Cidade se prepara para a 24ª Oktoberfest de Igrejinha




A festa da cultura alemã ocorrerá de 14 a 23 de outubro. Serão 36 bandas e grupos musicais que animarão 75 bailes. Ao todo, mais de 300 horas de boa música, diversão e confraternização.

Com diversas atrações especiais, entre elas Michel Teló, Lulu Santos e NXZero, a programação da 24ª Oktoberfest de Igrejinha, de 14 e 23 de outubro, celebrará a vida e também as heranças culturais trazidas pelos imigrantes alemães. Com o slogan “Celebrar é Viver”, a festa proporcionará aos visitantes um encontro com o passado. Luiz Fernando Sohne, o Lux, presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), promotora do evento, destaca que um dos objetivos é transportar aos dias de hoje os sentimentos de vitória e superação dos desbravadores alemães. “A Oktoberfest foi criada para resgatar as nossas tradições, lembrar das lutas, dificuldades e, também, das vitórias, pois só assim, revivendo nossas origens, podemos seguir em frente”, declara Lux. “Toda a programação do ano, desde as atividades já realizadas até as previstas para os próximos meses, estão inseridas nesse conceito de resgate da nossa história”, enfatiza o Presidente.

Nesta edição, serão 36 bandas e grupos musicais que irão animar os 75 bailes com mais de 300 horas de boa música, dança e diversão. As apresentações de Lulu Santos e Brilha Som serão financiadas pelo Ministério do Turismo (MTur). E não faltarão novidades, como o 1º Chá das Soberanas, no dia 21 de agosto, quando ocorrerá a escolha da 1ª Seniorin da Oktoberfest, a rainha da Terceira Idade da festa. As candidatas têm até o dia 22 de julho para se inscrever, com limite de 15 vagas. Os cartões para o chá, no valor de R$ 12,00 cada, já estão disponíveis na sede da Amifest.

Outra atração é o tradicional evento de lançamento da festa, o Igrejinha Fest, agendado para o dia 10 de setembro, no Parque de Eventos Almiro Grings, com a escolha do Bübchen (menino) e Mädchen (menina) da festa e show da banda Papas da Língua apresentando seu novo trabalho, Bloco na Rua. Fazem parte do evento atrações do Arte em Cena, com apresentação do grupo de danças folclóricas alemãs Kirchleinburg, bailes com bandas típicas alemãs e shows com bandas regionais e nacionais. Entre elas estão a banda típica União dos Velhos Tempos, a Baila Baila e a Brilha Som.

Já em outubro, na reta final para a Oktoberfest, ocorre a Carreata do Chopp. Os caminhões carregados com cerca de 50 mil litros de chopp Schincariol percorrem as cidades da região anunciando a chegada da grande festa.


24ª Oktoberfest de Igrejinha!

No dia 14 de outubro, começa a programação da Oktoberfest de Igrejinha. Entre as bandas típicas, se destacam a Macega Show e a União dos Velhos Tempos, além de outras oito bandas. O evento também contará com a presença de bandas tradicionais, como a Hopus, La Montanara, K’necus, Happy Brass, Choppão, Os Montanari, Banda do Caneco, além de mais outros sete grupos musicais, como Portal da Serra e Os Atuais. Nesta edição, o evento trará também atrações internacionais como a Oel’n Kapel e Austria Quintett.

Já entre os shows nacionais, destaque para Lulu Santos, no dia 14; Laluna e Vinícius, no dia 16; Os Federais, no dia 20; NXZero, no dia 21; Os Formigos, no dia 22; e Michel Teló, no dia 23.

ATRAÇÕES

Michel Teló
Michel Teló! Resolveu “dar uma Fugidinha” e disparou no mercado musical entre os grandes artistas da música sertaneja. Paranaense criado em Campo Grande (MS), o cantor começou a se aventurar pela carreira musical quando tinha apenas 12 anos. Sua primeira participação foi como integrante do Grupo Guri. Logo em seguida, fez parte da banda Santo Chão, mas se firmou foi como vocalista principal do Grupo Tradição, onde ficou 12 anos. Sua performance no palco, carisma e interação com o público renderam as primeiras participações de artistas sertanejos em trios elétricos. Em 2009, lançou o primeiro CD solo, Balada Sertaneja, ganhando destaque com a música “Ei, Psiu, Beijo, Me Liga”. Em 2010, Michel deu mais um grande passo, gravou seu CD/DVD com mais de 50 mil pessoas. Recentemente, Michel lançou o CD e DVD Michel Teló – Ao Vivo. No repertorio, estão canções como “Larga de Bobeira” e a balada “Amanhã Sei Lá”, além de “Amor Não É Paixão”, “Pode Ir”, “Se Não Tem Mar, Vamos Pro Bar” e os pot-pourris “Saudade de Minha Terra”, “60 Dias Apaixonado”, “Barquinho” e “Eu Quero Você”. Juntas, essas e outras músicas do cantor compõem a trilha certa para quem gosta de diversão e azaração, sem deixar de lado pitadas de romantismo.

Lulu Santos
Apesar de ter lançado em 2010 seu segundo e bem-sucedido disco acústico, Lulu volta a pegar a velha companheira guitarra no palco, acompanhado pelas feras Chocolate (bateria), Silvio Charles (percussão), Jorge Ailton (Baixo), PC (Sopros e Vocais), Hiroshi Mizutani (Teclados) e Andrea Negreiros (vocal e percussão). À frente da turma, ele escolhe entre suas dezenas de sucessos - e alguns lados B, não menos deliciosos- para fazer a alegria da multidão. Em quase 30 anos de carreira, o cantor e compositor sempre alcançou números de respeito no público de suas turnês – a audiência passou dos seis milhões na última delas, "Long play" (2009). No ano passado, "Lulu Santos Acústico MTV II" esgotou ingressos por onde passou. Envolto por cenários de inspiração africana, Lulu faz sua singular versão de world music, somando o clima de diversas paragens – inclusive as orientais - a uma base brasileiríssima. Com direção musical do próprio cantor, direção de arte de Claudio Amaral Peixoto e Karen Araujo, luz de Césio Lima, figurinos British Colony do estilista Maxime Perelmuter e um repertório de muitos sucessos - Tudo azul, Já é!, Tempos modernos, A cura, Sábado a noite, Toda forma de Amor, Adivinha o que?, Apenas mais uma de amor, Como uma Onda, Último romântico, - Lulu Santos pluga sua guitarra e promete, como sempre, não deixar ninguém parado um só minuto.

NX Zero
A banda é composta por Diego Ferrero - Di - (vocal), Leandro Rocha - Gee - (guitarra e segunda voz), Daniel Weksler - Dani - (bateria), Conrado Grandino – Caco - (baixo) e Filipe Ricardo – Fi - (guitarra). Yuri Nishida, em 2001, foi o responsável pela criação do NX Zero. No começo, era apenas um trio, que contava também com o baterista Daniel Weksler. Di Ferrero entrou em 2004, para fazer o segundo vocal do grupo. Em novembro, quando foi lançado o disco 'Diálogo?' por uma gravadora independente, Yuri saiu e, em 2006, o NX Zero estava no primeiro lugar das rádios nacionais. Foi deste primeiro disco que saíram os singles 'Tarde Demais' e 'Apenas Um Olhar'. Com os hits tocando em todo o Brasil era a primeira banda independente a alcançar o primeiro lugar no antigo Disk MTV. O segundo álbum, chegou já com contrato da gravadora Universal e teve mais de 100 mil cópias vendidas. Foi de lá que saiu o sucesso 'Além de Mim'. Sua discografia é composta pelos discos Diálogo?, NX Zero, Agora e Sete Chaves.

Papas da Língua
Com 17 anos de carreira e seis CDs, DVD, discos de ouro, trilhas em novelas, filmes, campanhas publicitárias, premiações, regravações, discografia lançada na América Latina, Europa e África, shows realizados em Portugal, França, Áustria, Argentina, Paraguai, Uruguai, Angola e Estados Unidos, o Papas da Língua está com novo CD/DVD, gravado ao vivo em maio de 2011, no Opinião, em Porto Alegre/RS. O CD/DVD Bloco na Rua conta com as novas versões de sucessos como: Pingos de Amor; Eu Quero É Botar o Meu Bloco na Rua, um clássico da música brasileira; as inéditas Fall in Love Muriel, To Fora, Olhos Verdes e outras mais. Também não poderiam faltar os hits do Papas da Língua como: Blusinha Branca; Lua Cheia; Ela Vai Passar, Oba Oba com a participação da Tati Portella da Chimarruts, e muito mais!

Laluna & Vinícius
Completando três anos juntos, a dupla Laluna & Vinícius mostra que a experiência acumulada antes de unirem forças, somada ao dom natural de cada um, traz novo “fôlego” para a música sertaneja com composições marcantes e arranjos contagiantes que fazem o público pedir BIS a cada apresentação. Laluna começou cedo, ainda na adolescência. Participou de vários festivais e em 1998 foi o grande destaque como cantor e compositor. Já Vinícius teve contato com a música desde que nasceu. Filho de Fátima Leão e Felipe, da dupla Felipe & Falcão, o destino não poderia ter reservado outro caminho para ele. Antes de formar a dupla, Vinícius já era conhecido no meio artístico como produtor e compositor de renome. Já teve composições suas gravadas por Bruno & Marrone (“Que Pescar Que Nada”, “Então Pode Ir”, “Deixa”, “Pra Não Morrer de Amor”), Guilherme & Santiago (“Quem Disse Adeus Foi Você”), Felipe & Falcão (“Melhor Amigo Sua”, “Vou Mandar o Paulo Atrás”), Zezé di Camargo & Luciano (“Oh Trem Bão”, “A Ferro e Fogo”, “Não Dá Mais”, “Demorou Demais”, “Galera Felicidade”), Edson e Hudson (“Ela Encasquetou”), entre vários outros artistas. E foi graças a “A Ferro e Fogo”, faixa de maior destaque do CD Zezé di Camargo & Luciano, gravada por ZC&L, que a dupla ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Música Sertaneja, no Grammy Latino 2002.

Os Formigos
Os Formigos rumam ao aniversário de 14 anos da banda, com a mesma energia, vigor e determinação que os levaram a programas de TV como: TV Xuxa, Domingo Legal, Tudo é Possível, A Noite é uma Criança, Hebe, Boa Noite Brasil e Sabadaço. Uma trupe de músicos da pacata e singela cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e que há muito já rompeu as fronteiras de seu estado natal, divertem e encantam por onde passam.


Brilha Som
Com 21 anos de história, 14 trabalhos lançados, dois Discos de Ouro, milhares de quilômetros percorridos, milhares de apresentações e milhares de CDs vendidos, a Brilha Som é um ícone musical em todas as paradas. A banda é sinônimo de sucesso por todos os lugares onde se apresenta e a sua popularidade é refletida pela agenda sempre lotada de shows na região sul, vários estados do Brasil e alguns países vizinhos também.

Os Federais
Uma grande mistura de ritmos, cores e luzes, que seduzem o público e agradam aos amantes do forró e da boa música. A banda faz sucesso nos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás e São Paulo. É formada pelos cantores: César, Marcelo e Cristina. Gravou seu primeiro CD em maio de 2007 e está lançando seu segundo CD pela gravadora Nany CDs, em São Paulo.


ATRAÇÕES E EVENTOS PARALELOS À FESTA


Soberanas - A corte da 24ª Oktoberfest de Igrejinha foi definida em abril, durante o Kerb das Soberanas. Este ano, o trio que representará a festa é composto pela rainha Tassia Pricila Kehl, 21 anos, e as princesas Taila Brocker Schäfer, 20, e Bruna Tavares, 20. Elas passaram por uma rigorosa seleção, com provas de conhecimentos gerais e oratória. Também foi avaliada a beleza, a elegância e a simpatia de cada uma. Mais de 3.500 pessoas participaram do evento, no dia 30 de abril, quando também foram resgatados hábitos e informações culturais sobre os antigos bailes de kerb da região.

Kindertag - Oktoberfest Infantil: As crianças têm um dia dedicado exclusivamente a elas. Inúmeras atividades são preparadas para o divertimento das crianças das escolas da rede de ensino municipal e dos Municípios vizinhos na Oktoberfest. Neste dia especial não há cobrança de ingresso, nem comercialização de chopp, somente refrigerante. Também neste dia, em parceria com a Secretaria de Educação de Igrejinha, a Amifest realiza o “Igrejinha Im Tanz”, encontro de grupos de danças folclóricas alemãs infanto-juvenil, com o objetivo de incentivar entre as crianças a preservação das tradições germânicas.

Seniorentag - Oktoberfest da Terceira Idade: Dia especial dedicado às pessoas da terceira idade. Apresentações de grupos de danças típicas alemãs e a integração entre grupos vindos de todo o Estado fazem desse um dia muito alegre e divertido. Neste dia também não há cobrança de ingresso.

Bierwagen: Carro que distribui chopp gratuitamente pelas principais ruas da cidade, durante todos os dias da festa.

Concurso de Tomadores de Chopp em Metro: O participante que conseguir tomar o chopp de uma tulipa de um metro, contendo aproximadamente 600ml, no menor tempo possível, sem derramar (ou babar) e sem parar para respirar, é considerado o vencedor do concurso.

Desfile Oficial: A Rua da Independência, no centro da cidade, é o cenário dos desfiles da Oktoberfest de Igrejinha. O desfile oficial é sempre inspirado no tema da Oktoberfest, e conta de forma criativa e encantadora a história da chegada dos imigrantes alemães à nossa região.

Camiseta Criativa e Parada Festiva: São premiados os grupos que vem à festa “uniformizados” com suas camisetas coloridas e frases humoradas alusivas ao evento. Todos os grupos podem participar da Parada Festiva, um animado desfile pelas ruas da cidade. Para participar, é necessário inscrever-se com antecedência.


Hans e Hannah: Bonecos símbolo da Oktoberfest de Igrejinha. Participam de todas as atividades festivas alusivas ao evento. Em 2008, para comemorar os 10 anos de criação destes bonecos, eles ganharam um casal de herdeiros. São os filhos gêmeos de Hans e Hannah, batizados de Frederico e Alice, através de um concurso que envolveu os alunos da rede municipal de ensino.


Terno de Atiradores: Os grupos de Atiradores de Ano Novo talvez sejam a mais antiga das tradições teuto-riograndenses, trazida, segundo o depoimento de veteranos “atiradores”, pelos primeiros imigrantes germânicos, de sua pátria de origem, permanecendo desconhecida de grande parte da população. Trata-se, evidentemente, de uma tradição folclórica já modificada em relação à sua origem, devido ao processo de aculturação por que passou aqui, em terras sul-rio-grandenses. Tradicionalmente, os grupos de Igrejinha participam dos desfiles alegóricos e apresentam-se no Parque da Oktoberfest, dando salvas de tiros ao público visitante.

Jogos Germânicos: Através da realização dos Jogos germânicos, de uma forma divertida são retratados os esforços físicos que os primeiros colonizadores tiveram que enfrentar para sobreviver e melhorar sua qualidade de vida na época em que chegaram ao Brasil. Entre as modalidades em disputa estão o machado, a serra de duas pontas, o carrinho de mão, a batalha viking e o cabo de guerra.

Danças Típicas: Os bailes tradicionais normalmente iniciam com as danças típicas, que tem por objetivo integrar os casais participantes dos bailes. Existem várias formações, vários ritmos, com evoluções que variam de acordo com o gosto do casal que conduz a dança, que poderá ser de longa duração, ou bem rápida. A banda toca a música de acordo com o casal responsável pela condução da dança, que impõe o ritmo. Entre as danças, o Grupo Kirchleinburg, apresentará os seguintes estilos: Mimesuse – Dança com coreografia originaria da Saxônia -, Brüder Lustig – Fez parte das danças da juventude localizada no Norte da Alemanha durante os anos 20 -, Geestländer Fackeltanz – É a dança das tochas, remete aos antigos cultos germânicos dedicados ao fogo e teve origem na Saxônia -, Gigue – Originária da Inglaterra, é inspirada nas músicas instrumentais dos séculos 17 e 18 e demonstra as relações entre as cortes europeias -, Krakowiak Pommersche – Dança popular da Polônia e difundida na Europa, ela era muito apreciada pelos pomerânos em 1800 -, Krüz – König – Dança alegre de origem alemã – e Erntenfest Im Pyritzer Weizacker – Originária da Pomerânia é conhecida como a dança da festa da colheita.

A 24ª Oktoberfest de Igrejinha ocorrerá de 14 a 23 de outubro de 2011, no Parque de Eventos Almiro Grings, no centro de Igrejinha/RS. A festa tem o patrocínio da Nova Schin. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3545.1077 ou pelo site www.oktoberfest.org.br.

Comentários