RECORDE DE INSCRITOS MARCA O PRIMEIRO DIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE KITESURFE


Volkswagen Kite Tour, que acontece até domingo (11/08) na praia do Cumbuco, começou com provas de Regata e Freestyle

Ventos fortes e constantes, muito sol e recorde de inscritos na categoria Freestyle marcaram o primeiro dia do Volkswagen Kite Tour 2011, na praia de Cumbuco, no município de Caucaia (CE). Até domingo (14/08), os principais velejadores do país, que brigam por valiosos pontos no ranking brasileiro, promovem um espetáculo de manobras e radicalidade na capital nacional do kite. E foram os atletas da Regata, uma das categorias mais disputadas do kitesurfe, que abriram a competição.

Até o momento, domínio total dos atletas de João Pessoa (PB). Nayara Licarião, que briga pelo tetracampeonato, dominou o feminino ao vencer as quatro regatas disputadas nesse primeiro dia. Já entre os homens, após uma disputa acirrada com Victor Adamo (SP) na segunda prova, quem lidera é o também paraibano, Wilson Bodete, que venceu todas as baterias do dia.

“Estou muito satisfeito por ter conseguido 100% de aproveitamento até aqui. Isso me dá mais força para continuar no topo nas outras regadas desta etapa”, disse Bodete, que comemorou muito suas vitórias.

Na primeira bateria, Bodete fez uma excelente prova, liderando com tranqüilidade desde o início.Victor Adamo (SP) terminou em segundo e George Feitosa foi o terceiro. No feminino, Nayara Licarião (PB) foi a primeira a cruzar a linha de chegada, seguida por Carol Freitas (RJ). Luana dos Anjos não completou a prova.

Na segunda prova, apesar da vitória, Bodete dividiu, quase que todo o tempo, a primeira colocação com Victor, que após cair não conseguiu mais alcançar o paraibano. George Feitosa (PB) manteve a terceira colocação e, no feminino, Nayara foi mais uma vez a campeã. Nas duas baterias restantes, os lideres não tiveram dificuldade para manter a invencibilidade, conquistando assim, pontos preciosos para o ranking.

E se a briga pelo título na Regata já começou a “mil por hora”, entre os atletas do Freestyle, o clima é de muita expectativa. Hoje (11/08), foi realizada a primeira fase das provas masculinas e femininas que, nesta primeira etapa bateram recorde nacional de inscritos, 8 no feminino e 32 no masculino.


“Estou muito feliz com esta primeira etapa, principalmente por saber que é o recorde de meninas inscritas no Freestyle. Elas são o futuro do kite e estão surgindo com muita técnica e garra”, disse Sammy Marins (SC), que amanhã enfrenta a carioca Carol Freitas na segunda etapa da categoria.


Após passarem pelo Qualify, 16 meninos foram classificados para a primeira etapa do campeonato, com destaque para os locais de cumbuco,Tomás Teixeira e Romário Souza, que surpreenderam a todos com seus vôos e incríveis manobras. Amanhã, às 8h, a categoria Freestyle dá início ao segundo dia de campeonato.

Nesta temporada, o Volkswagen Kite Tour 2011, que oferece R$ 120.000,00 em prêmios, passará por cinco estados. Depois da etapa cearense, será a vez do Rio Grande do Norte receber as pipas coloridas, de 08 a 11 de setembro (Freestyle, Wave e Regata). De 06 a 09 de outubro, os atletas das categorias Wave e Freestyle vão enfrentar os ventos fortes de Florianópolis. Já a disputa no Regata acontece em Ilhabela (SP), de 27 a 30 de outubro. A grande final, que volta a reunir atletas de todas as modalidades, acontece no Rio de Janeiro de 15 a 19 de dezembro.

CLíNICAS
Em parceria com a Secretaria de Esportes de Caucaia, a Volkswagen está oferecendo clínicas de Kitesurfe a convidados que nunca tiveram contato com o esporte. As aulas são ministradas por Tomas Teixeira, competidor da categoria Freestyle.

Durante os cinco dias do campeonato, os alunos terão contato com as noções básicas do esporte, como manuseio de equipamentos, segurança e técnicas de velejo.

Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da ABK e da CBVM, o Volkswagen Kite Tour 2011 tem o patrocínio da Volkswagen e apoio da Secretaria de Turismo de Caucaia.

Pontuação da categoria Regata
Masculino:
Wilson Bodete (PB) – 2,8 pts
Victor Aamo (SP) – 8 pts
George Feitosa (PB) – 15 pts
Pedro Montenegro (PB) – 18 pts
Roberto Veiga (SC) – 18 pts
Ricardo Dutra (PB) – 19 pts

Feminino:
Nayara Licarião (PB) – 2,8 pts
Carol Freitas (RJ) – 8 pts


Comentários