FOZ DO IGUAÇU NA COMEMORAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DO TURISMO DIA 14



Foz do Iguaçu e região elaborou uma agenda com muitos eventos para comemorar a Semana Mundial do Turismo e este ano terá como tema, “Turismo e a aproximação das Culturas”. As atividades vão começar no dia 14 de setembro e vão até 12 de outubro. O tema deste ano pretende enfatizar a importância que as viagens têm no encontro entre as diversas culturas do mundo, especialmente nos tempos em que mais de novecentos milhões de pessoas fazem viagens nacionais ou internacionais, seja a lazer ou negócios.
A região Trinacional Iguaçu e Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu são os mais legitimo representantes desse tema, pois agrega diferentes etnias e expressões culturais, derrubam barreiras e integram as culturas. Foz do Iguaçu, que está na divida com as cidades de Puerto Iguazu/AR e Ciudad del Este/PY, abriga povos de 72 etnias que mesclam respeitosamente suas culturas e costumes e convivem harmoniosamente entre si.
Ainda tem mais um diferencial que é preponderante diante do contexto, pois oferece atrações turísticas que atraem a atenção do mundo e milhares de pessoas atravessam continentes para conhecer as Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional e diversos outros atrativos localizados em diferentes pontos da região. São cidades que abrigam diferentes nacionalidades brasileiras, onde oferecem culturas e costumes através da arquitetura, da gastronomia, da religião para os visitantes curiosos desta miscelânea de povos.
O evento objetiva sensibilizar a população e de forma consciente sobre as riquezas culturais que a Região das Três Fronteiras e Municípios Lindeiros oferece aos seus moradores, mas principalmente aos visitantes, sejam brasileiros ou estrangeiros.
Essa miscelânea de povos e culturas também movimenta a economia, uma vez que através dos atrativos turísticos e os centros de compras, infraestrutura hoteleira e alimentar, geram empregos constante e profissionalizam sua gente, que precisa estar ligada ao avanço mundial dos diferentes setores econômicos do Planeta. Isso faz com que o Destino Iguaçu seja um fomentador e promotor das cidades localizadas ao longo do Lago de Itaipu, Ciudad Del este/PY e Puerto Iguazu/AR, que estão em plena ascensão.
Veja no site www.semanamundialdoturismo.com.br toda a programação que envolvem todas as cidades que se integraram nesta ação que comemoração da semana Mundial do Turismo.
COMEMORAÇÃO - O dia 27 de setembro foi instituído como o Dia Mundial do Turismo, em 1980, pela Organização Mundial do Turismo - OMT, instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas. A data foi escolhida por coincidir com um marco importante para a história do turismo no mundo: o aniversário de adoção dos Estatutos da OMT (em 27 setembro 1970).

O objetivo do Dia Mundial do Turismo é promover o conhecimento para a comunidade internacional sobre a importância do turismo, e seus valores sociais, culturais, econômicos e políticos, cuidando ainda dos impactos causados pela atividade, além de se observar a importância na resolução dos problemas relacionados à igualdade social.

ORGANIZAÇÃO - Em Foz do Iguaçu, a programação é desenvolvida pelo Comitê organizador da Semana Mundial do Turismo, formado pelo GT4 do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu e pelo Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos. O Fórum é um órgão colegiado que representa a instância de governança regional de turismo, com entidades públicas e privadas ligadas a atividade turística, que visa integrar e fomentar as ações que buscam o desenvolvimento turístico sustentável da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.

Texto: Silvana Canal/Cannal Comunicação

Comentários