Terno de Atiradores da Oktoberfest de Igrejinha relembra as tradições germânicas

Atração acontecerá nos domingos da 24ª Oktoberfest de Igrejinha, e procura levar aos visitantes uma tradição típica das festas de Ano Novo dos imigrantes alemães.

A partir de diversas atrações, brincadeiras e concursos, a Oktoberfest de Igrejinha procura resgatar e reviver as tradições típicas dos imigrantes alemães em nosso país. Um dos momentos que permite esse encontro com o passado é o Terno de Atiradores, uma atração típica das antigas festas de ano novo na Alemanha. Na 24ª Oktoberfest de Igrejinha, a tradição do Terno de Atiradores acontecerá nos dois domingos do evento (16 e 23), com início às 12h, próximo ao pavilhão do Kerb, no Parque de Eventos Almiro Grings. “Cada uma das tradições de nossos antepassados é revivida com muito respeito e muito carinho pela comunidade. Tudo isso está inserido no tema da festa deste ano, celebrar é viver”, ressalta Luiz Fernando Sohne, o Lux, Presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), promotora da festa.

Tradicionalmente, os grupos de Igrejinha participam dos desfiles alegóricos e, então, apresentam-se no Parque da Oktoberfest, dando salvas de tiros ao público visitante. Os dois grupos de atiradores de Igrejinha que participarão da atração são formados por pessoas da comunidade, que se reúnem para manter viva a tradição germânica.

Considerada uma das mais antigas tradições teuto-riograndenses, o Terno de Atiradores de Ano Novo é formado por um grupo de no mínimo 25 e no máximo 45 integrantes. Entre eles, são até 30 atiradores, um palhaço, um espantalho humano, um homem fantasiado de mulher, um homem negro, um homem responsável pelo “spruch”, que é o discurso de bons votos, geralmente feito em alemão, e os músicos – gaiteiro, violeiro, violinista – que, em alguns casos, é representado apenas pelo gaiteiro.

A 24ª Oktoberfest de Igrejinha ocorrerá de 14 a 23 de outubro de 2011, no Parque de Eventos Almiro Grings, no centro de Igrejinha/RS. A festa tem o patrocínio da Nova Schin. Na programação, estão confirmados os shows de Michel Teló, Lulu Santos e NXZero, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3545.1077 ou pelo site www.oktoberfest.org.br.

Comentários