Destino Iguaçu é o preferido dos turistas mexicanos




A abertura de um novo vôo diário, ligando Cidade do México a São Paulo, fortalecerá o mercado brasileiro, principalmente Foz do Iguaçu. Isto porque a Terra das Cataratas é o destino preferido de turistas mexicanos, de acordo com pesquisas da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo). A informação foi repassada pelo secretário de Turismo, Felipe Gonzalez.
A partir do dia 30 de outubro, a TAM passa a operar um vôo direto e diário para Cidade do México, com saída do Aeroporto de Cumbica durante o dia, e com retorno da capital mexicana no período noturno.
A nova opção facilita a vinda dos turistas para o Destino Iguaçu, pois, desde a extinção da Varig, os mexicanos usam outros portões de entrada da América do Sul, como Buenos Aires, Lima e Assunção para entrar no Brasil.
“As famílias se hospedam em hotéis de outros países, movimentam a economia destas cidades e depois vêem para o Brasil. Esse novo vôo possibilitará o inverso. Segundo pesquisas da Embratur, o primeiro atrativo escolhido entre os mexicanos é as Cataratas do Iguaçu”, comentou Gonzalez.
Outro ponto positivo para aumentar a visitação ao Destino Iguaçu é a flexibilização do visto. Os dois países simplificaram a entrada dos turistas. Por exemplo, os brasileiros interessados em conhecer o México precisam apenas de uma autorização eletrônica (SAE), fornecida pela embaixada. As empresas aéreas são habilitadas pelo consulado para emitir o documento, válido durante 30 dias.
De olho neste mercado, a Secretaria Municipal de Turismo, dentro da Gestão Integrada do Turismo, vem promovendo ações no México. Em 2010, a estratégia “Foz do Iguaçu – Destino do Mundo” foi divulgada na 1ª Feira Internacional de Turismo das Américas (FITA).
Neste ano, em março, também houve divulgação do destino na XIII Feira Turística Expo Mayoristas, realizada na Cidade do México, Puebla e Mérida. O evento, em formato Roadshow, proporcionou apresentações dos produtos, serviços e infraestrutura de Foz do Iguaçu para os agentes daquele país.
Neste ano, novamente, o Destino Iguaçu será representado na FITA, entre os dias 21 a 25 de setembro, no México. A estimativa é que a 2ª edição do evento receba 15 mil visitantes entre público e profissionais do setor.
O Anuário Estatístico da Embratur apontou que, em 2010, mais de 67 mil mexicanos vieram ao Brasil. A maioria visitou o país a lazer e permaneceu em média treze dias no país. O estudo demonstrou também que os visitantes têm a intenção de retornar ao país. De acordo com dados do Instituto Chico Mendes/Parque Nacional do Iguaçu, 3.930 turistas do México visitaram as Cataratas do Iguaçu ano passado.
“Vamos intensificar a ação comercial e apoiaremos a ida de empresários para realizarem negócios durante mais esta Feira. A divulgação do Destino Iguaçu vai aumentar a demanda que já existe”, acredita o secretário.

Comentários