SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS FOI UM SUCESSO EM FOZ DO IGUAÇU

A sexta edição do festival de Turismo das Cataratas, realizado de 16 a 18 de junho no espaço de eventos do Rafain Palace hotel, em Foz do Iguaçu(PR), contou com a presença do ministro do Turismo, Pedro Novais que participou ativamente da abertura, de palestras e marcou presença na reunião do Fornatur, que elegeu o secretário de turismo da Bahia e presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli, e o secretário de Turismo do RN, Ramzi Elali ficou com a vice-presidencia regional. A sexta edição do festival de Turismo das Cataratas teve 14 eventos paralelos ao festival, e todos foram sucesso de público e participação.
A II Mostra de Turismo sustentável, apresentou iniciativas de turismo de todo o Brasil, como produtos do Pará, da Amazônia, do Rio Grande do Sul e Paraná, entre outros, além de roteiros de turismo rural, ecoturismo, turismo aventura e turismo de base comunitária. No sábado (18) foi promovida uma coletiva de imprensa que contou com a presença do secretário de turismo do Paraná, Faissal Saleh, da representante do departamento de qualificação e certificação e de produção associada do Ministério do Turismo,Ana Beatriz, da presidente executiva do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, da diretora executiva da Associação Costariquense de turismo rural, Kyra Meyer, e do secretário Nacional do Programa de Desenvolvimento do Turismo, do Ministério do Turismo, Kourbert Martins.Kyra Meyer, elogiou a iniciativa da mostra, e salientou a importância de conhecer o mercado brasileiro e seu potencial junto ao mercado de base comunitária, um tanto enriquecedor, e ficou claro para os gestores que a III será também um sucesso.Ao final da coletiva foi apresentada uma dança folclórica da região.
Neste ano, 18 iniciativas nacionais de turismo sustentável e de base comunitária foram selecionadas por um comitê formado por instituições como Ministério do Turismo, Instituto Pólo Internacional Iguassu, Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu. A Mostra de Turismo sustentável faz parte de um projeto do Instituto Polo INternacional Iguassu, em parceria com o Ministério do Turismo. A Mostra de Turismo sustentável visa fortalecer o turismo sustentável e de base comunitária para a inserção dos produtos e serviços no mercado.

Foram comercializados produtos desde pães, mel, queijos de vários sabores, biscoitos todos produzidos pela agricultura familiar. A estudante Joana Almeida de Foz do Iguaçu, adorou o que viu, disse que pôde conhecer os produtos produzidos em diversas cidades do Brasil




Comentários