JAMAICA, UMA ILHA, UM PARAÍSO PRONTO PARA A PRÓXIMA VIAGEM



Com 10.991 quilômetros quadrados, a Jamaica é aproximadamente do tamanho de metade do Estado de Sergipe, e está localizada a 322 quilômetros (200 milhas) do litoral do Estado americano da Flórida no oeste do mar do Caribe. Originalmente vulcânica, a ilha é montanhosa, com picos que chegam a 2.256 metros (7.402 pés) de altura, superiores a quaisquer outros na metade oriental da América do Norte. As montanhas atravessam o centro da ilha e são rodeadas por estreitas planícies costeiras e praias de areia branca. Mais de 120 rios e muitas cachoeiras irrigam o solo. Grande parte da ilha é de calcário com cavernas e recifes, fornecendo filtros naturais para a água. Frondosos pinheiros e flores do hemisfério norte crescem nas altas montanhas do leste, onde as noites podem ser frias e o uso de agasalhos é às vezes necessário.

A planície da costa sul lembra as savanas africanas ou as planícies indianas contrastando suas rochas negras com suas praias de areia branca. As nascentes de água mineral são tão ricas quanto as de Baden Baden, na Alemanha e suas florestas tropicais desenham uma paisagem esmeralda que lembra o sul da Inglaterra, com a diferença de contar com uma infinidade de palmeiras.

MONTEGO BAY DEVE SER UM SONHO, UM DIA IREI CONHECE

R.

Localizada na costa noroeste da Jamaica, Montego Bay (Baía de Montego) é conhecida como o “resort por excelência”, onde as praias de areia branca são cercadas por árvores floridas e as colinas pontilhadas de palmeiras apresentam um cenário exuberante de longos trechos de campinas ondulantes. Chamada de “el golfo de buen tiempo” (golfo do bom tempo, em espanhol) por Cristóvão Colombo, se tornou o principal porto de comércio de banha (manteca em espanhol), e ganhou o título de Bahia de Manteca. Mais tarde, o açúcar e a banana assumiram as exportações como os principais produtos comercializados a partir deste porto.

Muitas vezes chamada apenas de Mo-Bay, Montego Bay cresceu e prosperou, tornando-se o principal destino turístico do país e sua segunda maior cidade. Oferece mais quartos do que qualquer outra parte da ilha. A variedade é imensa: hotéis de cinco estrelas com planos europeus de taxas (excluídas as refeições); hotéis localizados em grandes propriedades com sofisticadas instalações para convenções; disputados resorts com serviços tudo incluido; pequenas e intimistas pousadas; pensões; e até algumas das mais luxuosas residências do Caribe. Grande parte dessas propriedades oferece ainda uma ampla gama de atividades no local.

Atrações Culturais

Montego Bay oferece excelentes galerias de arte a serem visitadas. Entre elas a Galeria “West Indian Art Gallery” e a Galeria “Bay Gallery”. Edifícios históricos marcam a geografia do local com destaque para a igreja “St. James Parish Church”, construída entre 1775 e 1782, e a “The Cage”, uma prisão temporária do século 19, usada para escravos fugitivos e marinheiros rebeldes, e que agora funciona como um museu.

Histórias fascinantes cercam as plantações ao redor das lendárias Casas Grandes que povoam toda a paisagem. A mais famosa é a Rose Hall, assombrada pelo fantasma famoso de Annie Palmer, quem assassinou três maridos antes de encontrar sua morte sangrenta nas mãos do seu amante escravo. Uma grande coleção de fotografias expostas na loja da Rose Hall apresenta as aparições fantasmagóricas aos visitantes.

A Greenwood Great House, construída por um primo da poetisa Elizabeth Barrett Browning há mais de dois séculos, é outra Casa Grande da região belamente mantida e apresenta uma coleção fascinante de raros instrumentos musicais.

Águas Medicinais

No início do século XX, a praia Doctor’s Cave Beach desenvolveu uma notável reputação graças ao poder medicinal do mar naquele ponto do litoral. Visitantes viajavam grandes distâncias para banharem-se nas águas dali, que alguns acreditam ser capaz de curar diversas doenças. Sua popularidade ainda é enorme entre os moradores locais que se associaram para terem direito aos privilégios especiais de praia. O público em geral é bem-vindo para visitar esta praia por uma pequena taxa de entrada.

Opções Esportivas

Montego Bay oferece cinco campos de golfe de 18 buracos, com diferentes graus de desafio, ao longo da bela costa: o Cinnamon Hill Golf Club no Rose Hall Resort & Country Club; o Half Moon Golf Club; o SuperClubs Golf Club em Ironshore; o Tryall Golf Club; e o White Witch Course no Ritz-Carlton Rose Hall.

O mergulho é espetacular nas águas protegidas do Montego Bay Marine Park, com 26 quilômetros quadrados (10 milhas quadradas) de recifes de corais repletos de peixes exóticos. Pescadores de águas profundas em busca do procurado marlim azul podem também alugar ali barcos e tripulações de diversas empresas de charter. Iatismo é levado a sério aqui e o Montego Bay Yacht Club é um popular ponto de encontro de iatistas vindos de todas partes.

Os parques da região são ótimas opções para as famílias: o Aquasol Theme Park, com seu “banana boat”, parapentes e escorregadores aquáticos e o Animal Farm, onde os visitantes podem explorar o habitat natural de aves exóticas e aprender sobre os benefícios da eletricidade solar.

O Chukka Caribbean Adventures em Sandy Bay tem um estábulo com 100 cavalos e oferece tours de equitação percorrendo as montanhas e seguindo para a praia por uma trilha através da água. Tours de Jeep atravessam a floresta chuvosa de Montpelier. Trilhas para bicicletas de montanha, canoagem e passeios em veículos de tração total também são muito populares aqui.

Localizada um pouco fora de Montego Bay, em Lucea Hanover, encontra-se a mais recente adição à família de o Dolphin Cove . Com 23 acres, é o maior parque de atrações com golfinhos do mundo. Ele oferece três emocionantes programas interativos com os golfinhos. Daqui a pouco haverá programas de mergulhos com raias e nado com tubarões.

Outro esporte muito popular na área são as compras, e o Mercado de Artesanato da Harbour Street é um dos locais favoritos dos turistas, com vendedores oferecendo cestas de palha, artigos de couro artesanal, tapeçarias, batiks e esculturas de madeira e osso. Perto dali, duty-free shops cercam os visitantes com artigos de luxo que vão desde a cashmere escocesa até jogos de jantar, cristais, perfumes, charutos e bebidas.

Excursões e Diversões

Os visitantes podem alimentar na mão os colibris, tizius e dezenas de outras espécies das mais coloridas aves caribenhas na estação Rocklands Bird Feeding em Anchovy. E podem se aventurar ainda mais longe: partindo de Montego Bay, excursões seguem para quase todos os locais da ilha, incluindo os montes de pedra calcária de Cockpit Country, onde os lendários Maroons, descendentes dos escravos que fugiram dos espanhóis, ainda vivem na cidade de Accompong.

Falmouth, uma cidade do século 18 na localizada na costa perto de Ocho Rios, preserva as características originais das suas casas georgianas. Passeios de rafting partem daqui, levando os visitantes ao longo do rio Martha Brae, nome herdado de uma menina índia Arawak conhecida por seus poderes sobrenaturais. Perto dali, excursões a cavalo são oferecidas na Good Hope Plantation, onde quilômetros de trilhas atravessam os campos. As diversas atividades organizadas pela companhia Chukka Caribbean Adventures Tours são muito populares entre os visitantes que viajam em cruzeiros.

Ação Permanente e Culinária Tentadora

Cenário do anual Air Jamaica Jazz & Blues Festival, em janeiro, e agora também do Jazz & Blues Festival Jamaica e Reggae Sumfest Festival, em julho, Montego Bay é uma parte particularmente animada da ilha. Populares eventos temáticos semanais atraem tanto moradores quanto visitantes para os bares e restaurantes da Gloucester Avenue, conhecida como o Hip Strip, onde a música, a dança, a comida e a bebida são oferecidas em um clima de festival de rua. O Margaritaville é um dos restaurantes favoritos daqui, com mesas ao ar livre, além de um ambiente interno intimista. De dia, crianças e adultos desfrutam da emoção de um grande escorregador que vai do deck superior do restaurante até as ondas do mar, uma atração ao mesmo tempo desafiadora e divertida, assustadora e irresistível.

Do reggae ao rock, clubes em toda a área fornecem os visitantes uma variedade infinita de diversão noturna. Restaurantes são igualmente variados, e vão desde o leitão ou frango picantes do casual Pork Pit, a atmosfera relaxante na praia do Time N ‘Place perto de Falmouth, à elegância clássica do terraço do restaurante Round Hill Resort à beira-mar, a apenas alguns quilômetros a oeste, onde são servidos pratos da moderna e criativa cozinha jamaicana. Ali também o turista tem a oportunidade de encerrar de forma emocionante o dia com cruzeiros ao pôr-do-sol.

Acomodações

Montego Bay é famosa por seus grandes resorts, com acomodações sofisticadas e intensos programas de entretenimento todas as noites. Um grande número de pequenos hotéis e pousadas oferecem charme e serviço personalizado com grande cordialidade a quem chega a esse recanto da ilha jamaicana.


Comentários