PARANAGUÁ PARTICIPA DO I FESTIVAL DE TURISMO DO LITORAL DO PARANÁ


A cidade de Paranaguá(PR), participa do I Festival de Turismo do Litoral do Paraná que acontece de 18 a 21 de agosto, no Centro de Eventos da cidade de Morretes, no Paraná. Sete cidades do litoral paranaense participam do evento, promovido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná(ADETUR). Segundo o presidente da entidade , Carlos Agnata, este primeiro evento será em Morretes, mas depois deverá ser itinerante e Paranaguá é forte candidata para sediar no próximo ano, complementa o presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá(PR), Luiz Fernando Lima . A expectativa é receber no festival cerca de três mil pessoas durante o evento.



Com o tema: Turismo, Dinamizando o litoral o Ano todo, o evento tem como objetivo promover a divulgação do litoral do Paraná, numa ação da Adetur em parceria com instituições afins para sensibilizar e conscientizar sobre a importância da atividade turística e seus benefícios para a comunidade e empresários da região. O evento tem como público alvo, empresários locais, estudantes de turismo , agentes de operadores de turismo, agentes públicos que atuam na área de turismo, e público em geral.

Entre os temas serão debatidos temas relacionados com o turismo de aventura e ecoturismo no mundo e no Brasil, turismo náutico, com uma palestra sobre terminal turístico de Paranaguá. A ABETA estará presente com palestra sobre turismo de aventura e ecoturismo. Outro tema debatido será sobre as oportunidades na copa do mundo de 2014, pelo Sebrae e FGV.

De acordo com Carlos Agnata, durante o evento, serão realizados seminários, mostra de artesanato, oficina de produção associada ao turismo, visitas técnicas a Ilha do Mel,turismo histórico, passando por roteiros: Antonina Histórica, Paranaguá histórica e Morretes histórica, visita a Pontal do Paraná, entre outros . Também haverá uma arena da Abrasel, onde vários chefs internacionais estarão presentes. Segundo Agnata, o litoral do Paraná tem um grande potencial para mergulho, e para o turismo náutico, e para isso estão preparando a região para receber grandes navios de cruzeiros, e ressaltou que já existe projeto de uma marina pública e um terminal de passeios.

Comentários