Parada Gay promete atrair milhares de turistas para São Paulo

Em 2010, Parada do Orgulho LGBT reuniu cerca de 400 mil pessoas de fora da cidade;

SPTuris traz jornalistas estrangeiros dentro do programa São Paulo Meu Destino LGBT


Milhões de pessoas estiveram na Parada em 2010. Foto: José Cordeiro/SPTuris.



No dia 26 de junho, São Paulo recebe a 15ª edição da maior Parada do Orgulho LGBT do mundo. Só no ano passado, o evento reuniu mais de três milhões de pessoas na Avenida Paulista, de acordo com a organização. Segundo o Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), cerca de 400 mil eram não residentes na capital.



O estudo realizado pelo Observatório mostra ainda que 60,7% desses visitantes eram homens; 48% tinham entre 18 e 24 anos; 43,7% possuíam o ensino médio completo e 39,1% eram assalariados.



A maior parte dos turistas era formada por brasileiros, vindos principalmente do interior e litoral de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre os estrangeiros, as principais procedências eram Estados Unidos, Uruguai, Inglaterra e França. Durante a pesquisa, os participantes ainda revelaram que, entre os motivos da viagem, estão: diversão, curiosidade, militância e prestigio.





Confira mais detalhes do perfil dos turistas que compareceram a Parada LGBT em 2010:




Gênero

Homem: 60,7%

Mulher: 39,3%



Idade

De 18 a 24 anos: 48,8%

De 25 a 29 anos: 17,8%

De 30 a 39 anos: 16,4%

De 40 a 49 anos: 9,7%

De 50 a 59 anos: 5,9%

60 anos ou mais: 1,4%



Renda Mensal

Até 1 SM: 6,8%

De 1 a 3 SM: 27,5%

De 3 a 5 SM: 23,7%

De 5 a 10 SM: 19,1%

De 10 a 15 SM: 11,1%

De 15 a 20 SM: 4,9%

De 20 a 25 SM: 3,2%

Acima de 25 SM: 3,7%



Instrução

Básico: 1,6%

Fundamental: 6,7%

Média: 43,7%

Superior incompleto: 20,5%

Superior completo: 23,7%

Pós-graduado: 3,8%





Ocupação

Assalariado: 39,1%

Funcionário público: 8,9%

Profissional liberal: 6,5%

Autônomo: 16,7%

Estudante: 20,7%

Empresário: 1,9%

Aposentado: 2,7%

Desempregado: 3,5%




O presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, ressalta a importância desse público para o turismo da cidade. “Os principais destinos turísticos do mundo estão interessados neste segmento. São turistas sofisticados, apreciadores da cultura e das compras e os que mais gastam. Para que São Paulo continue sendo lembrada como a metrópole da diversidade, temos investido para atrair cada vez mais nos mais diversos públicos, qualificando profissionais e, principalmente, estimulando a efervescência cultural da cidade”, diz.



Outras atrações fazem parte do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo. Para ver a programação, acesse www.cidadedesaopaulo.com.





Pesquisa Parada 2011



O Observatório do Turismo fará um novo levantamento na edição 2011 da Parada, que promete não apenas o diagnóstico de quantos turistas o evento vai atrair e quanto vão deixar na cidade, mas também vai traçar o perfil dos visitantes e do público em geral.



Serão 40 pesquisadores e 10 supervisores espalhados pela Avenida Paulista que aplicarão um formulário com várias questões. A novidade esse ano é que os turistas também serão perguntados se ficariam mais tempo na cidade se pudessem e, em caso positivo, que atividades gostariam de fazer.



Outra novidade é que será feita uma análise de mídias sociais – Twitter e Facebook – para todas as ocorrências relacionadas à Parada.



Os resultados devem ficar prontos duas semanas após o evento e servirão como base para projetos estratégicos e ações futuras da SPTuris.





São Paulo Meu Destino LGBT



Para divulgar a cidade e esse megaevento, a SPTuris e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes e firmaram uma parceria para realizar mais uma edição do São Paulo Meu Destino, programa que promove a cidade para formadores e multiplicadores de opinião do exterior, como profissionais de turismo e imprensa. O foco da ação conjunta será o segmento LGBT, tendo como pano de fundo uma das maiores paradas gays do mundo.



De 23 a 26 de junho, dez jornalistas de grandes veículos da Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela virão a São Paulo para cobrir um dos maiores eventos GLS do planeta e conhecerão os principais estabelecimentos gay friendly e outras particularidades culturais da capital latinoamericana da diversidade, da cultura, da gastronomia, dos negócios e do entretenimento.



“Como uma das maiores transportadoras da América Latina, a Gol tem grande satisfação de colaborar para o fortalecimento do turismo de São Paulo”, diz Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da companhia.

Comentários