Bananeiras abre o Caminhos do Frio, segunda (25) “O Caminhos do Frio é um momento de celebração à paraibanidade” (Chico César)

A 6ª edição do ‘Caminhos do Frio – Rota Cultural’ começa oficialmente segunda-feira (25), com espetáculos para todos os gostos na charmosa e pacata Bananeiras. A programação oferece shows que prometem esquentar o clima da cidade com Orquestra Sinfônica da Paraíba, Camerata Arte Mulher, Diana Miranda, Paraíba Dixieland, Orquestra Paraíba Pop Jazz, Paraíba Jazz, Erick Von Shosten, Cida Lobo, entre outros.

A idealizadora do projeto e Secretária de Turismo de Bananeiras, Ana Gondim, defende que a programação consolide cada vez mais a idéia inicial do ‘Caminhos do Frio’, nos moldes de um festival de artes integradas, resgatando a cultura local e valorizando a cultura paraibana.

“Dentro da programação do ‘Aventura e Arte na Serra’ de Bananeiras, a música tem se destacado pelo alto nível dos grupos que aqui se apresentam, também oferecemos excelentes espetáculos de teatro, de dança e cultura popular, festival gastronômico, exposição fotográfica, mostra de cinema, várias oficinas culturais, lançamento de livros, cavalgada e trilhas ecológicas, todo isso, levando em conta que o frio e o patrimônio histórico e ambiental têm feito a diferença no desenvolvimento do turismo em nossa linda região serrana”, disse Gondim.

Paraibanidade - O Secretário de Estado da Cultura, o cantor e compositor Chico César, declara que o Governo do Estado reconhece e apóia o Caminhos do Frio enquanto um importante espaço de visibilidade e reconhecimento da produção cultural paraibana.

“É um momento de celebração da cultura em seu conceito amplo, onde os paraibanos se reconhecem em suas artes e nos costumes típicos do brejo, reafirmando o espírito de paraibanidade. É também uma oportunidade dos visitantes celebrarem nossa cultura saboreando a gastronomia brejeira, as belezas naturais da região e os costumes do seu povo. Serestas, palestras e hiphop. Capoeira, gastronomia e cinema. Tudo é cultura. Tudo é Paraíba", defende Chico César.

Como chegar - O melhor caminho para se chegar a Bananeiras é ir por Mamanguape, que tem boas estradas e sinalização indicando todo o percurso que passa por Guarabira/Araçagi/Bananeiras.

O segundo município que receberá a rota 2011 é Serraria, de 01 a 07 de agosto; o terceiro Pilões, de 08 a 14 de agosto, seguido por Alagoa Nova, 15 a 21 de agosto. Depois é a vez Alagoa Grande, de 22 a 28 de agosto. Este ano o Caminhos do Frio encerra a grade de atrações em Areia, de 29 de agosto a 04 de setembro.

Para consultar a programação completa do ‘Caminhos do Frio 2011’ na web e acompanhar as últimas notícias do evento basta o endereço www.caminhosdofrio.com. No espaço o visitante pode consultar, além da programação, informações úteis sobre distâncias da capital até as cidades, hospedagem e história dos municípios.

O roteiro ‘Caminhos do Frio - rota cultural’ é uma realização do Fórum de Desenvolvimento turístico Sustentável do Brejo paraibano e prefeituras municipais, tendo como parceiros o Sebrae, Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, UFPB, UEPB, sociedade civil organizada e empresários locais.







PROGRAMAÇÃO
CAMINHOS DO FRIO – ROTA CULTURAL
APRESENTA: “AVENTURA E ARTE NA SERRA” 2011
BANANEIRAS – PB – 25 A 31/07
ATIVIDADES CULTURAIS


SEGUNDA (25/07)
Tarde: Cinema com pipoca
Local: Centro do Idoso

TERÇA (26/07)

Cinema na Escola
Manhã e tarde
Local: Escolas Púb. Municipais (distritos)

20h - Mostra de curtas (cinema) - Fest. Aruanda
Local: Teatro Ivaldo Lucena


QUARTA (27/07)

Manhã e tarde
Local: Escolas Públicas Municipais (distritos)

18h - Apresentação do Lesô e lapinha
Local: Gruta de Antonia Luzia – Zona Rural

20h30 - Espetáculo Encantados – Ballet Popular da UFPB
Local: Teatro Ivaldo Lucena

22h - Serenata Ao Luar da Serra
Local: Ladeiras da cidade


QUINTA (28/07)
19h30 - ABERTURA OFICIAL
ENTREGA DA MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL DE BANANEIRAS Local: Espaço Cultural Oscar de Castro / Teatro Ivaldo Lucena

21h00 - Abertura de Exposição de Fotografias MEL DO SAL (Gustavo Moura)
Local: Galeria de Arte Pintor Alexandre Filho

21h30 - Abertura do Festival Gastronômico, BANANA,TILÁPIA E CACHAÇA
Local: Espaço Cultural Oscar de Castro

22h30 - Duduta e seu Regional
Local: Praça Epitácio Pessoa

23h30 - Quarteto Antares
Local: Praça Epitácio Pessoa


SEXTA(29)
10h - Teatro “O casamento de Branco”
Grupo AJAC/BN
Local: Feira Livre

17h - Espetáculo de circo (Trupe Arlequin)
Praça Epitácio Pessoa

20h - Teatro - Espetáculo ‘A várzea da mula manca’
Cia Alegria de Espetáculo
Local: Teatro Ivaldo Lucena

21h30 - Camerata Arte Mulher
Local: Espaço Cultural Oscar de Castro

23h - Paraíba Dixieland Jazz
Local: Praça Epitácio Pessoa

00h30 - Orquestra Paraíba Pop
Local: Praça Epitácio Pessoa


SÁBADO(30)
08h - Cavalgada de Sant’ana
Local: Zona Rural e ruas da cidade

08h - Trilha ecológica da Cachoeira do Roncador
Saída do adro da Igreja Matriz

17h - Conversa Literária com o escritor, dramaturgo e diretor de teatro, Tarcisio Pereira e lançamento de livros de sua autoria - Local: Museu Municipal

20h - Orquestra Sinfônica da PB
Local: Matriz de N. S. do Livramento

21h30 - Tambores de Bananeiras
Local: Praça Epitácio Pessoa

22h30 - Paraíba Jazz com Erick Von Shosten
Participação especial: CIDA LOBO
Local: Praça Epitácio Pessoa

00h30: Diana Miranda e banda
Local: Praça Epitácio Pessoa


DOMINGO (31)
08h - Trilha e Visita a área de GOIAMUNDUBA – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – com D. TEREZINHA e ao engenho Goiamunduba (Cachaça Rainha)
Saída do adro da Igreja Matriz

Comentários