COMEÇA AMANHÃ A PRIMEIRA ETAPA DO VOLKSWAGEN KITE TOUR 2011


A competição reunirá atletas do Freestyle, Regata e Wave a partir desta quinta-feira, na Praia do Cumbuco, no Ceará

Agraciada por ventos fortes e constantes durante todo o ano, as pipas coloridas fazem parte do cenário da Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, já considerada a capital do Kitesurfe no Brasil. Por isso, a partir desta quinta-feira (11/08), a região servirá de palco para os melhores kitesurfistas do Brasil, que até domingo (14/08) disputarão o topo do ranking nacional, na primeira etapa do Volkswagen Kite Tour 2011, o campeonato brasileiro, com competições das três modalidades do esporte.

A Secretária Municipal de Turismo de Caucaia, Diana Gomes, que esteve presente nesta quarta-feira na estrutura montada na areia para receber a competição, ressaltou a importância de grandes eventos como este para o desenvolvimento do local.

“O nosso município está se desenvolvendo muito bem em pouco tempo. Já abrigamos uma siderúrgica e uma refinaria. Eventos deste porte, com grandes patrocinadores, proporcionam aos nossos jovens a possibilidade de representar Caucaia no esporte, o que eles em feito muito bem”, disse a Secretária.

No cenário nacional, novos talentos vêm surgindo e muitos deles do Ceará, principalmente no Freestyle. É o caso dos jovens, Carlos Madson, atual campeão brasileiro, Eudásio Silva, campeão brasileiro em 2009, Set Teixeira , de apenas 14 anos e Romário Souza, que prometem fazer frente aos “veteranos”, como Reno, Tomás Teixeira e Evandro Silva garantindo boas disputas no renovado Volkswagen Kite Tour 2011.

Sílvio Lobato, Secretário de Esportes, também presente no local do evento, lembra da importância da competição para a vida social dos jovens do município.

“A maioria destes jovens são de origem humilde, sem condições de arcar com o custo de equipamentos para praticar o esporte e os que se destacam, têm a sorte de receber doações. Por isso, estamos trabalhando para oferecer escolinhas esportivas, com equipamentos doados. Devido à visibilidade que a competição oferece à cidade, mais investidores se aproximam o que só faz aumentar o desenvolvimento local e social dos habitantes daqui”.

CLíNICAS
Em parceria com a Secretaria de Esportes de Caucaia, a Volkswagen oferecerá clínicas de Kitesurfe a convidados que nunca tiveram contato com o esporte. Nove alunos da Escola Municipal Helena Aguiar serão sorteados para participarem das aulas, que serão ministradas por Tomas Teixeira, competidor da categoria Freestyle e local de Cumbuco.

Durante os cinco dias do campeonato, os alunos terão contato com as noções básicas do esporte, como manuseio de equipamentos, segurança e técnicas de velejo.

Nesta temporada, o Volkswagen Kite Tour 2011, que oferece R$ 120.000,00 em prêmios, passará por cinco estados. Depois da etapa cearense, será a vez do Rio Grande do Norte receber as pipas coloridas, de 08 a 11 de setembro (Freestyle, Wave e Regata). De 06 a 09 de outubro, os atletas das categorias Wave e Freestyle vão enfrentar os ventos fortes de Florianópolis. Já a disputa no Regata acontece em Ilhabela (SP), de 27 a 30 de outubro. A grande final, que volta a reunir atletas de todas as modalidades, acontece no Rio de Janeiro de 15 a 19 de dezembro.

Os atletas que ainda quiserem participar da primeira etapa, devem se apressar. As inscrições poderão ser feitas através do site www.brasilkitetour.com.br.

Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da ABK e da CBVM, o Volkswagen Kite Tour 2011 tem o patrocínio da Volkswagen e apoio da Secretaria de Turismo de Caucaia.

Comentários