PARANAGUÁ E ILHA DO MEL NO PARANÁ , DOIS LUGARES ESPECIAIS NO TURISMO BRASILEIRO











A cidade de Paranaguá, a 91km de Curitiba no Paraná, um dos 65 destinos indutores do turismo do país, tem um grande mercado no turismo de negócios. Durante a semana os hotéis ficam com ocupação excelente, com executivos, empresários, gestores que passam na cidade a negócios, comemora o gerente do San Rafael hotel, Célio Reis de Souza. Segundo ele, que também é presidente da Câmara de Hotéis e Restaurantes de Paranaguá, o hotel tem 12 anos no mercado e afirma que tem ótima ocupação, que na semana a ocupação chega em torno dos 90%, fomentando o turismo de negócios, inclusive ele já fechou com um grupo de franceses para maio de 2012 e receberá 25 empresários da França para dias no hotel San Rafael em Paranaguá.

Célio Souza adiantou ainda que o coordenador dos meios de hospedagem da FIFA, Félix Cambiazzo esteve em Paranaguá visitando alguns hotéis, dos quais San Rafael hotel e Camboa resort , que foram escolhidos para atender os grupos que virão para a copa do Mundo de 2014. A cidade de Paranaguá irá sediar alguns treinos.
O empresário Eduardo Magalhães, diretor do hotel Camboa resort, salienta que tanto o turismo de negócios como de lazer vão muito bem. No Camboa dispõe de área para eventos até 400 pessoas, e está sempre ocupado. Segundo ele, Paranaguá se desenvolveu muito bem e hoje o turismo de negócios fomenta o mercado, mas o turismo de lazer também, tanto que chega fins de semana, férias e o hotel está lotado, frisou ele. São 134 apartamentos suíte, standard, com toda uma área de infra-estrutura de lazer, kids club para atender a demanda. Também dispõe de outro hotel de menor porte, com 38 apartamentos, na cidade de Antonina, localizada a cerca de 50km de Paranaguá, onde realiza muitas festas de casamentos.”Acredito no potencial do turismo da região, com a predominância de turistas de Curitiba, São Paulo, Rio Grande do Sul), e contando com a parceria de grandes operadoras como CVC, Trend, Bancorbrás,entre outras”, disse ele.

Paranaguá, cidade portuária, uma cidade tranqüila, onde o povo é super hospitaleiro, conta com 170 mil habitantes. São dez hotéis cadastrados no Ministério do Turismo, e o turismo vem crescendo na cidade como forte potencial no mercado turístico nacional e internacional. O prefeito José Baka Filho vem investindo ,inaugurando obras e revitalizando centro histórico, e está construindo o maior aquário do Brasil e conclusão prevista até o final do ano.A prefeitura de Paranaguá, através da Fundação municipal de Turismo de (Fumtur) vem promovendo eventos na cidade, em prol do desenvolvimento .

PORTO DE PARANAGUÁ
O Porto de Paranaguá é considerado o maior porto do Brasil em relação a graõs e é o segundo maior porto depois do porto de Santos (SP).O porto é um dos mais importantes e estratégicos portos do Brasil. Em 76 anos de história o porto de Paranaguá evoluiu ao ritmo do progresso. Hoje o porto dispõe do cais comercial, píer de inflamáveis, de granéis líquidos e de fertilizantes, além de dolphings para movimentação de veículos . Com sua localização estratégica e uma das melhores infra-estruturas portuárias da América Latina, o porto movimenta cargas como soja, farelo, milho, sal, açúcar, contêiners, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos. Seus principais mercados exportadores são: China, Argentina, Alemanha,França, Rússia,México , Coréia do Sul, Suécia e entre os mercados importadores estão China, Argentina, Estados Unidos,Alemanha, Israel, entre outros.


Paranaguá, uma cidade tranqüila, onde o povo é super hospitaleiro, conta com 170 mil habitantes. São dez hotéis cadastrados no Ministério do Turismo, e o turismo vem crescendo na cidade como forte potencial no mercado turístico nacional e internacional. O prefeito José Baka Filho vem investindo ,inaugurando obras e revitalizando centro histórico, e está construindo o maior aquário do Brasil e conclusão prevista até o final do ano.

SERVIÇOS:

Onde ficar: San Rafael hotel
Rua Júlia da Costa,185-Centro- Paranaguá(PR)
WWW.sanrafaelhotel.com.br
e-mail sanrafaelhotel@uol.com.br

Camboa resort
Rua João Estevão, s.n – Paranaguá-PR
WWW.hotelcamboa.com.br
(41)3432-3267
Líder hotel
Rua Júlia Costa, 169 - Centro Histórico
Paranaguá - PR
www.liderhotelparanagua.com.br/


GASTRONOMIA

BARREADO É ATRAÇÃO EM PARANAGUÁ , NO PARANÁ

O Barreado, prato típico paranaense tem sua origem nos sítios dos pescadores do litoral , sabendo-se que em Paranaguá, Guaraqueçaba, Antonina, Morretes e Guaratuba é preparado há mais ou menos três séculos. Mais tarde este prato passou a ser consumido pelo caboclo, sobretudo no carnaval. O nome do prato originou-se da expressão “Barrear” a panela com um pirão de cinza ou farinha de mandioca para vedar o vapor em seu interior.

Compõe o prato, carne, toucinho e temperos, sendo um dos mais saborosos do país. Sua origem perde-se no tempo, sendo preparado há mais de 200 anos no litoral paranaense.
Sua verdadeira origem se confunde com o surgimento do “Entrudo”, hoje conhecido como carnaval. No decorrer dos três dias do entrudo, o caboclo do litoral parava seus afazeres para somente se dedicar ao fandango e comer. Só parava à meia noite de terça-feira quando achavam-se exaustos das “bateções de pés”. Para agüentar tal maratona se alimentavam nestes dias de um único prato: o Barreado.
No Paraná o Barreado é muito popular, mas deve-se sempre experimentar e optar por pouca pimenta, o prato já tem um bom tempero.

SAIBA COMO FAZER O BARREADO:
Ingredientes:
5k de carne bovina (lombo, agulha, peito, coxão mole, patinho,etc) cortadas em cubos
Meio quilo de toucinho defumado picados em pedaços bem pequenos;
03 cebolas grandes picadas
03 dentes de alho amassados
01 folha de louro
01 colher de sopa rasa de cominho em pó
01 colher de chá de pimenta do reino
01 maço de salsinha e sal a gosto

MODO DE PREPARAR
Colocar a carne em uma vasilha grande, depois coloca-se o restante dos ingredientes sobre ela. Misturar bem todos os ingredientes com a mão e deixar descansar por mais de duas horas. Após o tempo sugerido, colocar tudo dentro de uma panela de barro de 15 litros (nunca usar panela de metal ou pressão). Em seguida colocar água suficiente para cobrir a carne e tampar a panela.
COMO FECHAR A PANELA:
Prepara-se com água fria e farinha de mandioca natural( que não tenha sido retirada a goma, pode-se encontrá-la no litoral do Paraná), uma massa com consistência que não seja nem dura nem mole, que se possa modelar. Com a tampa já na panela, tapa-se toda a beirada da tampa por onde o vapor d´água sai. O envoltório de massa de farinha de mandioca deve ter no mínimo 3cm de espessura e uns 7 a 10 cm de largura.

COMO COZINHAR:
Cozinhar em fogo lento aproximadamente durante 12 horas de preferência na véspera ou 01 dia antes, podendo ser esquentado na hora de servir.

COMO SERVIR:
Coloca-se 02 ou mais colheres de farinha de mandioca no prato, e com uma concha retira-se da panela um pouco do caldo fervente e mistura-se com a farinha fazendo um pirão escaldado. A seguir , acrescenta-se porções de carne sobre o pirão.

ACOMPANHAMENTO:
Banana, laranja e arroz. Cachaça pura
RENDIMENTO:
10 pessoas

Em Paranaguá , a 91km de Curitiba, no Paraná tem a Casa do Barreado, que pelo décimo ano consecutivo foi considerado o melhor da culinária paranaense pelo Guia Quatro Rodas. A Casa do Barreado pertence a dona Norma Santos de Freitas(hoje presidente do Conselho Municipal de Turismo-Comtur) e existe desde 1996. A casa tem o Barreado como carro chefe. O estilo Buffet, onde o próprio cliente prepara o pirão do caldo, da carne com a farinha de mandioca, serve-se de banana e do arroz. Estão incluídas no preço da refeição as cachaças produzidas na região e as sobremesas caseiras. Durante a semana só atende com reserva. Maiores
informações: Rua José Antônio Cruz,78- Ponta do Caju- Paranaguá-PR
referência: próximo ao hotel Gamboa
(41)3423-1830- 3423-3935
e-mail casadobarreado@hotmail.com




UM LUGAR PARADÍSIACO EM PARANAGUÁ: ILHA DO MEL
A Ilha do Mel ,área tombada pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Estado do Paraná, está localizada no litoral norte do Estado , no município de Paranaguá. Paraiso dos surfistas, lugar especial para quem gosta de tranqüilidade e sossego e curte a natureza. Com cerca de 100 pousadas, muitas de luxo, outras exóticas, mas para todo tipo de bolso, a ilha é algo fantástico. Para chegar a ilha somente de barcos, que leva em média uma hora e meia até duas horas, e custa por pessoa cada trecho R$15,00, mas a viagem é tranqüila e com uma paisagem muito linda, a vegetação e os navios de carga que passam pertinho que vão em direção ao porto. Sempre bom levar um lanchinho no barco, pois não há nada para comprar. Há duas paradas no percurso, a Brasília (que é a primeira) e Encantadas (segunda parada). Na ilha, só se anda a pé, não tem carro, nem motos, tem sim e várias bicicletas, tudo vem de Paranaguá( comida, bebidas, material de construção,etc).. Mas na ilha, há escolas até o ensino médio e também duas casas de lan house. A Ilha é administrada pela competente Susi Marcos, que vive do turismo e administra sua pousada das Meninas .Na Ilha do Mel, em Brasília sempre acontece na segunda quinzena de julho, o festival da Tainha da Ilha do Mel, um evento que acontece há 17 anos e reúne toda a comunidade da ilha que vive do turismo.
POUSADAS NA ILHA DO MEL
Onde ficar:
Enseada das Conchas
Praia do Farol –Cx postal 09-Cep 83251-000
e-mail info@pousadaenseada.com.br
WWW.pousadaenseada.com.br

Pousada das Meninas
Praia do Farol das Conchas, sem numero-Paranaguá-PR
e-mail contato@pousadadasmeninas.com.br
(41)3426-8023
WWW.pousadadasmeninas.com.br

Pousada Grayagan Surf resort
Praia Grande
e-mail grajagan@grajagan.com.br
WWW.grajagan.com.br
(41)3426-8043

Pousada das Gêmeas
e-mail silbritez@bol.com.br
WWW.ilhadomelonline.com
(41)9917-1261 (Silvia)
(41)9204-1223(Simone)

Pousada Treze Luas
Praia de Fora
WWW.pousadatrezeluas.com.br
(41)3426-8067

Pousada Astral da Ilha
Praia Farol das Conchas
contato@astraldailha.com.br
WWW.astraldailha.com.br
(41)3426-8196

Pousada Villa Verde e pizzaria
Praia do Farol
WWW.pousadavillaverdeilhadomel.com.br
(41)3426-9173


Agradecimento especial ao prefeito José Baka Filho, ao presidente da Fumtur, Luiz Fernando Lima, a Dayanny de Oliveira, a todos da equipe Fumtur,Carmem, Gabriel, Sr.Gerson, o motorista Joel, a assessora de imprensa do prefeito, Thais Coldibelli, ao jornalista Osvaldo Capetta, a todos os jornalistas que conheci. Agradeço os que fazem o hotel Líder, Célio do hotel San Rafael, Eduardo Magalhães do Hotel Camboa.Ao presidente da Soamar, ao restaurante Barreado, a simpatia do Dr. Alaor





...A todos de Paranaguá, ao povo muito simpático e hospitaleiro, ao Márcinho pelo almoço no restaurante Danúbio.. Agradeço aos que fazem a ilha do mel, Susi,Branca, Michele que me receberam muito bem, adorei, obrigada por tudo. Foi excelente, Paranaguá é uma cidade linda e a ilha do Mel um sonho...um diamante lapidado toda a região!

Um destino que indico e assino embaixo...Um lugar especial no coração do Paraná....





Achei muito interessante a reunião que o prefeito de Paranaguá(PR), José Baka Filho promove toda segunda-feira as 8h da manhã com todo o secretariado, e ao vivo para todo o povo de Paranaguá pela internet...A reunião é proveitosa, o prefeito cobra, reinvindica e ouve todos, esta é uma boa , imagine se todos os prefeitos fizessem isso...

Comentários