Mostra de Turismo Sustentável apresenta iniciativas de turismo de todo o Brasil

A 2ª Mostra de Turismo Sustentável, que faz parte do conjunto de eventos que compõem a programação da 6ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, apresenta diversas atrações e novidades para 2011. Seu espaço, de 700m² contará com iniciativas de turismo de todo o Brasil, apresentando roteiros de turismo rural, ecoturismo, turismo aventura e turismo de base comunitária.
Neste ano, dezoito iniciativas nacionais de turismo sustentável e de base comunitária foram selecionadas, por um comitê formado por instituições como Ministério do Turismo, Instituto Polo Internacional Iguassu, Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu. As aprovadas estão distribuídas entre os estados do Amazonas, Alagoas, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Entre as atrações, a Mostra também contará com exposição de artesanato, palco com apresentações artísticas e culturais, Web Rádio Água, espaços interativos e roda de prosa. Os artesãos poderão apresentar seu trabalho no espaço “Saber Fazer”.
A Mostra de Turismo Sustentável faz parte de um projeto do Instituto Polo Internacional Iguassu, em parceria com o Ministério do Turismo. Seu objetivo é fortalecer o turismo sustentável e de base comunitária para a inserção dos produtos e serviços no mercado.
Mais informações pelo telefone (45) 3576-7419 e pelo e-mail mostra@festivaldeturismodascataratas.com

Programação
No dia 17 de junho, Fernanda Fedrigo, presidente executiva do Polo Iguassu, dará início às atividades. Neste dia será realizada uma palestra pelo Ministério do Turismo com o tema “Ações de fomento ao turismo sustentável e de base comunitária no Brasil”. Além disso, serão apresentados o “Caso de sucesso no Brasil: turismo de base comunitária”, apresentado pela Rede Tucum/Brasil e o “Caso Costa Rica: contexto e perspectivas do turismo de base comunitária”, ministrado por Kyra Cruz Meyer.
Para o dia 18 de junho está programada a palestra “Experiências de turismo de base comunitária no mundo” com a palestrante Damaris Chaves, da Costa Rica. Uma mesa-redonda com o tema “Comercialização do turismo de base comunitária” encerra o evento. Participarão da mesa, moderada por Sérgio Salvati: Rede Turisol; Brasil Rural; Estação Gabiraba; Araribá e Actuar, Ministério do Turismo e Braztoa.

O Festival
Promovido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu e pela De Angeli Feiras & Eventos, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu reunirá agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas por este site.
Patrocinam o Festival, a Itaipu Binacional, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional), o Fundo Iguaçu, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Ministério do Turismo, o Governo Federal, a Secretaria Municipal de Turismo, os Correios, o Banco do Brasil, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Itamed.

Comentários