ETAPA BRASILEIRA DO MUNDIAL DE KITESURFE COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA NO RIO GRANDE DO NORTE



Campeão do Tour por antecipação, o holandês Youri Zoon é um dos destaques da competição


Depois das belíssimas disputas do Volkswagen Kite Tour, é hora dos melhores velejadores do mundo entrarem em cena. A partir desta quarta-feira (14.9), a briga pelo título do Kitesurf Wind Riders, etapa de Freestyle do Circuito Mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association), promete esquentar ainda mais o clima em Barra do Cunhaú (RN). Mais de 40 atletas, de 10 países, já confirmaram presença na competição, que depois de dois anos está de volta ao Brasil.

“As condições aqui são realmente muito boas. É a primeira vez que venho pra Barra do Cunhaú e fiquei impressionado. O campeonato com certeza vai ser bem bacana”, disse o espanhol Alex Pastor, segundo colocado do ranking.

Além de Alex, nomes como Kevin Langeree (HOL), Sebastian Garat (FRA), Ariel Corniel (DOM) e Tom Hebert (FRA) já estão há mais de uma semana treinando na raia do campeonato. Youri Zoon, campeão mundial por antecipação, também já está no Brasil. O holandês, que ainda não perdeu nenhuma bateria nesta temporada, está animado para disputa e garante que fará de tudo para manter sua invencibilidade.

“ Não é porque eu já conquistei o título, que posso relaxar. Estou treinando forte e espero conseguir terminar a temporada invicto”, disse Youri.

Representando a bandeira verde-amarela, nomes como: Reno Romeu (RJ), sétimo colocado do ranking mundial, Eudázio Silva (CE), campeão brasileiro em 2009 e líder da temporada 2011, Carlos Madson (CE), atual campeão brasileiro, Silvio Villarim (RN) e Evandro Silva (CE) . Entre as mulheres, a paulista Bruna Kajiya, que briga pelo vice-campeonato, e a cearense Martina D’Eustáquio, de apenas 13 anos, revelação do Volkswagen Kite Tour.

A espanhola Gisela Pulido, que como Youri, conquistou o título por antecipação, não participa da disputa.

Depois da etapa brasileira, que oferece 37 mil dólares de premiação, o Circuito Mundial da PKRA faz sua penúltima parada em Nova Caledônia, de 23 a 27 de novembro.

Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da PKRA, o Kitesurf Wind Riders tem o patrocínio da Volkswagen, co-patrocínio da Associação de Kitesurf e Surf do Estado do Rio Grande do Norte (AKSRN), Associação Viva Barra e Ministério do Turismo, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e Emprotur.

Programação

14 de setembro
11h30/18h – Possível início de competição

15 de setembro
11h/18h – Freestyle

16 de setembro
11h/18h – Freestyle

17 de setembro
11h/18h – Freestyle

18 de setembro
11h/16h – Finais Freestyle
16h – Cerimônia de Premiação


Ranking Mundial :

Masculino

1- Youri Zoon – HOL – 4000 pontos
2- Alex Pastor – ESP - 3445 pontos
3- Alberto Rondina – ITA – 3080 pontos
4- Marc Jacobs – NZL – 2915 pontos
5- Tom Hebert – FRA – 2295 pontos
6- Robisson Hillario – DOM -2250 pontos
7- Reno Romeu – BRA – 2230 pontos

Feminino

1 – Gisela Pulido – ESP – 4000 pontos
2 – Karolina Winkowska – POL – 3540 pontos
3 – Bruna Kajiya – BRA – 3370 pontos
4 – Joanna Litwin – POL – 2920 pontos

Comentários