Anuário do Transporte Aéreo traz dados estatísticos e econômicos do setor em 2010

As principais companhias aéreas brasileiras registraram índices de regularidade acima dos 90%. Dessas, a maioria registraram cerca de 80% no índice de pontualidade. Os dados são do Anuário do Transporte Aéreo, publicado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e disponíveis na Internet: http://www2.anac.gov.br/estatistica/anuarios.asp

Nesta edição, a ANAC mantém o formato da edição do ano anterior reunindo dados estatísticos e econômicos em um único volume, assim como eram feitas as primeiras publicações do Anuário, na década de 70. A edição faz parte do processo de reformulação e modernização dos procedimentos da Agência, que vem substituindo gradualmente os atuais sistemas de coleta, processamento e divulgação de informações, contribuindo para a modernização das rotinas e procedimentos para fornecimento de informações.

O Anuário traz informações revisadas e consolidadas de 31 companhias aéreas brasileiras e ainda de 57 empresas estrangeiras que realizaram voos de passageiros e carga com origem ou destino ao Brasil no ano de 2010. Em 2010, cresceu 22% o número de passageiros embarcados em voos regulares e não regulares com origem no Brasil, para qualquer destino, nas empresas brasileiras, comparado a 2009. Foram 74 milhões de embarques – 71 milhões em voos domésticos e 2 milhões em voos internacionais.

No anuário, a ANAC disponibiliza também estatísticas por aeroporto, por companhias aéreas, por rotas – domésticas e internacionais –, informações sobre movimento de passageiros e de carga, frota de aeronaves por companhia, quantidade de voos, número de localidades atendidas, um acompanhamento dos preços praticados no setor (por meio do indicador Yield Tarifa), além de dados sobre participação de mercado e informações econômico-financeiras. O objetivo é permitir estudos sobre o setor e um acompanhamento amplo da evolução do transporte aéreo brasileiro.

Comentários