Reforma do estatuto da Abav Nacional é aprovada

A reforma do estatuto da Abav Nacional, que vem sendo formulada há mais de um ano, foi aprovada durante a Reunião do Conselho da Abav Nacional, que acontece no Loi Suites Iguazu Hotel, em Puerto Iguazú. O principal objetivo da reforma estatutária era dar mais agilidade à entidade e, dentro deste contexto, houve uma redução no número de conselheiros nacionais, que passaram de 148 para 84 e também na diretoria da Abav Nacional, reduzindo de 12 para oito integrantes.

“A redução do Conselho Nacional será estratégica para que possamos nos reunir com mais frequência e para que todos possam ser ouvidos. Na diretoria da Abav Nacional, todos os integrantes passarão a ser vice-presidentes e a ter atribuições especificas para que possam participar de forma mais ativa. Essas mudanças terão início ainda este ano”, ressaltou o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká.

A proposta foi formulada pela Comissão de Reforma Estatutária, composta por Ana Carolina Souza (MA), João Ávila (SE), Nilo Machado (RN) e o assessor jurídico da Abav Nacional, Joandre Ferraz. As mudanças foram avaliadas pela diretoria da Abav Nacional, pelo Conselho de Presidentes e, posteriormente, enviadas aos conselheiros nacionais para que pudessem contribuir com sugestões.

As Abav’s Estaduais e DF deverão adaptar seus estatutos até 31 de agosto deste ano.

Ao final da reunião, os conselheiros seguem para o Rafain Palace Hotel & Convention Center, onde acontecerá a abertura do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu.

Confira as principais mudanças:

- O Conselho Nacional não terá mais integrantes fixos. A cada reunião do Conselho Nacional, as Abav’s Estaduais e DF irão indicar os representantes designados para tal fim, respeitando o número de conselheiros de cada entidade. A partir de setembro deste ano, mês de eleição nas Abav’s Estaduais e DF, a redução no número de conselheiros será implementada, para vigorar a partir da eleição da Abav Nacional, em novembro de 2011.

A nova tabela de proporção para a eleição do Conselho Nacional ficou definida da seguinte forma:

NÚMERO DE FILIADAS
NÚMERO DE REPRESENTANTES
até 25
1
26 a 75
2
76 a 125
3
126 a 200
4
201 a 275
5
276 a 350
6
351 a 425
7
426 a 500
8
501 a 575
9
576 a 650
10
651 a 725
11
726 a 800
12
801 a 900
13
901 a 1000
14
acima de 1000
15

As Abav’s que tiverem até 25 associados serão representadas pelos seus respectivos presidentes.

- As eleições também sofreram alterações. A partir de 2013, as Abav’s Estaduais e DF deverão eleger e dar posse imediata a seus diretores e conselheiros até 31 de julho e a relação nominal dos eleitos deverá ser enviada para a ABAV Nacional até 15 de agosto. A eleição da Abav Nacional, que normalmente era realizada em novembro, acontecerá um dia após a realização do Congresso Brasileiro e Feira das Américas, que acontece anualmente em outubro.

A elegibilidade para a diretoria da Abav Nacional também mudou. A partir de 2011, os presidentes das Abav’s Estaduais e DF não poderão integrar o quadro de diretores da Abav Nacional. Entretanto, todo e qualquer conselheiro estadual ou diretor estadual poderá se candidatar.


- Criação de um Conselho de Entidades de Turismo que reúna todas aquelas que tem interesses afins. O objetivo é somar forçar e discutir em conjunto matérias de interesse geral.

Comentários