MINISTRO DO TURISMO, PEDRO NOVAIS PARTICIPA DA ABERTURA DA SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS ABERTO NESTA QUINTA-FEIRA(16) A NOITE NO RECANTO PARK HOTEL EM FOZ DO IGUAÇÚ(PR)

Com a presença do ministro do Turismo, Pedro Novais e muitas autoridades do turismo, foi aberto nesta quinta-feira(16) a noite a sexta edição do festival de turismo das Cataratas em Foz do Iguaçu(PR).

O ministro do Turismo, falou muito em parcerias, nas quais o Brasil tem feito com vários países. " O Brasil tem trabalhado com Peru, Chile, entre outros, e ele ressaltou que o país tem criado estratégias comuns. Falou de mercados como a China e Africa do Sul, do trabalho que o Brasil vem desenvolvendo.
Segundo ele, em 2010 o número de argentinos no Brasil cresceu 15%, o de uruguaios 20% e o Chile passou de 11º para 6º lugar no ranking de países emissores. Os países vizinhos possuem ainda grande potencial para serem explorados . Durante seu discurso, Novais citou a ministra do turismo do Paraguai, Liz Cramer, também presente no evento, lembrando que ela solicitou junto ao ministério a possibilidade de usar o Cadastur em seu país.

O ministro do turismo, falou de um cenário geral do turismo, do crescimento e da importância do evento, e ressaltou que a participação do turismo no PIB atual é de 3,6% e o governo espera que esse percentual chegue a mais de 6% até o final da década.

Outras autoridades estiveram presentes ao evento ,como o presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto (Kaká),Faisal Saleh, secretário de Turismo do Paraná o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Sameck, o prefeito de Foz do Iguaçu, Pedro Mac Donald Ghisi,o secretário de turismo do Estado do RN,Ramzi Elali,(que participa nesta sexta-feira, da reunião do Fórum dos secretários de turismo estaduais e municipais), presidentes de entidades e diversos secretários e representantes de outros órgãos. Após a cerimônia de abertura foi feita a entrega do "Prêmios amigos do Festival".
Depois do evento todos foram convidados a participar do arroz amigo no Recanto Park hotel.

MONTAGEM DOS STANDS
Durante a manhã e tarde do dia 16, o idealizador do festival de turismo das Cataratas, o empresário Paulo Angeli, conferiu a montagem dos stands, recebeu amigos do trade, conversou com o secretário de turismo de Foz, Felipe Gonzalez, recebeu o presidente do Encontro Nacional de Turismo da Bahia, Sérgio Gordilho, o consultor Raimundo Peres, o executivo espanhol, Enrique Jungbauer. Neste ano a feira dobrou, está com mais espaço, com 5 mil metros quadrados. Neste ano, são 14 eventos realizados paralelos ao festival de turismo.
O diretor da Itaipu Binacional do Brasil, Jorge Sameck, que assumiu a diretoria geral da empresa em 2003, lembrou que quando assumiu em Foz, tinha apenas cinco vôos e hoje são 25 vôos por dia, ressaltou a importância e dimensão do evento, tornando-se um dos mais importantes eventos do sul do país.
As fotos da abertura do evento e mais, estarão publicadas em breve.Devido a problemas na internete não pude divulgar hoje

Comentários