24ª Oktoberfest busca apoios com Lei Rouanet e pequenos patrocínios

Legislação que estimula o investimento na cultura permite a destinação de parte do imposto de renda devido a projetos culturais. Doações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas. Amifest também oferece planos especiais de pequenas cotas, estes não relacionados à lei de incentivo à cultura.

A Associação de Amigos da Oktoberfest (Amifest), promotora da Oktoberfest de Igrejinha, está trabalhando na captação de recursos para realização do evento junto ao empresariado e à comunidade da região. A entidade obteve aprovação de projetos no programa Nacional de Apoio à Cultura, de acordo com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei 8313/1991, a Lei Rouanet. Com isso, diversos projetos culturais desenvolvidos para a festa podem ser apoiados por empresas ou pessoas físicas, deduzindo do Imposto de Renda devido o valor destinado ao evento.

A Amifest também vem trabalhando nos projetos de pequenas cotas de patrocínio, estes não inseridos na Lei Rouanet, mas de fácil adesão para pequenas empresas e pessoas físicas pelos pequenos valores. “Estamos em fase de captação de recursos, e todo apoio é muito bem-vindo para tornarmos nossa festa cada vez mais atrativa e educativa, oferecendo atividades que contribuam para a formação cultural dos visitantes”, enfatiza o coordenador da Comissão de Comunicação e Marketing, Márcio Feller.

LEI ROUANET – Para os patrocinadores que optam pelos projetos da Lei Rouanet, a vantagem está na oportunidade de colaborar sem desembolsar recursos, já que o valor é deduzido diretamente do imposto a ser recolhido. “A tramitação é muito simples e de fácil execução”, ressalta Márcio Feller. “Fazemos este destaque porque muitas empresas da região têm valores expressivos para recolher como Imposto de Renda e podem aproveitar estes recursos de maneira diferenciada, contribuindo com a maior festa comunitária do Brasil, que gera resultados para toda a região”, enfatiza o Coordenador.

Márcio acrescenta que as empresas interessadas podem entrar em contato com a Amifest para saber mais sobre os projetos já aprovados para receber apoio através da Lei Rouanet. “Temos experiência da vários anos nesta modalidade, e sabemos que é uma tramitação muito simples, sem burocracia e sem qualquer entrave para as empresas”, salienta. As empresas podem deduzir até 4% do imposto devido, e pessoas físicas abatem até 6%.

PEQUENOS PATROCÍNIOS - Outra modalidade de patrocínio são as pequenas cotas, oferecidas há vários anos principalmente para pequenas empresas, viabilizando a participação de todos na divulgação. “A comunidade conhece esse tipo de apoio, em que é possível comprar desde uma guirlanda na decoração das ruas até uma placa na área do Parque Almiro Grings, entre outros exemplos de espaços para divulgação de sua marca”, relata o Coordenador da Comissão de Comunicação e Marketing. Cada espaço adquirido terá identificação com o nome do apoiador, garantindo a visibilidade a todos os apoiadores.

As pequenas cotas são comercializadas junto ao empresariado local por equipes da direção da Amifest e pelo colaborador Nilo Klein, que há vários anos contribui com a Amifest neste trabalho. “Quem compra uma das cotas recebe um contrato em nome da Amifest, e o pagamento se dá por boleto bancário. Os nomes da diretoria podem ser conferidos no site da Oktoberfest, proporcionando total segurança aos apoiadores sobre esse tipo de apoio”, detalha Márcio.

A 24ª Oktoberfest de Igrejinha ocorrerá de 14 a 23 de outubro de 2011, no Parque de Eventos Almiro Grings, no centro de Igrejinha/RS. A festa tem o patrocínio da Nova Schin. Na programação, estão confirmados os shows de Michel Teló, Lulu Santos e NXZero, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3545.1077 ou pelo site www.oktoberfest.org.br.

Comentários