Festa de São João do Recife aquece turismo do Nordeste

Capital pernambucana desponta como destaque turístico nordestino com o tradicional festejo junino

A cidade de Recife já conquistou milhares de adeptos com o seu famoso carnaval de rua que, este ano, ultrapassou a marca de 700 mil visitantes, entre brasileiros e estrangeiros. Agora, a capital pernambucana aposta na tradicional Festa de São João para se destacar ainda mais no cenário turístico nordestino: trata-se da festa de São João.

Promovida pela `Prefeitura de Recife com o objetivo de ressaltar os valores culturais da cidade, a maratona de 22 dias de festa conta com mais de 350 atrações em seis diferentes pólos de animação, como Trindade, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos.

Com o slogan “São João tradicional, a gente faz na Capital”, a edição 2011 da festa homenageia dois dos maiores nomes da música regional: Terezinha do Acordeon (fundadora da Orquestra Sanfônica de Pernambuco) e Quinteto Violado, com mais de quatro décadas de apoio à cultura brasileira.

A abertura das comemorações acontece dia 08 de junho, às 20h, no Teatro Luiz Mendonça - localizado no Parque Dona Lindu - com um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), sob a regência do maestro Osman Giuseppe Gioia e participação dos homenageados. A entrada é franca.

Durante o período de festa, a programação preparada pela Secretaria de Cultura e também pela Fundação de Cultura Cidade do Recife valoriza o autêntico forró e o talento dos músicos regionais, o bailado das quadrilhas juninas, a religiosidade das procissões e o sabor marcante da culinária típica. Entre as suas diversas atrações, a festa conta com concursos de quadrilhas, Caravana do Forró com shows itinerantes na Forrovioca, cidade cenográfica, brincadeiras e adivinhações populares para o público infantil, Mostra de Culinária Afro, Desfile das Bandeiras e Procissão dos Santos Juninos.

Seguindo a política de descentralização cultural, a Prefeitura do Recife ainda apoia 18 polinhos comunitários e 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs). A expectativa dos organizadores é de receber um milhão de visitantes durante todo o período de festas juninas.

Comentários