao 164º Aniversário da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte as categorias vela e remo, dentre as quais várias classes: Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Day Sailer, na categoria vela e na categoria remo, Skiff, Canoe simples, 4 Sem Timoneiro, Caiaque e Canoas de pesca, com os pescadores nativos da região. A abertura da categoria a Remo foi realizada por militares da CPRN, que competiram na classe Canoe Simples. Os velejadores se reuniram, com suas embarcações, em frente ao Iate Clube Barra do Cunhaú, de onde foi dada a largada. A CPRN apoiou o evento com duas equipes de inspeção naval que acompanharam todo o percurso da Regata, garantindo a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar.
O evento foi encerrado com a entrega da premiação aos participantes da Regata. Os primeiros colocados de cada classe foram agraciados com troféus e medalhas que foram entregues pelo Capitão dos Portos do RN, titulares de OM da área, Secretário Estadual do Esporte e do Lazer, Comodoro do Iate Clube e demais autoridades presentes.

Comentários