LAN apresenta seu primeiro Relatório de Sustentabilidade 100% virtual

A LAN Airlines lançou hoje (5/7) seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. Além de ser uma das primeiras companhias aéreas da região a ter essa ferramenta, a LAN é pioneira na elaboração desse documento, no formato virtual. Nesta primeira edição, a companhia informa as principais cifras sociais, ambientais e econômicas de 2010 e presta conta das ações, impactos, projetos e benefícios nos países em que opera.

“O crescimento da LAN vai ao encontro do desenvolvimento sustentável que entendemos não somente econômico, mas também como evolução social e ambiental, que se traduz em compromisso real e concreto com nossos grupos de interesse e a sociedade. Neste sentido, a sustentabilidade nos apresenta desafios e oportunidades que, sem dúvida, permitirão fazer cada vez mais concreta e real nossa visão de ser reconhecida como uma das 10 melhoes companhias aéreas do mundo”, afirma Enrique Cueto, vice-presidente executivo da LAN.

No referido relatório é possível encontrar, também, a Estratégia de Sustentabilidade da LAN, que se apoia em oito pilares fundamentais. Compreende ações no âmbito da ética, do meio-ambiente, da segurança, dos clientes, dos fornecedores, dos trabalhadores, da comunidade e da excelência na operação. E, ainda, os investimentos da companhia em infraestrutura, patrimônio natural e cultural da região e a promoção de destinos turísticos (para quantificar: dos 17 milhões de passageiros que voaram LAN durante 2010, 44% foram em viagens de turismo).

O documento detalha o programa “Cuido mi Destino”, que a LAN implantou com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do turismo sustentável da América do Sul, trabalhando em conjunto com a comunidade.

Compatível com as políticas de sustentabilidade, todo CO2 que se utiliza para elaborar o relatório impresso e distribuí-lo, foi compensado, pois na versão virtual (em formato PDF) foi reduzido o uso de papel e tinta.



Números relevantes



· 77 quilos de CO2 emitidos por cada 100 RTK, (uma das menores taxas de emissões de CO2 por passageiro da indústria aérea mundial).

· 6,9 anos da idade da frota (a média mundial da indústria é de 11 anos).

· 4% de redução de consumo de combustível, graças à incorporação de winglets (dispositivos que vão nas asas dos aviões).

· 423.932 Gigajaules reduzidos por novas práticas de maior Eficiência Energética.

· US$ 22 milhões de investimentos em capacitação de mão de obra.

· 3.956 pessoas se beneficiaram com movimentações internas em toda a holding.

· 93% de satisfação dos clientes com os serviços de passageiros.

· 4,3 milhões de sócios LANPASS.

· 78,3% das compras realizadas pela empresa foram de fornecedores locais nos países em que a LAN opera.

· A companhía entregou 2.118 passagens aéreas para ajuda humanitária.

· 3.500 crianças participaram dos programas “Conociendo LAN”.

· 380 estudantes participaram do programa “Cuido mi Destino”.

Para ter acesso ao conteúdo do relatório, acesse www.lan.com ou, diretamente, o endereço: http://www.lan.com/es_cl/sitio_personas/reporte_sostenibilidad_2010/index.html

Comentários