São Paulo será palco da final do 4º Grand Slam de Xadrez



Realização do principal campeonato mundial de xadrez na capital paulista é resultado da cooperação internacional firmada entre as Prefeituras de São Paulo e Bilbao. Torneio será aberto no Brasil e terminará na Espanha.





Cada vez mais divulgada internacionalmente, São Paulo agora recebe os melhores enxadristas do mundo, que vão disputar aqui a final do 4º Grand Slam de Xadrez, entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro, no Parque do Ibirapuera. O título de vencedor do principal campeonato mundial será disputado pelo norueguês Magnus Carlsen, o indiano Viswanathan Anand (atual campeão do mundo), o armênio Levon Aronian, o norte-americano Hikaru Nakamura, o ucraniano Vassily Ivanchuk e o espanhol Paco Vallejo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 6, 7 e 20 do ranking mundial. Esta será a primeira vez que Anand enfrenta Carlsen, depois que o indiano perdeu a liderança do ranking mundial para o norueguês no mês de julho.



A final do 4º Grand Slam de Xadrez na capital paulista é uma realização da Prefeitura de São Paulo, com organização da SPTuris e Xeque & Mate e apoio das secretarias municipais de Esportes, Lazer e Recreação, de Educação e do Verde e do Meio Ambiente. O evento é resultado da cooperação internacional firmada entre as Prefeituras de São Paulo e de Bilbao no dia 8 de agosto.



A última etapa do campeonato é realizada no formato compartilhado: São Paulo sediará a primeira rodada e Bilbao receberá a segunda, de 5 a 11 de outubro. De acordo com as regras do Grand Slam, todos os enxadristas se enfrentam duas vezes, uma em cada cidade-sede.



Será realizado um total de 15 partidas em cada país, sendo três por dia. Elas serão iniciadas no mesmo horário, a partir das 15 horas, e terão duração média de quatro horas. Todas acontecerão dentro de uma sala de vidro, que garante aos jogadores a concentração máxima para o desafio. As partidas serão transmitidas em tempo real pela Internet.



Uma ampla programação de atividades ligadas ao xadrez também será oferecida no Parque do Ibirapuera no mesmo período, resultado de uma parceria com a Federação Paulista de Xadrez e a Xeque & Mate. Estão previstas aulas de introdução ao esporte e diversos torneios, inclusive com a presença dos Grandes Mestres Brasileiros. Haverá ainda uma área para partidas livres.



Sobre o 4º Grand Slam de Xadrez

O Grand Slam de Xadrez é o principal campeonato da atualidade e consiste num circuito de torneios internacionais realizado em várias cidades do mundo com a participação dos melhores jogadores do planeta. Geralmente participam entre seis e 12 Grandes Mestres em cada torneio classificatório e o campeão de cada etapa ganha uma vaga. Além deste critério, é feito um convite especial ao Campeão Mundial de Xadrez.



Os torneios classificatórios de 2011 foram realizados em Linares (Espanha), Wijk ann Zee (Holanda), Bazna (Romênia), Sofia (Bulgária) e Nanjing (China).



As finais das edições anteriores foram realizadas em Xangai (2010) e Bilbao (2009 e 2008).



Serviço:



Final do 4º Grand Slam de Xadrez

25 de setembro a 1º de outubro (com exceção do dia 29), a partir das 15 horas

Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 10)

Entrada gratuita

Comentários