Empresas aéreas menores atingem 20% de participação do mercado doméstico

O grupo TAM (que compreende TAM e Pantanal) ocupa a liderança do setor, com 44, 43%, enquanto a Gol/Varig obteve 35,39% do mercado aéreo doméstico em maio. As demais empresas do setor aéreo brasileiro ampliaram sua participação, de 18,41% em maio de 2010 para 20% no mesmo mês deste ano – a Azul tem 8,07%, a Webjet , 5,16%, a Trip aparece com 3,05%, enquanto a Avianca tem 2,94%.

Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, a TAM ampliou a liderança no setor e responde agora por 89,62% do mercado. A Gol/Varig possui 9,20% e a Avianca 1,15%. As informações são do relatório de Dados Comparativos Avançados, divulgado pela ANAC e disponível no site da Agência, no endereço www2.anac.gov.br/dadosComparativos/DadosComparativos.asp.

Demanda e oferta do setor

A demanda por voos no mercado aéreo doméstico teve um aumento de 28,67% em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação à oferta, o crescimento foi de 15,34%. Com isso, a taxa de ocupação chegou a 67,09%, contra 60,13% em maio de 2010. A demanda nos voos internacionais operados por empresas brasileiras cresceu 21,55% em relação a maio do ano passado. No mesmo período, a oferta de assentos aumentou 13,54%. A taxa de ocupação atingiu a marca de 79,25%.

A oferta é representada pelo assento-quilômetro oferecido, o qual representa a quantidade de quilômetros percorridos por cada assento oferecido. Já a demanda é representada pelo passageiro-quilômetro transportado, o qual representa a quantidade de quilômetros voados por cada passageiro.

Comentários