Capital de Roraima será palco do Campeonato Brasileiro e Latino-Americano de Formação em Queda Livre

Paraquedistas do Brasil e da América Latina desembarcam em Boa Vista nesta semana para mais um encontro de adrenalina e manobras radicais. A capital de Roraima recebe pela primeira vez o Campeonato Brasileiro e Latino Americano de Formação em Queda Livre (FQL), de 2 a 7 de setembro, na área de saltos “Barra do Vento”, localizada na BR 174 – sentido Manaus-AM, a 25 km da capital.
As exibições serão apresentadas das 8h às 18h durante os seis dias, com entrada gratuita. Para os atletas interessados em participar da competição, as inscrições estarão abertas até o dia 2 de setembro. Para participar, é preciso acessar o site www.cbpq.org.br, ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição.
A decisão sobre a cidade-sede foi anunciada no início em abril pela Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq). O evento é considerado a principal competição do país, servindo para determinar os representantes para competições internacionais.
Os organizadores pretendem reunir, pelo menos, 100 atletas competidores, além de paraquedistas amadores, praticantes de vôo livres, pessoas ligadas à ecologia, meio ambiente, turismo, esportes radicais, ecoturismo, turismo de aventura de vários países e comunidade local.
A realização do campeonato na cidade foi possível graças à intervenção direta da Federação de Paraquedismo do Estado de Roraima (Feper), com apoio do Sebrae no estado.
“Pela primeira vez o campeonato brasileiro terá a participação de atletas da América Latina, e isso é um grande feito para Roraima. Já temos, até o momento, 100 atletas inscritos. Durante esses dias, a cidade ficará cheia de turistas, que ajudarão a divulgar o nome de Roraima nas grandes capitais brasileiras e em outros países como Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai, além de paraquedistas do Brasil”, diz Glenn Linhares, presidente da Feper.
Turismo
A diretora-superintendente do Sebrae em Roraima, Luciana Surita, afirma que o evento ajuda promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas ao fomentar o empreendedorismo, tanto do turismo de eventos quanto do ecoturismo.
“É importante destacar que o campeonato já conta com a parceria do Convention & Visitors Bureau, o que representa a inserção de Boa Vista no circuito de turismo de aventura, ecoturismo e esportes radicais”, afirma.
Ela justifica que o evento fortalecerá e mobilizará toda a infraestrutura do turismo da cidade, envolvendo diretamente os setores de hotelaria, gastronomia, transporte, turismo de aventura entre outros, e ajudará a firmar a imagem de Roraima como um destino de turismo esportivo e de lazer projetando esse conceito para todos os países da América Latina.

Comentários