Assinado acordo de irmandade entre Gramado e Levico-Terme



As cidades de Gramado e Levico-Terme (Itália) selaram ontem (28/08) o acordo de irmandade, um ano depois de se iniciarem as tratativas de gemellaggio (como é chamado pelos italianos). Os diretores do Festival do Turismo de Gramado (Festuris), Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, participaram da solenidade, acompanhados de uma comitiva de gramadenses, entre eles, o vice-prefeito Luia Barbacovi, e o presidente da Câmara de Vereadores, Giovani Colório. O documento foi assinado por Barbacovi e pelo prefeito de Levico-Terme, Gianpiero Passamani.
A ideia nasceu após uma visita da diretora do Festuris, Marta Rossi, à região italiana, em 2010. “Quando estive em Levico-Terme, descobri que vários sobrenomes que temos hoje presentes na comunidade, como Libardi, Broilo, Vettorazzi e Benvenuti, são originários de lá. Além disso, a vocação turística caracteriza as duas cidades”, conta. Em novembro do ano passado, um grupo de Levico-Terme, liderado pelo secretário de Cultura do município italiano, Werner Acler, esteve em Gramado, durante o 22º Festival do Turismo, para selar a intenção entre os municípios. Com o acordo, fica facilitado o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural entre os municípios.
Levico-Terme é uma cidade turística de oito mil habitantes, situada em uma região montanhosa da província de Trento, ao norte da Itália, que tem como maior atração uma estação de águas termais. A viagem foi organizada pela Áster Business & Travel, inaugurada no final do ano passado pelas empresárias Julia Prade e Ana Rizzo, de Porto Alegre. Julia acompanhou e guiou todo o roteiro, que se estendeu por uma semana e teve encerramento com a solenidade realizada neste domingo.
Fotos: Passamani e Barbacovi assinaram acordo neste domingo

Comentários