COMEÇA A TEMPORADA DE ALUGUEL DE CASAS PRIVATIVAS NO REFÚGIO ECOLÓGICO CAIMAN

É em meados de setembro que o Refúgio Ecológico Caiman (REC) começa a operar no sistema de Private Villas. Os hóspedes podem alugar uma das duas pousadas – Baiazinha e Cordilheira – e dessa forma, desfrutar de toda a exclusividade de uma casa privativa, sem perder o conforto e a praticidade que um hotel oferece.

O sistema de Private Villas foi implantado em 2010 e desde então mais de 200 hóspedes já alugaram sua própria casa no pantanal, sendo 93 estrangeiros e 109 brasileiros. Quem já passou pelas Private Villas comenta que a sensação de conforto e liberdade é única - “os hóspedes podem jantar de pijamas ou caminhar de meias, já que estão em sua casa privativa”, comenta Juliane Rosa, gerente de marketing do REC. “È uma liberdade que só é possível quando você está cercado por natureza e pessoas próximas”, diz.

Pelo sistema de Private Villas, que vai de 11 de setembro a 31 de dezembro, as diárias custam R$7.842,00 e incluem pensão completa – café da manha, almoço, jantar e lanches durante os passeios - e também passeios e atividades. Os hóspedes têm flexibilidade de horários, podendo agendar as atividades de acordo com suas preferências. Entre as atividades preferidas estão o safári e a cavalgada, mas também é possível fazer caminhadas em trilhas, canoagem e outros programas regulares que o destino oferece. Além disso, todos os passeios são acompanhados pelos Caimaners – guias naturalistas, graduados e bilíngues em inglês e português – e também por guias nativos que conhecem profundamente a fauna e flora locais e a cultura pantaneira.

Alugar sua própria casa no pantanal é uma experiência única em que famílias, amigos ou grupos específicos que queiram desfrutar desse santuário, ou ainda, usar a viagem para pesquisa ou observação da fauna e flora locais da maior planície alagada do planeta com o conforto de acomodações luxuosas e excelente gastronomia.

Serviço:
Refúgio Ecológico Caiman
Estância Caiman S/N – Pantanal – Zona Rural – MS
Reservas: (11) 3706-1800 ou caiman@caiman.com.br
www.caiman.com.br

Sobre o Refúgio Ecológico Caiman:
Com uma área de aproximadamente 53 mil hectares, a Estância Caiman, hoje Refúgio Ecológico Caiman (REC), surgiu em 1985. A denominação de REC visa reunir as três atividades que dividem o mesmo espaço físico: Estância Caiman (fazenda de criação extensiva de gado de corte), Pousada Caiman (operação de ecoturismo pioneira no Pantanal de Mato Grosso do Sul) e Programa de Conservação da Natureza, que além de parceiros com diversos projetos científicos como o Projeto Arara-Azul e o Projeto Papagaio-Verdadeiro, desenvolve amplo contato e intercâmbio com universidades e mantém uma Reserva Particular de Patrimônio Natural de 5, 6 mil hectares.

Todas essas atividades têm como objetivo, a troca de informação e experiências, com uma gradual interdependência entre todas elas. O resultado é o maior controle das ações econômicas e ambientais, que deverão sempre procurar atingir a sustentabilidade da presença do homem no Pantanal, em harmonia com o meio ambiente.

Acomodações:
O Refúgio Ecológico Caiman é formado por duas pousadas (Baiazinha e Cordilheira), com operações independentes. Em todas, é oferecido o mesmo contato com a fauna, flora e cultura pantaneira, bem como o mesmo padrão de serviço, com piscina, ar condicionado nos apartamentos, banheiros privativos com banho aquecido, fontes de corrente alternada de 110 volts, sala de estar com TV e DVD, bar e restaurante. Já na infra-estrutura central da fazenda o hóspede conta com central para telefonia e fax, acesso à internet, enfermaria, loja de souvenires, e sistema de rádio – o que facilita a comunicação e segurança em toda a área da fazenda, entre guias, supervisores e gerências, tanto da operação hoteleira quanto da pecuária.

Com o formato de uma ave de asas abertas, a Pousada Baiazinha fica a 9km da Sede. Sua estrutura sobre palafitas sustenta seis apartamentos standard duplos, com capacidade para até 12 pessoas. Situada às margens de uma baía de águas claras, proporciona um ambiente mágico e acolhedor aos seus hóspedes.Já a Pousada Cordilheira dispõe de 5 suítes com quarto e sala duplas com capacidade para até 10 pessoas. Localizada a 13km da Sede, foi construída com tijolos e erguida sobre palafitas. Situada às margens de uma mata de cordilheira, integra-se perfeitamente à natureza que a rodeia.

Em todas as pousadas, o valor da diária inclui pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), lanche durante os passeios, all inclusive de bebidas (exceto alcoólicas), atividades regulares – como a caminhada, o safári fotográfico e a cavalgada -, e o acompanhamento dos guias. Só não estão inclusos traslados e taxa ambiental.

Sobre os projetos ambientais:
Criada oficialmente em 2004, a RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) e seus 5,6 mil hectares abrigam e garantem a proteção de muitas espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Com o objetivo de desenvolver parcerias com projetos nacionalmente reconhecidos e de grande impacto em prol da conservação do Pantanal, o REC vem ganhando projeção nacional e internacional e, atualmente, abriga projetos de preservação de espécies em extinção. São eles: Projeto Arara Azul (coordenadora Neiva Guedes) e Projeto Papagaio Verdadeiro (coordenadora Gláucia Seixas), que visam acompanhar e monitorar a evolução destas espécies ameaçadas de extinção.

A área da RPPN foi escolhida com o auxílio da equipe da Universidade de São Paulo, ESALQ, através de fotos de satélite e engloba a mais representativa região da fazenda, de forma que o maior número de diferentes habitats esteja dentro dela. Podemos encontrar nestes 5,6 mil hectares: cerradões, campinas, carandazais, cerrado baixo, vazantes, corixos, capões e cordilheiras.

Comentários