A PARTIR DO DIA 29, SÃO PAULO SEDIA A 2ª EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

A segunda edição do principal fórum de discussão sobre construções sustentáveis do País, a Greenbuilding Brasil – Conferência & Expo, começa na próxima semana, dia 29 e vai até o dia 31 de agosto, na sede da Fecomércio, em São Paulo.

O evento é realizado anualmente pelo GBC Brasil e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, e vai reunir especialistas, empresários, consultores, além de profissionais do setor, que vão discutir as melhores práticas, soluções e tendências em projetos verdes.

“As expectativas do mercado frente à evolução do movimento de Greenbuilding no mundo” será o tema de abertura da Conferência, com palestra ministrada por Rick Fedrizzi, fundador e presidente do USGBC (EUA), organização responsável pela certificação LEED, principal registro do segmento.

Segundo o GBC Brasil, a construção civil é um dos setores que mais agride o meio ambiente, sendo responsável pelo consumo de 21% da água tratada, 42% da eletricidade, 25% das emissões de CO2 indiretas e 65% da geração de resíduos.

E, ao contrário do que ainda se pensa, as construções verdes não têm custos elevados. Em relação à obra convencional, o valor pode ser de 2% a 7% maior. Mas esses custos são rapidamente pagos pela economia na operação (manutenção, água, energia, segurança e TI) que pode chegar a 9% durante a vida útil do empreendimento. Além disso, um prédio verde tem payback de 3 a 5 anos, enquanto o convencional se dá entre 5 e 10 anos.

No espaço destinado à exposição, produtos e serviços ‘verdes’ poderão ser conferidos pelos visitantes das 14 às 19hs. No Congresso, os mais recentes estudos e projetos de profissionais mundialmente conceituados serão apresentados das 9 às 18hs. No último dia do evento, 31, os participantes poderão conferir na prática os resultados e benefícios da construção sustentável, através de visitas técnicas a empreendimentos certificados com o selo LEED.

Sobre o Green Building Council Brasil:
O Green Building Council é uma organização não governamental que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil, por meio de sua atuação junto ao governo e à sociedade civil, capacitação técnica de profissionais, disseminação de informações, práticas e conhecimentos e promoção de processos de certificação. Além de disseminar e apoiar as iniciativas do setor, atua fortemente na capacitação técnica de profissionais dos vários elos do setor da construção. Site: www.gbcbrasil.org.br.

Serviço:
2ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo
Data: 29 a 31 de agosto
Local: Fecomercio
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo (SP)
Horário: 9 às 18 horas (Conferência); 14 às 19 horas (Exposição)
Mais informações: www.expogbcbrasil.org.br

Comentários