DESTAQUES DO PRIMEIRO DIA DE PALESTRAS DO GREENBUILDING BRASIL CONFERENCE: COCA-COLA E SIEGBERT ZANETTINI

Começou hoje, 29, o principal encontro de discussões sobre construções sustentáveis em toda a América Latina. Sediado na FECOMÉRCIO-SP, a 2ª na Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo, traz palestras nacionais, internacionais e uma amostra de produtos e serviços. Até amanhã, o evento segue neste formato. Na quarta-feira, 31, os participantes participam de visitas técnicas a empreendimentos registros com o selo LEED - o principal certificado da construção sustentável em todo o mundo. Confira abaixo, os destaques do ciclo de palestras da tarde do primeiro dia.


COCA-COLA REDUZIU 43% DE ÁGUA NA FABRICAÇÃO DE BEBIDAS

Número foi apresentado na Greenbuilding Brasil Conference e mostra como as fábricas brasileiras da empresa estão mais sustentáveis

Josemar Picanço, Gerente de Meio Ambiente da Coca-Cola Brasil, fechou hoje, a primeira manhã de palestras da Greenbuilding Brasil Conference & Expo, que está sendo realizada, na sede da Fecomércio, em São Paulo.

Com o tema “Plataforma Verde e Legado Sustentável para a Copa 2014”, o engenheiro explicou como as fábricas da empresa vêm se reestruturando através da Visão 2020, uma análise feita sobre o futuro da empresa e do mercado com enfoque no desenvolvimento sustentável de longo prazo.

Ao lado dos gerentes de três fábricas localizadas em Manaus, Maceió e Paraná (todas em estágios finais do processo para obtenção do certificado LEED - Leadership for Energy and Environmental Design), Picanço falou sobre geração de eficiência e o retorno de investimento dessas fábricas nos estados que irão sediar a Copa do Mundo de 2014.

De 2005 a 2011, houve 43% de redução do consumo de água na fabricação das bebidas e 31% de redução no uso de energia. “Cinco anos atrás, o consumo de água nas fábricas era em média de 5 litros por cada litro de bebida produzida. Atualmente, estamos na faixa de 2 litros e a meta é chegar a 1.8 litros em 2012”, afirma o executivo.

A plataforma verde enfatiza o consumo consciente de água e energia, além da redução da produção de resíduos sólidos e aumento da reciclagem. Dentre as soluções aplicadas nas plantas da Coca-Cola Brasil estão: reuso da água da chuva para instalações de banheiros (mictórios e descargas), torneiras e chuveiros com acionamento automático, maior aproveitamento de luz natural na área de linha de produção e a implantação de telhados verdes que proporcionam grande equilíbrio térmico durante todo o ano.


BRASIL TEM POTENCIAL PARA AMPLIAR PROJETOS SUSTENTÁVEIS

Siegbert Zanettini, do escritório Zanettini Arquitetura e professor titular da FAU-USP, foi um dos convidados para o primeiro dia de palestras da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo, que acontece até amanhã (30), na sede da Fecomércio, em São Paulo.

O experiente arquiteto falou com a maestria e descontração de quem já assinou uma vasta gama de projetos ecoeficientes que há muito se faz no Brasil. Com mais de 40 anos de profissão e 50 de magistério, Zanettini apontou para o fato de no Brasil a construção civil não estar adequada para nossos recursos e reais necessidades.

“Aqui no Brasil temos condições mais que propícias para resolver problemas de escassez das matrizes energéticas. Há anos faço uso de tecnologias limpas em empreendimentos no país, reduzindo o período de execução das obras e evitando desperdícios.

Sustentabilidade não é uma coisa de agora, mas agora as questões são outras: é preciso unir investimento com conhecimento”, disse o arquiteto.

Zanettini apresentou cases obtidos ao longo de 40 anos de experiência com eco-eficiência e sustentabilidade. Dentre os projetos, destaca-se o Fórum do Meio Ambiente construído em Brasília. O primeiro Fórum Verde no Distrito Federal, desenvolvido em parceria com a arquiteta Sandra Henriques, é considerada a primeira obra pública do Centro-Oeste a seguir critérios internacionais de construção sustentável, atualmente em processo de certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design®.


Serviço:
2ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo
Data: 29 a 31 de agosto
Local: Fecomercio
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo (SP)
Horário: Das 9 às 18 horas
Mais informações: www.expogbcbrasil.org.br

Comentários