Conheça a programação completa do 39º Congresso Abav

Evento, que contará com mais de 50 palestrantes, irá refletir as questões que influenciam a indústria do turismo global


Você sabe como atender ao desejo de um cliente que quer ser o James Bond? Entende como as fusões e o crescimento de empresas brasileiras de Turismo, assim como a chegada de estrangeiras afetam o mercado? Conhece como funciona uma agência online ou o que é preciso para montar uma agência de viagens em casa? Utiliza a internet e as novas tecnologias a seu favor? Já pensou como aproveitar a chance que vem com a Copa do Mundo e as Olimpíadas?

Esses e outros assuntos que fazem parte do dia a dia dos profissionais de turismo serão apresentados e discutidos durante o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens Abav 2011, que será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro, no Riocentro (RJ).

Conheça um pouco mais sobre a abordagem dos especialistas o dia e o horário das palestras:

Dia 19 de outubro – quarta-feira

PAINEL

12h30 - 13h15

Ética no Poder - A História, Cultura e o Comportamento do Brasileiro
Roberto DaMatta – Antropólogo

Professor, escritor, colunista, consultor, DaMatta é sobretudo um antropólogo que tem uma competente visão crítica do brasileiro e suas reações com a Política, a Religião, Cultura e demais regras. Vai abordar o histórico e o comportamento padrão do brasileiro quando o assunto é Ética nos Negócios e no Poder. Uma análise de alto nível sobre o Brasil que inaugurar a série de palestras neste imperdível do 39º. Congresso. Como o “sucesso” do país altera o comportamento do seu povo? Afinal que país é esse?



1 - RODADA DE OFICINAS DO CONHECIMENTO DAS 13h30 - 14h00

> Economia Brasileira e Mundial: Aspectos e Possíveis Impactos no Brasil
Luiz Gustavo Cherman - Economista do Itaú

Quais tendências da economia que podem impactar o seu negócio. Veja o que diz o renomado economista sobre as novas frentes de mercado.

> Como calcular o ROI do seu investimento online
Cristiano Lemos Nogueira - Solcat Marketing

Como medir o retorno de suas ações na mídia on-line. Quais as mídias que funcionam de verdade. Quais as mensagens mais adequadas quando se trata de internet. Aprenda de forma bem prática como medir avaliar e resultados e ajustar estratégias.

> O impacto e as tendências das fusões no Turismo
Luis Paulo Luppa - Presidente - Trend Operadora
Goiaci Alves Guimarães – Presidente da Rextur Operadora

Como as fusões e crescimento de empresas brasileiras de Turismo e a chegada de estrangeiras afetam o agente de viagens? Conheça as estratégias das mega – empresas que estão se unindo a parceiros para fortalecer sua estratégia de crescimento ou comprando concorrentes. Vamos conhecer o caso e a experiência da Rextur com a Trend. E o pequeno agente de viagens, como fica nestas movimentações do mercado?

> Relação Fornecedores e Distribuidores de Viagens: Você Sabe Negociar?
Gustavo Syllos - Diretor da Forma & Conteúdo

A arte de negociar bem é o foco do palestrante que dará recomendações práticas de como criar uma relação de confiança com o fornecedor. Gustavo Syllos é elogiado palestrante e profissional especializado em distribuição de produtos de viagens.

> O Lucrativo e Exigente Segmento de Viagens de Incentivo: Aprenda com o Manual dos Experts
Jorge Medauar - Vice Presidente de Desenvolvimento Setorial Incentivo da Ampro

A elaboração das viagens de incentivo está cada vez mais sofisticada e nas mãos de especialistas competentes. Inspire-se e saiba como participar deste segmento tão lucrativo.



2 - RODADA DE OFICINAS DO CONHECIMENTO DAS 14h15 - 14h45

> Sites Vendas Coletivas: oportunidade ou ameaça para o agente de viagens ?
Moderação: Cassio Oliveira – Diretor da Rextur
Benjamin Gleason - Diretor Geral e CFO do Groupon Brasil
Júlio Vasconcellos - CEO Peixe Urbano

Entenda os avanços dos sites de vendas coletivas e como promovem e distribuem viagens. Este é um novo canal de vendas ou de promoção? Uma ameaça ou vantagem para as boas marcas no segmento de viagens? E o agente de viagens também pode participar?

> Agências online: como entender e também participar deste canal de distribuição?
Moderador: Edmar Bull - Presidente ABAV São Paulo
Romina Rozensztajn - Business Development Manager TripAdvisor
Bob Rossato - Sócio-fundador da Viajanet

Como funciona uma agência on line? Quais suas vantagens? Uma pequena ou média agência de viagens pode transformar-se em on-line? Como funciona a gestão deste canal de vendas, promoção e acesso ao cliente final? Especialistas e empresários bem sucedidos em empresas híbridas e on-line falam das suas experiências e fazem recomendações pontuais.

> Agência de viagens home based: isto é bom para seu negócio?
Filipe Fortunato - Diretor Executivo da Tia Augusta

Em mundo onde a mobilidade e conectividade estão em alta, como montar uma agência de viagens em casa? Quais os cuidados os comportamentos, custos e ações que fazem parte deste modelo de negócio. Um especialista e dono de uma empresa que também trabalha com muitos “free-lancers” dará uma aula imperdível sobre o assunto

> Olimpíadas 2016: Estratégias e Recomendações para Destinos e Distribuidores de Viagens durante Mega Eventos.
Carlos Luiz Martins - Diretor Executivo de Planejamento e Estratégia do Comitê Olímpico Brasileiro

Vem aí um dos maiores eventos esportivos do planeta. O Rio e o Brasil são os palcos escolhidos. Assim como a Copa 2014, as Olimpíadas 2016 irão gerar milhões de negócios e oportunidades para a indústria de viagens. Quais são estas oportunidades? E como o agente de viagens participa? É o que iremos conhecer diretamente do diretor do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

> O empreendedor é um gênio ou sabe correr riscos?
Ricardo Souto Ferreira - Vice-presidente Executivo da Alatur

Um empreendedor que não para de crescer vai contar como ousar empreender. Dono de uma visão avançada de marketing, vendas de novos negócios ele é um dos líderes da Alatur, entre as maiores vendedoras de viagens e eventos corporativos. Conheça esta incrível apresentação de um legítimo empreendedor.

> A nova atitude do agente de viagens: vendedor ou conselheiro?
Luis Paulo Luppa - Presidente - Trend Operadora

Conselhos de um premiado vendedor sobre a receita do sucesso. Dicas práticas e pertinentes para você chegar lá. O presidente da gigante Trend é um surpreendente palestrante e autor de vários livros sobre como vender melhor. Um show de conteúdo!



3 - RODADA DE OFICINAS DO CONHECIMENTO DAS 15H15 – 15H45

> Viaje com seu cliente na palma da sua mão : comunicar e vender diretamente onde seus viajantes estão!
Pedro Luis Seabra - Fundador e Partner da Bysense

A internet e a novas tecnologias estão disponíveis a todos os distribuidores de viagens. Como fazer parte desta modernidade? Como vender e promover produtos de forma mais eficiente na web e nos chamados tablets? Esta tecnologia está ao alcance do pequeno agente de viagens? Quanto custa e como fazer?

> Mega Shows: Oportunidades para Destinos, Receptivos, Operadores e Agências de Viagens
Maurício Magalhães - Sócio-presidente da Tudo, empresa de comunicação do Grupo ABC

Um expert em marketing e grandes shows musicais apresenta suas experiências e recomendações sobre os espetaculares benefícios que os mega eventos trazem para operadores, hotéis e agentes de viagens . Mauricio lidera a TUDO Eventos do poderoso GRUPO ABC, de Nizan Guanais.

> Gente Jovem na sua Empresa: Como Engajar Novos Talentos!
Sergio Pais - Gerente Engajamento e Consultor da Gallup Consulting

Quer gente jovem na sua empresa? Saiba como treiná-los e mantê-los em sua empresa. Na Era do Conhecimento o patrimônio mais valiosa da sua empresa são os seus talentos. Conheça pesquisa inédita do respeitado Gallup e suas recomendações para você aplicar hoje em seus negócios.

> Agência de viagens home based: isto é bom para seu negócio?
Filipe Fortunato - Diretor Executivo da Tia Augusta

Em mundo onde a mobilidade e conectividade estão em alta, como montar uma agência de viagens em casa? Quais os cuidados os comportamentos, custos e ações que fazem parte deste modelo de negócio. Um especialista e dono de uma empresa que também trabalha com muitos “free-lancers” dará uma aula imperdível sobre o assunto.

> 2015: O mercado hoteleiro após a Copa do Mundo! Oportunidades e Novos Entrantes?
Diogo Canteras - Sócio-diretor da Hotelinvest Consultoria

Respeitado especialista em hotelaria nacional e internacional conta como aproveitar a chance que vem com a Copa do Mundo. Conheça cases que deram certo e o legado dos mega eventos para a hotelaria e para o agente de viagens.

> Traga o conceito de Hospitalidade para sua Agência: Gabriela Otto Entrevista Copacabana Palace
Gabriela Otto - Diretora da GO Consultoria

Traga a cortesia e as técnicas dos melhores hotéis para o seu negócio. Sua agência de viagens pode imitar e se alinhar ao jeito de receber e atender bem do setor da hospitalidade. Gentileza gera gentileza, fidelização e vendas!



4 - RODADA DE OFICINAS DO CONHECIMENTO DAS 16H00 – 16H30

> On-line Travel Agency: entenda as motivações para compras on-line
Pedro Luis Seabra - Fundador e Partner da Bysense

O que quer o público que faz compras numa agência on line? Veja as recomendações de quem entende desse assunto. O palestrante é um empresário bem sucedido na Europa e vem para a Abav especialmente para mostrar como o agente de viagens pode se modernizar tecnologicamente a baixo custo e com facilidade.

> Copa do Mundo 2014 – Como ganhar esse campeonato de oportunidades.
Dival Schmidt - Coordenador Nacional do Programa Sebrae 2014
(Horário especial para a apresentação do Sebrae- 16h00 – 17h00)

Quer aproveitar a oportunidade da Copa do Mundo no Brasil? Aprenda com o especialista sobre como participar e lucrar com ela. Muitos palestrantes apresentam o evento e suas características. Aqui o Sebrae fala pontualmente sobre as oportunidades de negócios

> Turismo Rodoviário: Reestruturação e Valorização dos Agentes de Viagens com Frota Própria Moderador: Ricardo Martini Moesch - Diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico
Luiz A. Grande - Gerente Executivo de Fretamentos ANTT
Cézar Deterling - Diretor Adjunto de Turismo Rodoviário da ABAV/RJ

Turismo rodoviário pode ser um bom negócio. Descubra com especialistas as oportunidades que se apresentam atualmente no mercado brasileiro. Como agente de viagens participa deste segmento e pode criar produtos especiais e complementares

> Viagens de Experiência – Seu passageiro quer ser o James Bond? No problem!
Guilherme Gomes - Sócio Fundador Jazzside

Quer surpreender seu passageiro? Aprenda como dois executivos criam novas oportunidades de mercado e atendem cada desejo de seu cliente. O sonho do seu cliente é um desafio delicioso para estes publicitários que enxergam o Turismo como muita criatividade. Inspire-se!

> Nova classe média: conheça técnicas e recomendações incríveis.
Gianfranco Beting - Diretor de Comunicação e Marcas - Azul Linhas Aéreas

Quer conquistar um público em ascensão e que viaja cada vez mais? Ouça os conselhos pontuais para se vender para a nova classe média deste craque me vender viagens acessíveis e com qualidade.

> Mega Shows: Oportunidades para Destinos, Receptivos, Operadores e Agências de Viagens
Maurício Magalhães - Sócio-presidente da Tudo, empresa de Comunicação Grupo ABC.

Um expert em marketing e grandes shows musicais apresenta suas experiências e recomendações sobre os espetaculares benefícios que os mega eventos trazem para operadores, hotéis e agentes de viagens . Mauricio lidera a TUDO Eventos do poderoso GRUPO ABC, de Nizan Guanais.



DIA 20 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA

PAINEL

12h30 - 13h15

Painel: O Segredo dos melhores promotores do Brasil

Moderador: Gustavo Syllos - Diretor Forma & Conteúdo
Claudia Brazil - Executiva de Contas - Esferatur
Mílvia Santos - Executiva de Contas - TAM
Ivan Mauro - Executivo de Contas - Costa Cruzeiros

Você é ou tem bons promotores de vendas? Como melhorar a performance da sua equipe? Conheça ao vivo os segredos de profissionais que conseguem acesso garantido em quase todas as empresas de turismo. O que estes promotores de sucesso fazem que você pode aprender? Uma conversa com um time apontado por pesquisa da Panrotas Editora como os melhores promotores do Brasil.



1 - RODADA DE OFICINAS DO CONHECIMENTO DAS 13H30 – 14H00

> Estratégia e Promoção do Brasil - Os Novos Rumos e Planos do Turismo para os Próximos Anos
William Périco - ABAV São Paulo
Flavio Dino - Presidente da Embratur
Bel Mesquita - Secretária Nacional de Políticas do Turismo

Como as ações do Ministério do Turismo na promoção do Brasil no exterior podem beneficiar o seu negócio? Como participar da Copa e Olimpíadas? Quais os planos do Governo para o Turismo que você, profissional do Turismo, precisa saber.

>Estratégias bem-sucedidas na Mídia Digital
André Porto Alegre - Diretor Comercial da Circuito Digital e Blogueiro do Meio&Mensagem

Profissional especializado explica o que mídia digital e como tirar proveito dessa nova ferramenta. Será preciso altos investimentos?

> Responsabilidade Civil: Quando o Fornecedor de Viagens e Produtos Turísticos é o Responsável
Joandre Ferraz - Advogado ABAV

Como ter garantias de bons serviços de um fornecedor? Você sabe como se precaver caso algo dê errado? Conheça os direitos e deveres dos fornecedores e distribuidores de viagens.

> Alternativas e Práticas no Turismo de Luxo
Ralf Aasmann - Diretor Geral Emirates Brasil

Quer entrar no assediado e lucrativo mercado de luxo? Passo a passo tudo o que precisa saber sobre esse crescente mercado. Um especialista respeitado no assunto faz apresentação com recomendações imperdíveis!



2 - RODADA DE OFICINA DO CONHECIMENTO DAS 14h15 - 14h45

> Sites Vendas Coletivas: oportunidade ou ameaça para o agente de viagens?
Benjamin Gleason - Diretor Geral e CFO do Groupon Brasil
Júlio Vasconcellos - CEO Peixe Urbano

Entenda os avanços dos sites de vendas coletivas e como promovem e distribuem viagens. Este é um novo canal de vendas ou de promoção? Uma ameaça ou vantagem para as boas marcas no segmento de viagens? E o agente de viagens também pode participar?

> A nova atitude do agente de viagens: vendedor ou conselheiro?
Luis Paulo Luppa - Presidente - Trend Operadora

Novamente o especialista e mestre em técnicas de vendas apresenta seus segredos de sucesso para o agente de viagens. Dica para você chegar lá nesta apresentação bem diferente!

> Relação Fornecedores e Distribuidores de viagens: você sabe negociar?
Gustavo Syllos - Diretor - Forma & Conteúdo

A arte de negociar bem é o foco do palestrante que dará recomendações práticas de como criar uma relação de confiança com o fornecedor.

> Como Tornar as Inovações Rentáveis
Luiz Carlos Barboza - Ex-Diretor SEBRAE Nacional Especializado em Gestão e LCB Consultoria

Conheça o que o especialista fala sobre inovar e ter retorno financeiro na mesma ação. Veja quais são os riscos e suas conseqüências. O nosso convidado é prestigiado consultor em gestão e divide suas técnicas sofisticadas – de forma bem objetiva – com quem quer inovar de verdade.

> Segmentação: Eles Estão Dando Certo – Produtos para Adolescentes
Fabio Depret - Sócios-diretor da FormaTurismo

Apresentação de como descobrir e abrir novos caminhos na agência de viagens. Você pode achar o seu. Conheça a experiência de quem está crescendo com isso. A Forma é agência e operadora de viagens revelação na habilidade de encontrar novos caminhos para a profissão. De festas de formaturas em colégios do interior paulista, passaram a contratar charteres para os EUA. Uma carreira de sucesso em pouco mais de 10 anos. Quem são estes jovens agentes de viagens de atitude?



3 - RODADA DE OFICINAS DO CONHECIMENTO DAS 15h15 - 15h45

> Traga o conceito de Hospitalidade para sua Agência: Gabriela Otto Entrevista Copacabana Palace
Gabriela Otto - Diretora da GO Consultoria

Ouça a experiência de quem lida diariamente com um público diferenciado. Ter hospitalidade é quesito para conquistar o cliente. Gentileza gera gentileza vendas e mais clientes! Sua agência pode imitar o que fazem os hotéis no que refere-se a serviços e atendimento.

> O poder do boca-a-boca virtual
Alessandro Lima - CEO da E-Life - Inteligência de Mercado

Como participar com competência das mídias sociais. Entrar ou não entrar nesta poderosa rede? Sua marca e produtos podem fazer sucesso, mas há regras a seguir e trabalho a fazer. Uma sensacional e simples apresentação da E Life. Especial para as agências de viagens.

> Relações de Consumo: Atitudes que afetam as Agências de Turismo.
Marcelo Oliveira - CMO Advogados

Saiba o que não fazer quando estiver atendendo um cliente. Conheça as recomendações práticas de quem sabe o que o cliente não quer. E a lei exige.

> Mercado GLS: Como Atender este segmento?
Oswaldo Valinote - Vice-presidente da Associação Brasileira de Turismo GLS

Especialista vai explicar tudo o que você precisa saber sobre este importante e lucrativo segmento. Conheça quais produtos e comunicação funcionam e são recomendáveis.

> Pesquisa Inédita: Quem é o viajante Brasileiro?
Caco de Paula - Editor-chefe da Abril - Pesquisa realizada por IBOPE e CNC

Profundo conhecedor do mercado apresenta pesquisa e conta qual perfil do viajante brasileiro: o que quer, como quer e para onde quer ir. Inédito. Você empresário de Turismo não pode perder estas valiosas revelações.



4 - RODADA DE OFICINAS DO CONHECIMENTO DAS 16H00 – 16H30

> O seu negócio conhece o perfil do viajante Estrangeiro?
Sarah Albrecht do SEBRAE

Especialista em viagens fala sobre o perfil do viajante estrangeiro no Brasil: o que quer, como quer e o que mais lhe interessa. Especial conteúdo para empresas de receptivo.

> OFICINA SEBRAE – HORÁRIO ESPECIAL - 16h00 - 17h00
Painel: Como a Competitividade dos Produtos Turísticos cria Oportunidades para seu Negócio
Luiz Gustavo Barbosa - Fundação Getulio Vargas
Ana Clevia Lima - Ministério do Turismo
Lara Chicuta Franco - Coordenadora do Projeto SEBRAE Nacional

Aprenda com os especialistas da área como a competitividade pode significar transformação positiva. Saiba como tirar partido de uma saudável concorrência. Uma aula imperdível do SEBRAE

> Seguro de Responsabilidade Civil : até onde vai a responsabilidade da agência de viagens para com seu passageiro?
Mario Gasparini - Diretor da Interface Seguros

Ouça o que o especialista diz sobre o que fazer quando o vulcão estoura ou o rio transborda e seu passageiro está viajando. É possível se precaver? De quem é a culpa?

> Boas Práticas: Hotelaria Adaptada, Ocupação 100%!
José Fernandes Franco - Proprietário do Hotel Campo dos Sonhos

Recomendações de um hoteleiro que tem quase 100% de ocupação o ano todo depois que tornou seu hotel adaptado para pessoas com deficiência e da terceira idade.



DIA 21 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

PAINEL

12h30 - 13h15

Painel: Blog de Viagem - O Poder de Influenciar Escolha de Destinos e Roteiros

Moderador: Artur Luiz Andrade - Blog Panrotas
Caco de Paula - Editor Chefe - Abril/Turismo
Deusa Rodrigues - Diretora, Designer Tours
Francisco Ancona Lopez - Presidente - Ancona Lopez Publicidade
Romina Rozensztajn - Business Development Manager TripAdvisor

Uma discussão das mais interessantes sobre a influência das mídias sociais, do boca a boca virtual na decisão e na compra de viagens. Os mais prestigiados blogueiros do trade e da mídia do consumidor, ao lado de operador de turismo e especialista em marketing para o Turismo debatem o poder deste novo canal, pontuam estratégias e fazem recomendações para as empresas de Turismo e pessoas que querem utilizar a ferramenta com eficiência ou conhecer os novos canais da web.




1- RODADA DE OFICINAS DO CONHECIMENTO DAS 13H30 – 14H00

> Adaptabilidade: Um Viajante Diferenciado. Recomendações Práticas para Hotéis, Atrações e Companhias Aéreas
Ricardo Shimosakai – Diretor da Agência Turismo Adaptado

Formado em Turismo e usuário de cadeiras de rodas. Ricardo gosta de viajar sozinho. Ele conta sua experiência em viagens pelo Brasil e pelo exterior e faz recomendações pontuais sobre como lidar com pessoas com deficiência e atender suas expectativas. O agente de viagens, hoteleiro, companhias aéreas, cruzeiros marítimos e qualquer outro segmento envolvimento com viajantes com necessidades especiais não pode perder estas recomendações.

> Oportunidades em Cruzeiros Marítimos: como promover e atrair diferentes tipos de passageiros.
Francisco Ancona Lopez - Publicitário Especializado no Segmento Marítimo

Ouça o que diz um especialista em cruzeiros marítimos sobre esse mercado que tem crescido e se transformado de forma constante nos últimos anos. Saiba o que um cruzeirista quer nas suas férias. Conheça as dicas para satisfazer os seus desejos. E mais: venda este tipo de viagem para todos os tipos de viajantes, desde idade, interesse e limites de orçamentos.

> Painel - Mapear a Competitividade Empresarial das Agências de Viagens gera benefícios? - HORÁRIO ESPECIAL- 13h30 - 14h30
Karla Buzzi - Coordenadora Técnica do Proagência II - ABAV Nacional
Valéria Barros - Coordenadora do Projeto Sebrae Nacional
Num mundo onde as mudanças são extremamente velozes, você tem observado o que o seu concorrente está fazendo? Dá para perceber quais são seus planos? Conhecer as estratégias do mercado afeta e beneficia diretamente o seu planejamento e ações. Veja o que dizem as especialistas da Abav e do Sebrae sobre competitividade.

2- RODADA DE OFICINAS DO CONHECIMENTO DAS 14h15 - 14h45

> Você Sabe Vender Turismo de Aventura e Ecoturismo?
Jean Claude Razel - presidente da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA)

Ecoturismo e aventura fazem um par perfeito, mas possuem suas particularidades. Conheça os desejos e vontades desse turista que ama e preserva a natureza. Como fisgá-lo? Ouça as recomendações práticas de quem entende do assunto.

> Turismo de Saúde - Um Segmento que cresce cada vez mais no Brasil
Mariana Palha - Fundadora da Plataforma Brazil Health

O turismo de saúde está crescendo e precisa de bons profissionais atualizados e decididos. Você seria um deles? Saiba o que esse mercado quer e garanta longa vida ao seu negócio. É um dos mais lucrativos e especiais segmentos de viagens.



3 - RODADA DE OFICINAS DO CONHECIMENTO DAS 15h15 - 15h45

> As Olimpíadas 2016 - A acessibilidade de transporte no Rio de Janeiro impacta o seu negócio.
Júlio Lopes - Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro

Para Olimpíadas o poder público vai ordenar e melhorar o tráfego a cidade, colocando uma nova dinâmica e gestão no vai e vem de pedestres e de carros no Rio de Janeiro. Saiba como isso vai afetar o seu negócio. Quem tem vende o Turismo do Rio de Janeiro vai se interessar em saber como a cidade está se preparando. Empresas de receptivo e agências de viagens encontrarão especial utilidade nesta apresentação.

> Como Aproveitar os Bons Negócios no Turismo Rural
Andreia Roque - Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural - IDESTUR

O tamanho continental e a vocação agro pecuária do Brasil é terreno fértil para o pleno desenvolvimento do turismo rural. Aprenda como o seu negócio pode tirar proveito desse segmento. Conheça o perfil do cliente de turismo rural e entre nesse novo e promissor mercado.



4 - RODADA DE OFICINAS DO CONHECIMENTO DAS 16h00 - 16h30

> Painel - Turismo Receptivo: como se preparar para a alta demanda?
Moderador: Gustavo Syllos - Diretor da Forma & Conteúdo
Rachel Havas - Vice-presidente da Havas Creative Tours
Rosa Helena Volk - Secretária de Turismo de Gramado

A Secretária de Turismo de Gramado apresenta a fórmula do sucesso no turismo receptivo de sua cidade que é exemplo para outros destinos brasileiros. Saiba conseguiram ser referência de alta qualidade no receptivo e Turismo de Eventos. E leve a fórmula também na sua cidade. Conheça as recomendações de especialistas.

> Mercado GLS: Como Atender Este Segmento
Clóvis Casemiro - Embaixador da International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA)

Especialista vai explicar tudo o que você precisa saber sobre este importante e lucrativo segmento. Conheça quais produtos e que tipo de comunicação funcionam e são recomendáveis.


A programação também está disponível no link:
http://www.feiradasamericas.com.br/Congresso/Programacao/

Comentários