SIEGBERT ZANETTINI APRESENTA PRIMEIRO EMPREENDIMENTO PÚBLICO DE BRASÍLIA EM PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO LEED



O arquiteto faz palestra na Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo, no dia 29 de agosto

Experiências bem sucedidas de construções ecoeficientes, que respeitam padrões internacionais de sustentabilidade, serão apresentadas durante a 2ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo. De 29 a 31 de agosto, os mais importantes profissionais do setor participam do principal fórum de discussão sobre construções verdes do País. O evento é promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com o apoio e coordenação do Green Building Council Brasil.

O arquiteto Siegbert Zanettini é um dos palestrantes convidados, e vai apresentar o case do Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública do Distrito Federal. O projeto foi desenvolvido pela Zanetini Arquitetura em parceria com a arquiteta Sandra Henriques, do TJDFT.

Zanettini dará mais detalhes sobre o empreendimento, considerado a primeira obra pública do Centro-Oeste a seguir critérios internacionais de construção sustentável, e que está em processo de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design®).

A construção utiliza o máximo aproveitamento da iluminação natural e ventilação cruzada em todos os ambientes, que garantem economia de energia e diminui a necessidade do uso de ar-condicionado. Sem esquecer de valorizar e integrar o prédio à paisagem do entorno, o projeto também privilegiou terraços e cobertura verdes, laje ajardinada na garagem, jardins térreos e a construção de telas de sombreamento voltadas para as faces de sol nascente e poente integradas aos jardins horizontais, que amenizam o calor e humanizam o ambiente.

A palestra de Siegbert Zanettini será no dia 29 de agosto, às 14h40. No mesmo dia, Rick Fedrizzi
presidente e fundador do Greenbuilding Council nos Estados Unidos, aborda o tema “Expectativas de mercado frente a evolução do movimento de Green Building no mundo". João Luiz Valim Batelli, representando o Ministério do Meio Ambiente, fará palestra sobre "Como nosso Governo está encorajando a construção sustentável.

Projetos ecoeficientes

Histórias de sucesso de construções verdes também são destaques na Conferência, como os cases internacionais da sede do jornal The New York Times, por Glenn D. Hughes, Presidente da Glenn Hughes Consulting Associates (EUA); “Certificação a custo de construção inferior ou igual à construção tradicional”, por Colin K. Rohlfing, da Sustanable Design Leader (EUA); e “Edifício de alta performance”, com Larry G. Wash, Presidente de Serviços Globais, Setor de Soluções Climáticas da Ingersoll Rand (EUA). Os “Resultados da Pesquisa Global Energy Efficiency Indicator 2011” (Indicadores de Eficiência Energética), serão apresentados por Clay Nesler, Vice-Presidente Global de Energia e Sustentabilidade, Johnson Controls (EUA);


As obras dos grandes eventos esportivos também estão entre os temas importantes do evento: “Plataforma Verde e Legado sustentável para a Copa 2014”, palestra de Josemar Picanço, Gerente de Meio Ambiente da Coca-Cola Divisão Brasil.


Ao final do primeiro dia, os participantes poderão assistir a palestra “Abordagem Holística de como construir comunidades sustentáveis”, apresentada por Hooper Brooks, Diretor de Programas Internacionais do The Prince´s Foundation for the Built Environment (Reino Unido); e “O efeito ilha de calor nas cidades, seus impactos e soluções”, com Hashem Akibari, Cientista chefe do Lawrence Berkeley National Laboratory (EUA).


Serviço:
2ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo
Data: 29 a 31 de agosto
Local: Fecomercio
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo (SP)
Horário: Das 9 às 18 horas
Mais informações: www.expogbcbrasil.org.br

Comentários