GRUPO DE EMPRESÁRIOS BRASILEIROS E ITALIANOS DISCUTEM ASSUNTOS BILATERAIS NO 16º MEETING INTERNACIONAL, EM ROMA

Desenvolvimento tecnológico e investimentos industriais também estão entre os assuntos debatidos durante o evento realizado pelo LIDE na Itália

Organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido pelo empresário brasileiro João Doria Jr., o 16º Meeting Internacional é a primeira iniciativa brasileira a reunir um número expressivo de empresários para fortalecer relacionamentos e debater importantes questões entre corporações e governos de diferentes países. O evento acontece de 05 a 11 de outubro, em Roma (Itália) e contará com a presença de 160 empresários.
A política e a economia europeia estarão na pauta do próximo encontro, que abordará dentro do tema principal “Relações Econômicas e Integração Brasil/Itália”, assuntos essenciais para as nações, tais como:
• Oportunidades de investimentos Itália-Brasil;
• Investimentos industriais entre Itália e Brasil;
• Desenvolvimento tecnológico e oportunidades geradas pelos programas de inovação no Brasil.
Além da participação dos maiores CEOs brasileiros e empresários italianos, também estarão presentes autoridades dos dois governos, inclusive o ministro da Fazenda Guido Mantega, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e Robson Andrade, presidente da CNI – Confederação Nacional da Indústria do Brasil. Outros convidados especiais como Gherardo La Francesca, embaixador da Itália no Brasil, José Viegas, embaixador do Brasil na Itália, o presidente da Câmara, o deputado Marco Maia, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também prestigiarão o evento.
O primeiro tema a ser debatido durante o 16º Meeting será sobre fontes sustentáveis de energia, pois o atual cenário reforça ser esse um item prioritário na agenda política de todos os países. Além do aquecimento global, desafios como a demanda crescente de energia e a volatilidade dos preços do petróleo e do gás, ameaçam a economia mundial. Para se preparar, o Brasil necessitará de investimentos externos, de empresas que possuem know-how em energias alternativas e a Itália é um dos países que já possui esse conhecimento, além de negócios no Brasil voltados para energias renováveis.
Infraestrutura também estará na pauta, uma vez que o Brasil receberá, em breve, dois megaeventos esportivos - Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Ambos criarão oportunidades de negócios e desenvolvimento econômico para o país, mas também demandarão uma infraestrutura bem planejada e altos investimentos para suprir deficiências existentes, especialmente nas áreas de transportes, hotelaria e telecomunicação. Por isso, o governo, empresas privadas e entidades não-governamentais devem trabalhar juntos para criar um legado que permanecerá e beneficiará os vários setores da economia brasileira.
Outro tema importante que estará em discussão é a oportunidade de ampliação das relações bilaterais entre Brasil e Itália. Atualmente, o país europeu mantém uma participação modesta nos investimentos estrangeiros no Brasil e, por isso, é visto como grande aliado nos próximos anos. O Brasil já conta com importantes empresas italianas instaladas no país como Fiat, TIM, Parmalat, Ferrero, Pirelli, Barilla, entre outras. É importante lembrar que Brasil e Itália assinaram recentemente um acordo de parceria estratégica que prevê compromissos recíprocos sobre grandes questões mundiais e possíveis áreas de colaboração, como o turismo e a infraestrutura.
SOBRE O MEETING INTERNACIONAL - É uma iniciativa brasileira de reunir empresários, grandes corporações e governos de diferentes países com o objetivo de fortalecer relacionamentos e debater importantes questões, com temas de desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Meeting Internacional é realizado anualmente e é o maior evento brasileiro fora do país. A programação é composta por seminários, palestras, atividades de relacionamento, estimulando negócios e networking entre os CEOs e convidados. O evento já foi realizado na República Dominicana, Argentina, México, África do Sul, Aruba, Chile, Uruguai, Portugal e Colômbia.
SOBRE O LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui sete anos de atuação, registrando crescimento de 700%. Atualmente são mil empresas associadas (com os braços regionais), que representam 46% do PIB privado nacional. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Comentários