O planejamento e a promoção do destino Nordeste debatidos durante FIPTUR Copa 2014

Os Convention Bureaux de Recife, Natal, Salvador e Fortaleza, juntos,
funcionarão como importantes instrumentos de ações em promoção dos destinos
e atração de visitantes para o Mundial de 2014


O planejamento e a promoção do destino Nordeste visando a Copa do Mundo de 2014 foram debatidos durante o FIPTUR Copa 2014, em Recife. O evento contou com a participação do diretor da
Divisão de Marketing da FIFA, Jay Neuhaus, que falou sob a ótica dos 'Cadernos de encargos da FIFA. O que pode e o que não pode'.

Neuhaus mostrou como as empresas não oficialmente ligadas à
Copa do Mundo de 2014 poderão atuar durante o mundial e abordou sobre
questões relacionadas ao marketing de emboscada e à proteção de direitos.
Para o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Paulo
Menezes, o evento foi uma excelente oportunidade para avaliação das ações
já em andamento e o que precisa ser feito para sediar o evento de acordo
com a expectativa da FIFA e do público que acompanhará os jogos do Mundial.
"O Nordeste promete ser um dos principais destinos turísticos para os jogos
de 2014 e é fundamental que os serviços e infraestrutura estejam afiados
para bem recebermos os nossos visitantes. Agora é a hora para discutirmos e
avaliarmos o que já vem sendo feito", assegura Menezes.
O presidente da EMBRATUR, Mário Moisés, durante sua palestra,
apresentou as ações realizadas pela entidade com o objetivo de destacar o
Nordeste brasileiro no exterior. "As belezas naturais e cultura da região
apresentam-se como verdadeiros diferenciais e são os principais pontos
promovidos pela EMBRATUR em suas campanhas promocionais no exterior, seja
em publicidade ou através das mídias digitais. Também destacamos as
peculiaridades nordestinas, a exemplo dos eventos festivos de São João,
pouco conhecidos fora do Brasil", fala Mário.
Segundo o diretor-presidente executivo do Natal CVB, George
Costa, os temas abordados durante o Fiptur Copa 2014 foram extremamente
relevantes para conscientização sobre a complexidade de um evento como a
Copa do Mundo e para apresentação das medidas que os destinos podem
realizar em conjunto para minimizar os riscos. “Além do aprendizado sobre o
mundial, tivemos uma ótima oportunidade de apresentar o nosso projeto
Destination Nordeste Brasil para o mercado e, especialmente para a
EMBRATUR, que certamente contribuirá muito para a promoção internacional
das cidades-sede nordestinas”, afirma Costa.
A palestra Convention Bureaux - ferramenta estratégica para
promoção dos destinos sede da Copa 2014 - Case 'Destination Nordeste
Brasil', ministrada pela presidente da ICCA - América Latina e
superintendente do Salvador Convention Bureau, Silvana Gomes, apontou as
estratégias que serão realizadas pelos Bureaux para promover as quatro
capitais nordestinas sedes da Copa. Ela salientou que os CVBx de Recife,
Salvador, Fortaleza e Natal, juntos, funcionarão como importantes
instrumentos de ações em promoção dos destinos e atração de visitantes para
o Mundial de 2014.
"Pretendemos fortalecer as quatro cidades-sede através de
estratégias em conjunto, participação integrada em feiras, realização de
workshops no exterior, visitas de inspeção em destinos já realizadores do
evento, além de sinalização das capitais nordestinas e suas
potencialidades, leitos hoteleiros, temperaturas e distância entre elas no
mapa do Brasil e diversas outras ações com apoio da EMBRATUR, Ministério do
Turismo e Confederação Brasileira de CVBx", complementa.
O FIPTUR Copa 2014 aconteceu dias 6 e 7 em Recife e foi
realizado pelo Fórum Internacional de Comunicação do Turismo e Ecologia
(FICET), Recife Convention & Visitors Bureau, e Confederação Brasileira de
Convention Bureaux, com o apoio do SEBRAE, SENAC, WEBJET, JCOCCO,
Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Secretaria de Turismo de
Recife.


Legendas:

Tatiana Menezes (Recife CVB), Jay Neuhaus, Silvana Gomes (Salvador CVB),
George Costa (Natal CVB), Paulo Menezes (Recife CVB), Mário Moisés
(EMBRATUR), Alessandra Torres (Natal CVB) e Eliezer Andrade (Natal CVB)

Crédito: Bruno Andrade

Comentários